4 de novembro de 2016

CLÁSSICOS H.B. / AIC (06): O SHOW DE MAGUILA, O GORILA



O show de Maguila, o gorila foi um desenho animado para a televisão, produzido pela Hanna-Barbera Productions para a Screen Gems, apresentado originalmente nos Estados Unidos, com estreia no dia 14 de janeiro de 1964 até 1965, com duração de aproximadamente 25 minutos, onde mostrava três segmentos de mais ou menos sete minutos cada.

Também foi juntamente com Peter Potamus, um dos poucos desenhos animados a ter sua exibição pela primeira vez em syndication e depois ser movido para uma grande rede de televisão americana. Maguila foi exibido pela rede ABC entre 1 de janeiro de 1966 até 2 de setembro de 1967.

Geralmente o que acontece é o contrário. Uma série é apresentada inicialmente por uma grande rede e depois passa a ser reprisada em syndicaton. Este desenho é também um dos primeiros a ser criado em conjunto com a empresa de brinquedos Ideal Toys para sua comercialização de imediato.



Maguila era um personagem que ficava desfilando na vitrine de uma loja de animais de estimação de um homem conhecido por Sr. Peebles, que não aguentava mais ter que comprar imensas quantidades de bananas para dar ao gorila, dando um grande prejuízo nos negócios.

Além disso, toda vez que alguém o comprava , ele sempre acabava sendo devolvido depois de um curto espaço de tempo, forçando o Sr. Peebles a devolver todo o dinheiro ao cliente.

 Somente em alguns episódios que Maguila demorou um pouco para retornar ao Sr. Peebles novamente, foi quando um ladrões o levaram para ele assaltar um banco.
Havia também um único cliente que realmente estava interessado no Maguila, que era uma pequena menininha chamada Oreu, que lamentavelmente não tinha dinheiro suficiente para comprá-lo.


"O show de Maguila, o gorila" também contou com os segmentos "Puss Punkin & Mushmouse", que no Brasil é conhecido por Bacamarte e Chumbinho" e com Ricochet Rabbitt and Droop-a-Long, ou seja, "Coelho Ricochete e Blau-Blau".

Os desenhos de Maguila, o gorila, assim como de Peter Potamus, que também surgiu em 1964, não chegaram a fazer tanto sucesso com os outros personagens de Hanna-Barbera, mas mesmo assim, Maguila apareceu em “A Arca do Zé Colméia" no inicio da década de 1970.



**DUBLADORES**


   *Maguila:  Flávio Galvão.
                     *Sr. Peebles: Older Cazarré (1ª voz) e José Soares (2ª voz)
*Pequena Oreu: Aliomar de Matos e Maria Inês (em alguns episódios).

*VAMOS REVER 2 EPISÓDIOS*


**EPISÓDIO 1**
video


**EPISÓDIO 2**
video


**COELHO RICOCHETE E BLAU-BLAU**




Ricochete e Blau-Blau era um desenho animado produzido pela Hanna-Barbera, que apareceu pela primeira vez dentro de um dos desenhos da Tartaruga Touché, em 1963, numa aventura no século XVII, na França.

Posteriormente, começou a ser apresentado em syndication, a partir de 16 de janeiro de 1964 até 1967, quando acabou adquirindo seu próprio espaço, sendo um dos três segmentos da série Maguia, o Gorila, dividindo o espaço com o segmento Bacamarte e Chumbinho.

 No total Ricochete e Blau Blau tiveram 23 episódios.

Ricochete era o xerife de uma cidade do Velho Oeste conhecida como “Hoop ´n´ Holler”, infestada de vilões e bandidos de todos os tipos e tinha como ajudante um amigo e admirador, um coiote chamado Blau-Blau, que adorava usar um imenso chapéu que cobria praticamente seus olhos.


O nome do xerife provinha do fato dele sair a toda velocidade, toda vez que partia para alguma aventura ou era chamado pelo seu telefone, ricocheteando pelas paredes e gritando “Bing Bing Biiinnnng, Coelho Ricochete!”, desaparecendo no meio horizonte.

Blau-Blau admirava essas saídas e tentava também fazer como seu amigo xerife, mas no máximo que ele conseguia era acabar batendo numa porta, árvores ou em coisas similares.

Ricochete também gostava de dizer “ping-ping-ping!” sempre que ele ia realizar alguma coisa, além disso ele era conhecido por usar balas que continham uma série de truques espetaculares contra seus oponentes, como por exemplo, uma bala que parava e ia sorrateiramente por trás do bandido.

A bala acabava se transformando num martelo e quando o bandido olhava para trás, levava uma martelada em sua cabeça, além de outros truques mirabolantes.




As histórias do xerife, geralmente começava com ele fazendo alguma atividade como, por exemplo, treinar Blau-Blau para acertar um alvo com seu revolver, mas o que ele conseguia era acertar e perfurar todo o Ricochete ou então sentado na escrivaninha da delegacia, quando tocava o telefone chamando-o para ele ajudar a capturar um perigoso bandido.

Apesar dele ser rápido e possuir um bala de revólver com uma porção de truques, ele também se dava mal com o bandido em boa parte da aventura, geralmente sendo socorrido pelo seu corajoso ajudante Blau-Blau, que na maioria das vezes, sacava sua arma que acabava se desmanchando todo.

Outras vezes, a bala saía tão devagar que acabava caindo de pára-quedas. Ao contrário das balas de Ricochete, a sua nunca saia como esperado, muitas vezes caindo antes de chegar no oponente. Blau-Blau era na realidade o contrário de Ricochete, ele falava lentamente, era extremamente lerdo para fazer as coisas e até sua balas saiam flutuando literalmente pela tela.



Algumas aventuras tinham um final feliz, com Ricochete prendendo de maneira rápida e criativa o bandido. Noutras, no entanto, as suas ideias brilhantes acabavam colocando-os em apuros, como na vez que Ricochete consegue prender o Lobo Mau que vivia querendo roubar a cesta de Chapeuzinho Vermelho.

Ao ser preso na cela, Blau-Blau tem a infeliz ideia de comentar ao Lobo que ele é o maior cozinheiro da região. O Lobo fica admirado e chama todos os seus amigos para também serem presos. A prisão fica cheia de lobos famintos e acaba com Ricochete e Blau Blau tendo de preparar toneladas de pratos para a felicidade dos presos.



**DUBLADORES**

*Coelho Ricochete: extraordinária dublagem de Olney Cazarré*

*Blau-Blau: mais uma voz criada para a galeria de Older Cazarré**

Este desenho mostra os irmãos Cazarré juntos e dando um show na composição das vozes dos dois personagens.

OBS> Older Cazarré foi substituído, em pouquíssimos episódios, por Ary de Toledo.


**VAMOS REVER 2 EPISÓDIOS**


**EPISÓDIO 1**
video


**EPISÓDIO 2** 
video



**BACAMARTE E CHUMBINHO**


Basicamente a história deste desenho é a seguinte: numa fazendinha cercada por montanhas e muito verde, vivem um gato chamado Bacamarte e um ratinho chamado Chumbinho.

É uma versão ''caipira'' de Tom & Jerry, mesmo com aquela perseguição toda entre rato x gato, não conseguem ficar separados. Certa vez, Chumbinho viajou para a cidade grande e Bacamarte logo, tão depressa, foi em busca do ''amigo''.


 Aprendemos que podemos conviver muito bem com as diferenças e nos tornarmos amigos, cultivando e mantendo sempre a amizade. Com o tempo, você percebe quem realmente gosta de você e se preocupa, como foi o caso do nosso amigo Bacamarte que sentiu a falta do Chumbinho e foi procurá-lo.

Bacamarte e Chumbinho  foi um desenho animado que aparecia  como um dos segmentos de The Magilla Gorilla Show, centrado em dois personagens caipiras, um gato e um rato, vivendo num lugarejo bem bucólico e afastado.

Nesse local, o gato chamado Bacamarte vivia quase que o tempo todo perseguindo um ratinho muito alegre e esperto chamado Chumbinho, com a sua velha espingarda de estimação. Apesar do gato Bacamarte aparentemente odiar o ratinho, na realidade ele não conseguia viver sem a sua companhia.



**DUBLADORES**

Aqui, mais uma direção de dublagem de Older Cazarré, o qual também dublava o rato Chumbinho, utilizando o mesmo falsete que fizera para o ratinho Plic.
Como sempre, a genialidade para desenhos animados.

Mas, o gato Bacamarte obteve uma dublagem excelente de Ary de Toledo, com uma voz criada tipicamente para um gato desajeitado caipira.

Talvez uma de suas poucas criações nesse sentido, uma vez que dublava muitos personagens em séries de tv, como o major West de Perdidos no Espaço.

Quando se transferiu para o Rio de Janeiro, novamente foi excepcional no desenho do Coelho Pernalonga.


Nos três segmentos que compreendiam o Show de Maguila o Gorila, a marca da qualidade AIC é esplêndida!!!


**VAMOS REVER 2 EPISÓDIOS**


**EPISÓDIO 1**
video


**EPISÓDIO 2**
video


**Marco Antônio dos Santos**

1 comentários:

João David David disse...

Desenhos e dublagens fantásticos, pra ficar pra sempre na nossa memória.

Postar um comentário