4 de agosto de 2016

DUBLAGEM INESQUECÍVEL (29): CAPITÃO ESCARLATE



A série Capitão Escarlate foi criada depois término da série Thunderbirds, usando também a técnica conhecida como Supermarionation, uma técnica avançada que envolve a manipulação de bonecos, efeitos especiais e outros dispositivos especializados.

Nesta técnica, os bonecos são controlados através de finos cordões de nylon, as vozes são registradas primeiramente e os diálogos são feitos controlando os movimentos da boca dos bonecos de forma que eles falem com bastante sincronização, o que dá a impressão que os bonecos tem vida própria.

 Thunderbirds já havia sido uma série de Supermarionation de grande sucesso. O seu criador, Gerry Anderson, queria fazer uma série adicional, mas propuseram-lhe que o ideal era fazer um nova de Supermarionation e assim em setembro de 1967 surgia o Capitão Escarlate.

Durante a década de 1960 havia uma especulação mundial sobre a possibilidade de haver vida no planeta Marte. Baseado nesta hipótese, Gerry Anderson, criou a sua próxima produção de televisão, ao redor de uma possível forma alienígena que ele chamou de Mysterons.


Gerry evitou adivinhar de como seriam os alienígenas e assim criou os Mysterons invisíveis. Deste modo, se formas de vida fossem descobertas em Marte, em anos posteriores, o seriado não ficaria obsoleto. Os Mysterons eram uma raça alienígena invisíveis que tinham o poder de destruir pessoas e objetos ou substituí-los por réplicas que ficavam ao seu controle.

Tudo começou quando os exploradores, acidentalmente, causaram um guerra interestelar no início da colonização do planeta Marte. Ao localizar uma cidade marciana habitada pelos Mysterons, os exploradores julgando que seriam atacados, resolveram atacar primeiro. Tudo que os Mysterons estavam querendo era travar contato com os terráqueos, mas ao serem atacados resolveram destruir a Terra, por considerarem maléfica e perigosa.

Para isso os Mysterons enviaram o vilão Capitão Black para a Terra e o Capitão Escarlate foi incumbido de proteger o Presidente do mundo dos ataques dos Mysterons. O Planeta Terra já era evoluído suficientemente para ter apenas um presidente mundial.


O grupo Spectrum contava com os carros especiais pilotados pelos agentes e o auxilio das aeronaves  do grupo Anjos, cujo esquadrão era formado por mulheres pilotos com os codinomes Destino, Harmonia, Melodia e Rapsódia. Só que os Mysterons tinham um espião chamado Capitão Black que representava grande perigo para o Capitão Escarlate e seus aliados.


O Capitão Escarlate pertencia a uma organização terráquea chamada Spectrum, que era responsável para manter a paz mundial e para isso contava com uma base aérea fixa no céu. Essas bases eram mantidas suspensas no ar por jatos estabilizadores, proporcionando a estabilidade necessária para que as bases não caíssem.

Havia também nas bases o esquadrão de jatos pilotados por mulheres chamadas de Anjos. Os anjos estavam bem a frente profissionalmente de seu tempo, 1967, era incrível ver mulheres pilotando. Porém a série era fixada no século 21 e isto era uma previsão para o futuro.

O Capitão Escarlate foi o primeiro boneco a possuir as proporções exatas de um ser humano criado por Gerry Anderson e também pela primeira vez foi possível criar um lábio com pequenos componentes que davam sincronia eletronicamente, que eram fixados no tórax dos bonecos.


Curiosamente, as mãos dos bonecos não podiam segurar objetos, o que significava que quando uma mão de um personagem dava por exemplo, um tiro, uma mão humana era usada como substituição. Barry Gray compôs a música tema da série Capitão Escarlate. Foi uma das primeiras pessoas a usar a música eletrônica para uma trilha sonora de televisão.

Capitão Escarlate estreou na televisão americana em setembro de 1967 e ficou até maio de 1968.


 No Brasil ela foi apresentada a partir do final dos anos 60, também com grande sucesso.

  
*BASE SPECTRUM*



**A SÉRIE NO BRASIL**


Capitão Escarlate teve apenas uma temporada de produção (1967-68) e estreou no Brasil através da TV Bandeirantes, aos sábados às 19h, no início de 1969.

A série, assim como na Inglaterra, obteve grande sucesso, mas os produtores decidiram encerrar a produção de séries com bonecos, partindo para séries de ficção científica com atores.

Capitão Escarlate teve a exibição de seus 32 episódios na TV Bandeirantes durante um longo período.

Após algum tempo fora da grade de programação, somente retornaria em 1972/73, através da "Faixa Quente", a qual incluía também Stingray e Thunderbirds.
 No horário da tarde, a cada dia da semana, era exibida uma série. Isto ocorreu durante quase um ano.
Retornaria por volta de 1978/79 ainda pela TV Tupi.

Depois dessa exibição dessas séries, não encontramos registros de exibição em outras emissoras, somente Thunderbirds retornaria em 1991, porém já totalmente redublado, exibido pelo SBT.




*A DUBLAGEM DA AIC*


A dublagem de Capitão Escarlate foi realizada no segundo semestre de 1967 e contou com um elenco de vozes primoroso, o que valorizou muito a manipulação realizada com bonecos. Uma dublagem excelente que trouxe um brilho às aventuras exibidas.


Infelizmente, todas as séries inglesas perderam sua dublagem, mas por volta de 1985, ainda foram encontrados dois episódios de Capitão Escarlate com a dublagem intacta da AIC.

Esses episódios foram reunidos numa fita VHS e se encontrava em algumas locadoras de fitas para vídeocassetes. 


**PERSONAGENS / DUBLADORES**



*Capitão Escarlate: Flávio Galvão*

*Capitão Black: Magno Marino*

*Cpitão Blue: Marcelo Gastaldi*

*Coronel White: José Miziara*

*Tenente Green: Hugo de Aquino Júnior*

*Capitão Grey: Carlos Campanile*

*Capitão Ochre: Olney Cazarré*

*Capitão Magenta: Rebello Neto*

*Dr. Fawn: Celso Vasconcellos*

*Anjo Destino: Rita Cleós*

*Anjo Rapsódia: Deise Celeste*

*Anjo Sinfonia: Áurea Maria*

*Anjo Harmonia: Joferraz*

**VOZ DOS MYSTERONS: Magno Marino (falsete)**



**VAMOS REVER 2 TRECHOS DE CAPITÃO ESCARLATE**


*VÍDEO 1*




*VÍDEO 2*






**Marco Antônio dos Santos**

2 comentários:

Unknown disse...

A série merecia e ganhou um grande dublagem.

Wlad 2017 disse...

Uma série excelente dublada por um elenco de dubladores fantásticos.

Postar um comentário