5 de abril de 2014

DUBLAGEM INESQUECÍVEL (21): E AS NOIVAS CHEGARAM




E as Noivas Chegaam foi uma série de TV, apresentada originalmente de 25 de setembro de 1968 a 18 de setembro de 1970 pela rede de televisão ABC. A história se passa no ano de 1870, quando os irmãos Bolt estavam prestes a perder sua fazenda e sua floresta, pois seus lenhadores se sentiam abandonados, longe de suas famílias e a maioria deles solteiros.

Sentindo todo esse problema Jason, o mais velhos dos irmãos, tem uma grande e brilhante ideia, trazer mulheres solteiras que queiram vir para esta região e formar um lar. Em vista disso, Jason procura seu rival Aaron Stampel e pede um dinheiro emprestado para ir até New Bedford, Massachussetts e trazer 100 mulheres para Seattle para se casarem e também faz um acordo com Aaron.

Por este acordo Jason teria que trazer as 100 mulheres, que deveriam encontrar seu par para casar e permanecer pelo menos 1 anos na região, caso contrário eles perderiam suas terras para Aaron. Feito o acordo ele viaja para e lá encontra as 100 mulheres e as trazem para Seatle, conduzidas pela doce Pruitt, a bordo do navio do capitão Clancey. As mulheres são esperadas com muita festa e ansiedade.

Ao chegar em Seatle, as mulheres começam a conhecer os homens da região e tornarem suas noivas. A série gira em torno dessa união, seus problemas principalmente causados por Aaron faz de tudo para que as mulheres abandonem seu par e a região, para que ele possa ficar com suas terras. "Here Come the Brides" é uma história que envolve drama, humor, paixões, brigas e reconciliações. No Brasil esta série também foi apresentado em algumas emissoras como Os Aventureiros.



**A SÉRIE NO BRASIL**

E as Noivas Chegaram estreou em SP pela TV Excelsior. Segundo publicação do jornal Folha de SP, a estreia se deu num domingo, 23 de março de 1969, 19h. A série foi exibida na emissora até o fechamento da mesma em 1970.

 Em 1971 / 1972 estava na TV Tupi.

 Em 1974 / 1975 passou pela TV Cultura de São Paulo. Ainda em 1975 migrou para a TV Bandeirantes, onde foi exibida até 1976. Em 1978 voltou para a TV Tupi.

 Em 1980 passou pela TV Gazeta de São Paulo.
Sua última exibição ocorreu no 2º semestre de 1989 pela TV Record, meses antes da emissora ser vendida para o atual grupo.


Há algo interessante sobre o título da série ter sido alterado para "Os Aventureiros".
 A abertura desta série não possui narração do seu nome  e também dos atores envolvidos, somente o título do episódio e a célebre frase "Versão Brasileira AIC São Paulo" narrada por Carlos Alberto Vaccari.

Este fato fez com que alguma emissora tenha feita a alteração para "Os Aventureiros". Pelas pesquisas, tudo indica que na sua 2ª exibição pela TV Tupi, em 1978, já não era chamada de "E as Noivas Chegaram".

Nas suas outras exibições posteriores pela TV Gazeta e TV Record foi sempre exibida como "Os Aventureiros".


**ATORES / PERSONAGENS / DUBLADORES**


 *Robert Brown (Jason Bolt): Aldo César.
*David Soul (Joshua Bolt): Roberto Marquis (1ª voz), Ézio Ramos (2ª voz) e Olney Cazarré (3ª voz).
*Bobby Sherman (Jeremias Bolt): Marcelo Gastaldi.
*Bridget Hanley (Candy Print): Sandra Campos.
*Mark Lenard (Aaron Stampel): Magno Marino (1ª voz) e Luiz Pini (2ª voz).
*Susan Tolski (Biddi Clom): Aliomar de Matos.
*Henry Beckman (Capitão Francis): Borges de Barros.
*Joan Blondell (Lottie Hardifield): (???) (1ª voz) e Helena Samara (2ª voz).




**A DUBLAGEM DA SÉRIE**

E as Noivas Chegaram foi dublada durante o ano de 1969 e até meados de 1970.

Aldo César dublou o ator Robert Brown, algo bem incomum, uma vez que praticamente quase não teve personagens fixos em séries. Suas maiores participações eram em filmes e dublando atores convidados em diversas outras séries de tv.

A série teve dubladores que deixaram grandes saudades como Roberto Marquis, Aldo César, Marcelo Gastaldi, Ézio Ramos, Olney Cazarré, Borges de Barros, Sandra Campos, Helena Samara e Luiz Pini.

E as Noivas Chegaram teve uma dublagem excelente, o que contribuiu muito para a identificação do público com a série. Provavelmente, foi uma das últimas séries dubladas pela AIC que reuniu um elenco de vozes tão primoroso.

O personagem Joshua Bolt foi dublado por três dubladores.
Roberto Marquis teve a sua grande oportunidade em dublar o personagem, sendo o escolhido pela Sony Pictures, mas saiu da AIC antes do final da série, sendo substituído por Ézio Ramos e depois Olney Cazarré.

Já a personagem de Joan Blondell (Lottie Hardifield), dublada inicialmente por uma dubladora que muitos não se lembram o nome e, provavelmente, tenha realizado apenas esta dublagem. No transcorrer da série foi substituída por Helena Samara.


Tanto a série, juntamente com sua dublagem original, deveriam ser transmitidos por uma tv a cabo, para que todos pudessem rever aventuras, humor, romances e a dublagem extraordinária da AIC.


**VAMOS REVER 2 EPISÓDIOS**

**EPISÓDIO: "DISPUTA  A  MACHADADAS"**

OBS 1> O ator David Soul (Joshua Bolt) é dublado por Roberto Marquis.

OBS 2> O ator Mark Lenard (Aaron Stampel) é dublado por Magno Marino.

OBS 3> Este é o nono episódio da 1ª temporada.



**EPISÓDIO: "CARAS NOVAS"**




**Marco Antônio dos Santos**

0 comentários:

Postar um comentário