15 de setembro de 2011

DUBLADOR EM FOCO (109): SIOMARA NAGGY


Siomara Naggy nasceu a 19 de fevereiro de 1943 em São Paulo. Somente no início da década de 1960 é que consegue seus primeiros trabalhos como atriz, na tv ainda ao vivo, e fazia pequenas locuções para os comerciais de Rádio devido à sua bela voz. 

Foi nesse meio artístico que conheceu Neville George com quem se casou bem jovem. Juntos ingressaram na AIC em fins de 1965.

Na AIC, Neville George foi tradutor, dublador e diretor de dublagem e a estimulou a que dominasse também essa arte.

Assim, Siomara Naggy com sua voz bem suave inicia fazendo pequenas participações em desenhos e atrizes convidadas em séries, além de personagens secundários em alguns filmes.

Sua voz se encaixava bem para as mocinhas de desenhos, secretárias em séries e filmes.

Na AIC nunca teve um personagem fixo, assim teve diversas participações em desenhos como Os Flintstones, em séries de enorme sucesso da época como Os 3 Patetas, A Feiticeira, Jornada nas Estrelas, etc. Sua voz era muito parecida com a de Magda Medeiros, embora não tivesse a facilidade para criar falsetes.


**Voz da atriz Antoinette Bower na série Jornada nas Estrelas**

Paralelamente continuou atuando no Rádio em locuções comerciais, mas também locução de programas da Rádio AM.

No início de 1968, o casal se transfere para o Rio de Janeiro e foi convidado para dublar no estúdio TV Cinesom.  É aí que a dublagem de Siomara Naggy se apresenta muito mais do que na AIC, participando de quase todas as séries e desenhos que este estúdio realizou.

Na 3ª temporada da série Batman dublou algumas vilãs famosas como "A Sereia", interpretada pela atriz Joan Collins e Dra. Cassandra, interpretada pela atriz Ida Lupino.

Dentre os diversos trabalhos que realizou de forma constante na TV Cinesom destaca-se a personagem Julie Barnes, realizada pela atriz Peggy Lipton na série Mod Squad, na qual foi a voz da personagem durante toda a série.



**Voz de Peggy Lipton na série Mod Squad**

Em  março de 1971 o estúdio TV Cinesom encerra as suas atividades definitivamente e Siomara Naggy retorna para São Paulo, dublando eventualmente na AIC e Odil Fono Brasil.
Entretanto, logo abandonou a dublagem se restringindo somente às locuções comerciais de Rádio.

Ainda em meados da década de 1970 se separa de Neville George.



Em 1983, atuou na novela A Justiça de Deus, no SBT. A trama foi baseada no original de Marissa Garrido, sendo escrita por Crayton Sarzy e Amilton Monteiro, e dirigida por Antonino Seabra.


Na novela, Siomara dividiu elenco como Ana Rosa Coutinho, Thaís de Andrade, Fausto Rocha, Annamaria Dias, Maria Luiza Castelli, Paulo Castelli, Roberto Scudero, Suzy Camacho, Myriam Mehler, entre outros. Na novela, Siomara faz a empregada doméstica de Beatriz (Maria Luiza Castelli). 


Ela retorna à AIC, e também vai trabalhar na Odil Fono Brasil. Por volta de 1973, dá voz a um dos bonecos do filme brasileiro, "Regina e o Dragão de Ouro", dublado na AIC.

Siomara segue carreira principalmente na AIC no início da década de 1970. Continua presente na empresa, quando a mesma é comprada e tem seu nome mudado para BKS. 
Segue carreira na década de 1980 na BKS, e também atua no Núcleo de Dublagem do SBT, principalmente no estúdio Elenco.


Karen Black em Trama Macabra

Entre os personagens que fez estão principalmente os personagens em filmes, como Iris Steensma "Easy" interpretada pela atriz Jodie Foster na primeira dublagem de Taxi Drive, Fran interpretada por Karen Black no filme hitchcockiano, Trama Macabra, Eleana interpretada por Alana Stewart em Medusa, Lolita Haze interpretada por Sue Lyon na primeira dublagem de Lolita (1962), Alice Anderson interpretada por Virginia Grey em Tudo o Que o Céu Permite, Grace Markey interpretada por Shelley Winters em Pacto de Honra, entre outros.



Por volta de final da década de 1980, Siomara se ausenta da dublagem.

 Hoje encontra-se aposentada, residindo em São Paulo, Capital.

Uma dubladora com uma enorme qualidade que iniciou também na AIC e que faz parte da história da dublagem brasileira !


**Trecho do episódio "Catspaw" da série Jornada nas Estrelas, no qual Siomara Naggy dubla a atriz convidada ao lado de Dênis Carvalho**


*Fonte de pesquisa: site Casa da Dublagem
*Arquivo Pessoal*


**Marco Antônio dos Santos**

1 comentários:

Mensagens da Graça Divina disse...

Eu tive o privilégio de trabalhar com Siomara Nagy na antiga Difusora Hora Certa,depois Rádio Mulher,na rua Granja Julieta,250-Santo Amaro-Capital,no anos 70.

Postar um comentário