3 de outubro de 2015

MEMÓRIA AIC (25): KOLCHACK E OS DEMÔNIOS DA NOITE



"Kolchak e Os Demônios da Noite" foi exibido pela Rede ABC dos Estados Unidos entre 13 de Setembro de 1974 e 28 de Março de 1975. No Brasil, a série foi lançada pela TV Bandeirantes de São Paulo em Novembro de 1975. Entrava aos sábados, às 22h30, concorrendo com "O Sexto Sentido" - TV Tupi Canal 4 - série que também abordava aspectos ligados ao sobrenatural, estrelada pelo ator Gary Collins.

O personagem central de "Kolchak e Os Demônios da Noite" era um repórter a serviço de um jornal. Seu hobby era investigar crimes envolvendo causas misteriosas e improváveis. O problema é que ninguém acreditava nele, o que o forçava a se aprofundar cada vez em suas investigações.




A série foi precedida de dois telefilmes. O primeiro foi “The Night Stalker”, exibido em 11 de janeiro de 1972. O segundo foi "A Noite do Estrangulador - The Night Strangler”, exibida em 16 de janeiro de 1973. 

Ambos foram adaptados por Richard Matheson com produção a cargo de Dan Curtis e direção por conta de John Llewellyn Moxey.

 No papel principal estava o ator Darren McGavin, secundado por Simon Oakland, Carol Lynley, Ralph Meeker, Claude Akins e Barry Atwater.
 Havia a intenção de se produzir um terceiro telefilme sob o título“The Night Killers”  mas a ABC acabou optando por uma série semanal até em função da grande audiência obtida até então.



O personagem Kolchak originou-se de um romance chamado “The Kolchak Papers” escrito por Jeffrey Grant Rice, que narrava as aventuras de um repórter de um jornal de Las Vegas que investigava uma série de assassinatos consecutivos causados por um vampiro denominado Janos Skorzeny.

A série, no entanto, acabou fracassando. Algum tempo depois, diversos romances foram publicados no formato de livro de bolso com o título “The Night Stalker”, tendo a foto de Darren McGavin na capa.

Do elenco de "Kolchak e Os Demônios da Noite" já são falecidos:
Darren McGavin (07/05/1922 - 25/02/2006)
Simon Oakland (28/08/1915 - 29/08/1983)

**A SÉRIE NO BRASIL**


"Kolchack e os Demônios da Noite" teve apenas duas exibições no Brasil.
Estreou pela TV Bandeirantes em novembro de 1975 e somente retornou em 1990, pela TV Record, no horário das 23h, de segunda à sexta, tendo sido exibido todos os seus 20 episódios produzidos.

A série acabou se transformando em "cult", com a exibição de "Arquivo X", durante a década de 1990, após a declaração de Chris Carter sobre ser fã de Kolchack e que se inspirou na série para a criação de "Arquivo X".


**Darew McGavin num episódio de Arquivo X**

Darren McGavin participou duas vezes, em temporadas diferentes, como convidado especial, uma espécie de homenagem ao ator e também ao personagem que protagonizou na década de 1970, embora na pele de um outro personagem.

Além de "Arquivo X", Darren MacGavin também viria a participar da série "Millennium", também como convidado especial pelo mesmo criador das duas séries: Chris Carter.

**A DUBLAGEM DA AIC**


Curiosamente, os dois telefilmes pilotos não foram dublados pela AIC, mas sim pelo estúdio Herbert Richers, nos quais Kolchack é dublado por Waldyr Sant'Anna.

Em 1975, a AIC apresentava uma enorme crise financeira, mas a MCA Universal aceitou que a dublagem fosse realizada na AIC.
Nesse período, segundo declarações feitas por Amaury Costa a mim, em 1992, houve uma tentativa de salvar a AIC realizada pelos próprios dubladores.



Amaury Costa havia retornado do Rio de Janeiro e aceitou dublar o personagem principal, conforme suas palavras:

"Aceitei dublar o Kolchack porque eu e outros colegas queríamos salvar a AIC e tudo aquilo que representava. Havia um grupo que se empenhou intensamente na dublagem da série. Não poderia dizer que fizemos uma cooperativa, no sentido do seu significado, mas havia alguns pontos semelhantes.

Infelizmente, apesar da dublagem da série ter sido da qualidade que a AIC sempre realizou, o mercado da dublagem já estava bem modificado, no final de 1975, e não houve como resistir, devido a tantas dívidas que estavam acumuladas. Acabei retornando ao Rio de Janeiro e a AIC encerrou as portas no ano seguinte" (1976).

De fato, a série possui além de Amaury Costa, dubladores excelentes que estiveram no apogeu da AIC e alguns que começavam carreira de extrema qualidade também.
Há a presença em diversos episódios de José Soares, Noely Mendes, Ivete Jayme, Muíbo César Cury, Dolores Machado, Dráusio de Oliveira, Turíbio Ruiz, Marcos Lander, Nelson Batista, Áurea Maria, Gilberto Baroli, Mário Jorge Montini, Jorge Barcellos, entre outros.

Segundo o nosso banco de dados, após a dublagem de "Kolchack e os Demônios da Noite", em setembro/outubro de 1975, a AIC só dublaria a série "A Família Robinson", já no início de 1976, encerrando definitivamente as atividades.


**ELENCO / PERSONAGENS / DUBLADORES FIXOS**

*Kolchak: Amaury Costa.

*Tony Vincenzo: José Soares.

*Monica: Ivete Jayme.

*Ron Ridyke: Muíbo César Cury.

*Emmily Collins: Noely Mendes.


**VAMOS REVER 2 EPiSÓDIOS DE KOLCHACK**

*EPISÓDIO:  "VISITANTE DA ETERNIDADE"


**PARTE 1**

video

**PARTE 2**

video


**EPISÓDIO: "O ZUMBI"


**PARTE 1:

video

**PARTE 2:

video

**Colaboração: Edson Rodrigues**


**Marco Antônio dos Santos**

0 comentários:

Postar um comentário