19 de junho de 2011

ENTREVISTA COM ROBERTO MARQUIS



1 - Quando e como você descobriu que queria seguir a carreira artística ?

R:  FOI NO PARQUE INFANTIL QUANDO FIZ O PRÍNCIPE DA BRANCA DE NEVE,MAS JÁ COMEÇEI COM A CALÇA RASGADA EM PLENA CENA(rs)

2 - O início da sua carreira foi difícil ? Algum nome foi fundamental para o teu ingresso na vida artística ?

R:  EU COMEÇEI COMO EXTRA NA TV-TUPI EM 1962 O CHEFE DO DEPARTAMENTO ERA O DÉCIO FERREIRA, QUE PROIBIA O EXTRA DE CONVERSAR COM OS ARTISTAS, DEPOIS FUI PARA TV EXCELSIOR E COMEÇEI A TRABALHAR COM O MOACYR FRANCO FAZENDO UM QUADRO QUE FICOU MUITO CONHECIDO NA ÉPOCA “TADINHO DO MOÇO”.

3 - Já em 1963, a extinta Tv Excelsior lançou a primeira novela diária: 2-5499 Ocupado (nos moldes que perdura até hoje), comente como foi a experiência de participar de um trabalho que mudaria radicalmente a telenovela ?

R:  A EXCELSIOR BUSCOU VÁRIOS ARGENTINOS (BORDA-TEDESCO, TITO DE MIGLIO ETC) QUE APRESENTARAM A IDEIA DE UMA NOVELA DIÁRIA. 
MUITOS ARTISTAS NÃO GOSTARAM, POIS PREFERIAM FAZER OS TEATROS SEMANAIS E O CASAL TARCÍSIO E GLÓRIA SÓ ACEITARAM COM A CONDIÇÃO DE FAZER UM PROGRAMA SEMANAL NOS MOLDES DO ALÔ DOÇURA COMO A EVA VILMA E JONNY HEBERT CHAMADO ‘EU E VOCÊ”.
O PAULO VILLA E EU ÉRAMOS DO DEPARTAMENTO DE ELENCO, MAS QUEM CONTRATAVA ERA O EDSON LEITE.

4 - Você participou de diversos programas humorísticos na televisão. Você prefere o humor ?

R:  APESAR DE TER COMEÇADO TENTANDO COMO CANTOR OPTEI PELO HUMORISMO POIS A CARA AJUDAVA(RS)

5 - E a dublagem ? Como você chegou aos estúdios da AIC ?

R:  FOI ATRAVÉS DO JOSÉ MIZIARA, QUE TRABALHAVA COMIGO NA TV BANDEIRANTES, LÁ EU CONHECI O OLNEY CAZARRÉ, FLÁVIO GALVÃO, JOSÉ SOARES E FIZ MUITAS AMIZADES QUE DEIXARAM SAUDADES.

6 - Do período que você ficou na AIC, quais recordações você tem ?

R:  ERA O TEMPO DO ANEL.
 EM ‘AS NOIVAS CHEGARAM’ O MARCELO GASTALDI (UM DOS MELHORES DUBLADORES QUE CONHECI) FAZIA UM DOS IRMÃOS. ERAM TRÊS (ALDO CÉSAR(ESPETACULAR)-MARCELO e o  OLNEY).

O MARCELO PEGOU UM ANEL DIFÍCIL QUE SÓ ELE FALAVA E NO FIM DO ANEL UM EXTRA TINHA UMA FALINHA TIPO ‘SIM SENHOR’.
O MARCELO DEU UM SHOW MATOU O ANEL DE PRIMEIRA QUANDO CHEGOU A VEZ DO EXTRA FALAR O RAPAZ FICOU TÃO IMPRESSIONADO COM A DUBLAGEM DO MARCELO QUE ESQUECEU DE FALAR. TIVERAM QUE REFAZER O ANEL TODO.

 O MARCELO QUASE MATOU O EXTRA QUE ESPERAVA PARA DUBLAR, QUANDO A GENTE FAZIA UM ANEL DE VOZERIO. QUANTAS SAUDADES!!!!

**E AS NOIVAS CHEGARAM**

7 - Você se recorda de quais dublagens realizou ?

R:  EU PARTICIPAVA DE MUITAS DUBLAGENS, MAS NO COMEÇO EU ERA CONHECIDO COMO’ ENCERRA ANEL’ AQUELE QUE DEMORAVA MUITO PARA MATAR O ANEL,DEPOIS COM O TEMPO FUI PEGANDO O JEITO E TERMINEI COMO UM BOM DUBLADOR.

TEM UMA HISTORIA ENGRAÇADA NO TESTE DE AS NOIVAS CHEGARAM QUANDO MANDARAM AS VOZES PARA A AGÊNCIA ERA COMUM ELES COLOCAREM NOVATOS COMO EU PARA FAZER NÚMERO (SÓ QUE O TIRO SAIU PELA CULATRA).

A AGÊNCIA GOSTOU DA MINHA VOZ E  ME ESCOLHEU NOS LONGAS DOS TRÊS PATETAS.
 O CAREQUINHA MUDOU MUITO E ELES FIZERAM UM LONGA CHAMADO ‘A VOLTA NO MUNDO EM OITENTA RISADAS ‘.
A DUBLAGEM FOI DIRIGIDA PELO FLÁVIO GALVÃO QUE FAZIA O LARRY, E O BORGES DE BARROS (EXCELENTE DUBLADOR) FAZIA O MOE.
 QUANDO ELES COMEÇAVAM A BRIGAR NOS FALÁVAMOS PALAVRÕES A FITA ERA COLOCADA AO CONTRÁRIO E NINGUÉM SABIA O QUE NOS ESTÁVAMOS FALANDO.

**JOE DE RITA: NOS FILMES DE OS 3 PATETAS**


8 - E o programa Gente Inocente na Tv Tupi, como foi esta experiência ?

R:  EU SEMPRE GOSTEI DE TRABALHAR COM CRIANÇAS E FAZIA UM BULDOGUE QUE FEZ MUITO SUCESSO NA ÉPOCA COM O ROBERTO BARREIROS (OUTRO DUBLADOR).

9 - Você produziu e participou de diversos comerciais para a tv. Qual o motivo se seguir esse segmento ?

R:  EU TIVE UMA PRODUTORA DE COMERCIAIS, POIS COMECEI A MEXER COM COMERCIAIS NO ESTÚDIO SILVIO SANTOS, HOJE SBT, E O GRUPO SILVIO SANTOS TINHA MUITAS EMPRESAS E NÃO TINHA NINGUÉM QUE PRODUZISSE OS COMERCIAIS.

 ABRI A TEOBALDO PRODUÇÕES ARTÍSTICAS LTDA, POIS OS COMERCIAIS NAQUELA ÉPOCA ERAM FILMADOS  E COM A CHEGADA DO VIDEO TAPE FOMOS OS PRIMEIROS A FILMAR E FINALIZAR EM VT OS COMERCIAIS.
 APARECERAM AS GRANDES PRODUTORAS E FOMOS OBRIGADOS A FECHAR A PRODUTORA DEPOIS QUE LANÇAMOS UM LONGA DIRIGIDO ÀS CRIANÇAS ‘DANI, UM CACHORRO MUITO VIVO’ QUE FOI BOICOTADO PELOS EXIBIDORES.

10 - Você conquistou o público com o comercial do Guaraná, com o personagem Teobaldo, onde havia a expressão "boko-moko". Comente como foi essa experiência que durou muitos anos.

R:  FOI AQUELA COISA QUE SÓ ACONTECE UMA VEZ NA VIDA.
 EU TROCAVA DE ROUPA NO AEROPORTO, POIS ERA UM SUPER-STAR, MAS QUANDO  VI QUE SERIA NA VIDA O ETERNO GAROTO PROPAGANDA DO REFRIGERANTE TIVE VONTADE DE FAZER OUTRAS COISAS, APESAR DE QUE O RENDIMENTO FINANCEIRO SERIA MENOR ,OPTEI PELA VIDA INCERTA DE ATOR, E NÃO ME ARREPENDI.



**TEOBALDO: ROBERTO MARQUIS NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1970**


11 - Você participou de cinema, televisão, comerciais e dublagem. Você participa ainda de qual tipo de atividade ? 

R:  A DUBLAGEM DEPOIS QUE VIM MORAR NA CIDADE DE PRAIA GRANDE, FICOU IMPOSSÍVEL POIS TINHA DE SUBIR PARA SÃO PAULO DIARIAMENTE, COMERCIAIS AINDA FAÇO ALGUM PARA O NORDESTE.

CINEMA FIZ 9 FILMES E PRODUZI UM, E TV DEPOIS DE ALGUNS PROBLEMAS DE SAÚDE COMO AVC, PONTES NO CORAÇÃ0, ESTOU DE VOLTA À PRAÇA É NOSSA COM O GUARDA JUJU E O PERSONAGEM OSÓRIO QUE FAÇO ATUALMENTE, E OS SHOWS DA PRAÇA QUE FAÇO COM O MARCELO DE NÓBREGA.

**O GUARDA JUJU DO PROGRAMA A PRAÇA É NOSSA**

12 - Você fez tudo o que gostaria na tua carreira artística ou há algo que ainda gostaria de realizar ?

R:  PRODUZI UMA PEÇA INFANTIL ‘CHAPEUZINHO VERMELHO NA PRAÇA, DO WALCYR CARRASCO COM O FABULOSO RONY RIOS (que fazia a velha surda) rodamos o Brasil todo a peça ficou um ano em cartaz em São Paulo, não escrevi um livro mas produzi teatro,cinema, tenho 3 filhas, faço 50 anos de carreira o ano que vem, fiz novela, humorismo, cinema, teatro, shows, todo tipo de programa, fui produtor até de luta livre, trabalhei até com o Zé do Caixão, muitos mitos como Chico Anisio, Costinha, Moacyr Franco, Maria Tereza, Nair Bello,ETC, e DUBLEI NO MELHOR ESTÚDIO DO BRASIL !!!

13 - Deixe uma mensagem para os milhares fãs da AIC, da boa dublagem, espalhados pelo Brasil.

R:  A AIC FOI MINHA ESCOLA DE VIDA, AS AMIZADES QUE CONQUISTEI LÁ FICARAM POR TODA UMA VIDA, A SAUDADE DOS TEMPOS ÁUREOS FICARAM PARA SEMPRE, MUITO OBRIGADO AIC E OBRIGADO MARCO ANTONIO QUE FAZ LEMBRAR OS TEMPOS BONS DA NOSSA VIDA.


**Agradecemos a Roberto Marquis por este depoimento.


**Dublando um dos alienígenas que chegam na casa de Samantha ao lado de Sílvio Navas****



**Marco Antônio dos Santos**

0 comentários:

Postar um comentário