9 de setembro de 2011

MEMÓRIA AIC (13): O HOMEM INVISÍVEL


Em 1975, através da rede NBC, num total de apenas 13 episódios, estrelado por David McCallum como o cientista Daniel Weston e Melinda Fee como sua esposa, a Doutora Kate Weston, foi produzida a série O Homem Invisível.

**Dublado por: GERVÁSIO MARQUES**

A série tem início quando o Dr. Daniel Westin descobre o mistério que envolve a invisibilidade e assim resolve fazer vários experimentos tornando objetos invisíveis, mas ao descobrir que suas descobertas iriam ser utilizadas pelos militares para fins bélicos, resolve ele próprio se tornar invisível, destruir o equipamento e a fórmula, para que ninguém pudesse utilizá-las.

**Dublada por:  ISAURA GOMES**

Dessa forma, ele passa a trabalhar em diversas missões para uma organização chamada Klae Corporation, utilizando sua invisibilidade como arma secreta. Para se tornar visível ele utiliza uma máscara idêntica ao seu rosto original, confeccionada por um outro cientista e amigo. Dessa forma, quando ele desejava se tornar invisível bastava retirar a máscara e se ver livre de suas roupas para que ninguém pudesse vê-lo e, assim, infiltrar-se em determinados locais, por exemplo.

**Dublado por GARCIA NETO**

A série não obteve sucesso nos Estados Unidos, sendo rapidamente cancelada com 13 episódios apenas. Entretanto, no Brasil, foi uma das séries com a qual o público se identificou bastante.

O Homem Invisível estreou em 1975 pela Rede Globo e depois percorreu a TV Record, a TV Manchete e até a extinta TV Guaíba de Porto Alegre.

Apesar de já estar em plena crise econômica, a AIC fez uma dublagem excelente , a qual contou com ainda grandes talentos como : Turíbio Ruiz, Mário Jorge Montini, Noely Mendes, Helena Samara, Gilberto Baroli,  Dráusio de Oliveira, Olney Cazarré, José Soares, Líria Marçal, Francisco Borges, além dos dubladores fixos da série.

Seja como for, essa série de tv traz ainda uma excelente dublagem da AIC, um ano antes somente do estúdio encerrar as atividades definitivamente.  Ao assistirmos a dublagem de O Homem Invisível não há a mínima diferença das que foram realizadas pelo estúdio na década de 1960.

**Aqui verificamos o profissionalismo dos dubladores, os quais mesmo enfrentando dificuldades já com o estúdio, possuem desempenhos excelentes.


**Vamos recordar um episódio de O Homem Invisível, a série mais curta dublada pela AIC:

 

**Fonte de Pesquisa:
Acervo Pessoal.
**Episódio gravado em fita VHS, em 1989, da extinta TV Manchete.

**Marco Antônio dos Santos**

1 comentários:

f40niteroi disse...

Excelente trabalho de pesquisa, parabéns !

Postar um comentário