15 de janeiro de 2014

A DUBLAGEM DO FILME "O VÔO DA FÊNIX"


O piloto Frank Towns (James Stewart) e o navegador Lew Moran (Richard Attenborough) estão transportando bagagens e passageiros sobre o deserto do Saara com destino a Bengazi num velho avião.


 Os passageiros são quase todos trabalhadores petroleiros. Há ainda uma dupla de militares ingleses e um alemão que estava visitando o irmão.
 O avião fica avariado em uma tempestade de areia e Frank é obrigado a pousar em pleno deserto. Na aterrisagem, dois homens morrem e um terceiro fica seriamente ferido.
Frank sabe que está fora da rota e dificilmente alguém os localizará.




 Um dos militares tenta ir em direção ao oásis mais próximo, a 190 quilômetros, mas suas chances são mínimas. Frank acaba sendo obrigado a ouvir o passageiro alemão, que faz um projeto para construir um novo avião, com as partes que sobraram do que caiu.
 Sem alternativas e com a água terminando, os sobreviventes começam a trabalhar no projeto da Fênix, nome que um deles batiza o novo avião.
O filme teve locações em lugares que simulam o deserto africano, como Yuma, Arizona e Winterhaven, Califórnia.



O piloto e o navegador tentam fazer o possível para manter a ordem entre os sobreviventes, homens ligados a indústria petrolífera que não sabem sobreviver no deserto.
 Alguns se mostram ineptos ou covardes, apesar de se esperar deles alguma determinação, enquanto outros, que se esperava pouco, demonstram uma força interior, principalmente Standish (Dan Dureya).

 No entanto o destino de fortes e fracos está nas mãos de Heinrich Dorfmann (Hardy Krüger), que disse ser um projetista de aviões e planeja usar os destroços do avião para fazer outro.

O filme foi produzido em 1965 e exigiu grandes esforços da equipe técnica para os efeitos visuais.
 Em 2004, houve um "remake" onde o ator Dennis Quaid interpretou o piloto, porém todos os efeitos especiais foram já realizados com uma tecnologia bem avançada.



**A DUBLAGEM DO FILME**

Dublado em meados de 1969, o filme traz uma dublagem excelente destacando-se Waldyr Guedes, José Soares e Hugo de Aquino Júnior principalmente, por serem os dubladores do trio central de atores.

Os três demonstram uma qualidade ímpar: a ansiedade, irritabilidade e responsabilidade do capitão (James Stewart) foi transmitida perfeitamente por Waldyr Guedes.

José Soares, dublando o co-piloto, dubla um personagem que ao mesmo tempo respeita as ordens do capitão, mas entra em conflito consigo mesmo.

O desenhista alemão, dublado por Hugo de Aquino Júnior foi extremamente bem realizado, numa dublagem contida, fria, lógica, demonstrando a índole de um alemão diante de um desastre.

Três dublagens que merecem nossos aplausos !



Toda a dramaticidade do roteiro nos é transmitida também pelos demais dubladores, os quais estiveram perfeitos como: Xandó Batista, Turíbio Ruiz, Sílvio Matos, Francisco José, Wilson Ribeiro, Gilberto Baroli e, destacando-se Nelson Baptista dublando todo o drama de um acidentado, o qual sabe que não haverá solução para o seu caso.
Para quem está acostumado com as comédias dubladas por Nelson Baptista e também vilões é uma excelente oportunidade para ouví-lo num drama.


O filme vai, paulatinamente, ganhando força no roteiro (não se tratando de apenas um "disaster movie"), muito pelo contrário, os personagens interagem de forma sensível e dramática, o que a dublagem captou de forma magistral.

Mais um excelente filme com a dublagem exemplar realizada pela AIC !!




**ELENCO PRINCIPAL / PERSONAGENS / DUBLADORES**

*James Stewart — (comandante Frank Towns):
Waldyr Guedes.

*Richard Attenborough— (Lew Moran): José Soares.

*Peter Finch — (capitão Harris): Turíbio Ruiz.

*Hardy Krüger — (Heinrich Dorfmann):
Hugo de Aquino Júnior.



*Ernest Borgnine — (Trucker Cobb): Xandó Batista.



*Ian Bannen — ("Ratbags" Crow): Francisco José.



*Ronald Fraser — (sargento Watson): Sílvio Matos.



*Christian Marquand — (Dr. Renaud): Wilson Ribeiro.



*Dan Duryea — (Standish): Francisco Borges.



*George Kennedy — (Mike Bellamy): Gilberto Baroli.



*Gabriele Tinti — (Gabriel): Nelson Batista.



**REVENDO TRÊS MOMENTOS DE O VÔO DA FÊNIX**


**VÍDEO 1: O desastre e a abertura narrada por Carlos Alberto Vaccari.
video

**VÍDEO 2: As dublagens de Hugo de Aquino Júnior e Waldyr Guedes.
video


**VÍDEO 3: O desempenho fantástico de José Soares.
video


**Marco Antônio dos Santos**

0 comentários:

Postar um comentário