“Shenandoah” conta a história de Charlie Anderson (James Stewart), patriarca viúvo e fazendeiro no Vale de Shenandoah, no Estado da Virginia. Embora se escute na sua propriedade os tiros de canhão cada vez mais próximos, Anderson entende que essa guerra nada tem a ver com a sua vida e as vidas de seus filhos, uma moça e seis rapazes, eles com idade para ir para a frente de batalha.
Alguns dos filhos até demonstram o desejo de lutar pelo Sul, mas o autoritário Charlie Anderson doutrina os filhos para que estes pensem como ele. Anderson pensa diferente da maioria dos sulistas e sequer possui escravos, uma das causas da fratricida guerra da qual ele não quer participar.
Com sua fazenda praticamente cercada pelas batalhas é inevitável que a guerra interfira na vida de Anderson, primeiro vendo Boy (Phillip Alford), seu filho caçula, ser equivocadamente preso como rebelde pelas tropas yankees. Anderson e quatro de seus filhos saem à procura de Boy chegando a enfrentar um pelotão nortista que conduz um trem de prisioneiros.
- James Stewart ...... Charlie Anderson (HÉLIO PORTO)
- Doug McClure ....... Tenente Sam (GILBERTO BAROLI)
- Glenn Corbett ....... Jacob Anderson (WILSON RIBEIRO)
- Jim McMullam...... John Anderson (OLNEY CAZARRÉ)
- Patrick Wayne ....... James Anderson (ÉZIO RAMOS)
- Rosemary Forsyty ....... Jennie Anderson (SANDRA CAMPOS)
- Phillip Alford ....... Boy Anderson (GERVÁSIO MARQUES)
- Katharine Ross ....... Mrs. Ann Anderson (ISAURA GOMES)
- Tim McIntire ....... Henry Anderson (NELSON BATISTA)
- Gene Jackson ....... Gabriel (IONEY SILVA)
- Paul Fix ....... Dr. Tom Witherspoon (ANTÔNIO DE FREITAS)
- Denver Pyle ....... Pastor Bjoerling (JOSÉ SOARES)
- George Kennedy ....... Coronel Fairchild (GARCIA NETO)
- James Best ....... Carter, soldado sulista (MARCOS MIRANDA)
*OUTRAS VOZES: José Carlos Guerra, Carlos Campanile, Carlos Alberto Vaccari e Sílvio Navas.
A dublagem de "Shenandoah" foi realizada no ano de 1967 e apresenta uma qualidade extraordinária.
Hélio Porto, além de dublar o ator James Stewart, foi o diretor de dublagem e escalou um elenco de vozes de grande quilate e com enorme experiência como Wilson Ribeiro, Sandra Campos, Gervásio Marques, Olney Cazarré e Isaura Gomes para os personagens principais.
Segundo informações do dublador Carlos Campanile, o qual faz uma pequena participação na dublagem, ele destacou o processo de escolha das vozes realizado por Hélio Porto:
"A dublagem desse filme, foi sem dúvida em 1967, nesse ano estava já dublando o Tony Newman de O Túnel do Tempo e o Scott de Jornada nas Estrelas. O Hélio me chamou para dublar um tenente que morre logo em seguida e ele se justificou dizendo que a minha voz estava com muito destaque em duas séries e até fiz o tenente num tom bem sério, a pedido dele.
Ele escalou dubladores novos, que estavam iniciando na dublagem unindo com alguns com bastante experiência como o Wilson Ribeiro."
De fato, no ano de 1967, estavam iniciando na AIC Gilberto Baroli, Ioney Silva, Marcos Miranda e Sílvio Navas. Todos participam com pequenos personagens, com exceção de Gilberto Baroli que dubla o ator Doug McClure.
Na realidade, o filme é muito centralizado no personagem de James Stewart e, portanto, é o ator que traz toda a carga dramática de "Shenandoah" em diversos aspectos. Temos aqui, talvez, uma das melhores dublagens realizadas por Hélio Porto.
É impressionante a capacidade de traduzir com a sua voz, toda a emoção, raiva e até o amor disfarçado que o ator transmite.
Um trabalho brilhante que o marcou como um dos melhores dubladores de James Stewart, retornando a dublá-lo no início da década de 1980 nos filmes "Um Corpo que Cai", "Janela Indiscreta", "O Homem que Sabia Demais" e "Festim Diabólico", todos pelo estúdio BKS.
Um trabalho magnífico da AIC com extremo cuidado, com o objetivo de transmitir ao telespectador uma qualidade de dublagem impecável.
**VAMOS REVER ALGUNS TRECHOS DE "SHENANDOAH"**
*Vídeo 1*
>participação de Carlos Campanile<
*Vídeo 2*
>participação de Garcia Neto<
*Vídeo 3*
>participação de Antônio de Freitas<
*Vídeo 4*
>interpretação primorosa de Hélio Porto<
**Marco Antônio dos Santos**