18 de dezembro de 2016

MEMÓRIA AIC (28): OS DESTEMIDOS



I Spy era uma série de TV que narrava as aventuras de um jogador internacional de tênis chamado Kelly Robinson, interpretado por Robert Culp, juntamente com seu treinador Alexander Scott protagonizado por Bill Cosby, que na realidade eram agentes secretos trabalhando para o Pentágono, que se disfarçavam e viajavam como tenistas amadores, porém talentosíssimos, jogando tênis com pessoas muitas ricas em troca de hospedaria e vida boa e quando às escondidas perseguiam espiões ou mulheres bonitas

A grande força criativa desta série vinha dos escritores David Friedkin, Morton Fine e do cineasta Fouad Said. 


 Juntos integravam a Three F Productions, debaixo da égide dos Estúdios Desilu, onde fora produzido. A série foi apresentada originalmente nos Estados Unidos, pela rede NBC, entre 1965 a 1968, num total de 82 episódios em três temporadas. 

No Brasil foi apresentada com o título de “Os Destemidos”.

A série também foi o primeiro drama de televisão americana a colocar um ator afro-americano (Cosby) num papel principal. Na série Cosby interpretava um agente mais experiente e se mostrava o cérebro do time, enquanto o seu companheiro fazia o jeitão do playboy e atlético.



Outro fator que chamava grande atenção era o fato da série ser focada em diversos locais exóticos do mundo, numa tentativa de imitar as diversas viagens de James Bond, mas para a televisão até que funcionava bem. Outro fator de sucesso era a química que funcionava corretamente entre Culp e Cosby.

Os fãs também sintonizam mais nas brincadeiras do que propriamente nas histórias de espionagem. Havia também referências frequentes a infância ao passado dos agentes e até um episódio, onde um dos agentes retorna para visitar sua velha casa no bairro onde ele morou e cresceu.



**A SÉRIE NO BRASIL**

No Brasil, a série estreou pela TV Record de São Paulo em julho de 1968, sendo exibida aos domingos, logo após o programa de Hebe Camargo. Após a exibição da 1ª temporada, a série foi exibida em outro dia da semana, mas ainda a emissora chegou a exibir a 2ª temporada.

Entre 1972 e 1976, as duas temporadas dubladas retornaram através da Tv Bandeirantes, tendo sido a sua última exibição em tv aberta.

Os Destemidos teve uma boa recepção junto ao público brasileiro, pois apresentava uma série de espionagem, mas de forma bem leve, com situações curiosas e engraçadas e os dois atores principais se entrosaram muito bem com os seus personagens.

Infelizmente, nem através de uma tv a cabo, a série retornou, o que demonstra uma total falta de criatividade nas programações dessas emissoras, insistindo em diversas reprises, enquanto há inúmeras séries desconhecidas do público.

A 3ª e última temporada nunca chegou a ser exibida no Brasil.




**Elenco Fixo / Atores / Dubladores**


*Robert Culp (Kelly Robinson):
Francisco Borges.


*Bill Cosby (Alexander Scott):
Borges de Barros.



**A DUBLAGEM DA AIC**


Realizada entre 1968/69, a dublagem da AIC é de um dos períodos mais fecundos do estúdio.
A escolha de Borges de Barros e Francisco Borges foi perfeita para interpretarem as personalidades distintas dos personagens.

Assim como os atores, os dubladores tiveram uma integração excelente. Além disso, a série sempre trazia muitos convidados e o elenco de vozes da época era extremamente do melhor quilate.


Infelizmente, a série Os Destemidos também era distribuída pela empresa Brascontinental, a qual faliu em meados da década de 1980, apagando assim totalmente a dublagem existente.

Graças a colecionadores conseguimos obter um episódio da 2ª temporada, para relembrarmos mais uma obra da AIC, a qual foi totalmente perdida.



**EPISÓDIO 45: TONIA**

OBS> A personagem Tonia é dublada por
 Lucy Guimarães.





**Marco Antônio dos Santos**

0 comentários:

Postar um comentário