2 de abril de 2011

DUBLAGEM INESQUECÍVEL (08): VIAGEM AO FUNDO DO MAR


Viagem ao Fundo do Mar era inicialmente um filme de ficção científica produzido e dirigido por Irwin Allen, realizado em 1961. A história foi escrita por Irwin Allen e Charles Bennett e contou no elenco com Walter Pidgeon como Almirante Harriman Nelson e Robert Sterling como Capitão Lee Crane nos papeis principais.O filme ainda teve a participação de outros artistas famosos como Joan Fantaine, Barbara Eden, Michael Ansara e Peter Lorre.

 O filme contava a história de uma expedição científica em missão rotineira ao Polo Norte, a bordo de um moderno submarino atômico conhecido como Seaview, quando descobre que um cinturão de radiação no espaço incendeia-se e começa a aquecer o planeta de maneira incontrolável. O visual impressiona pela fotografia magnífica e efeitos visuais, tornando-a uma das obras mais respeitadas da ficção científica de todos os tempos.

 Ele estreou nos cinemas americanos em julho de 1961 e em pouco tempo se tornou um grande sucesso mundial. Para a confecção do filme foram gastos cerca de 2 milhões de dólares, uma quantia fabulosa para a época, mas também trouxe um retorno de quase 7 milhões.


 Toda essa arrecadação e sucesso levaram os produtores a pensar numa versão televisiva, para isso foram utilizados habilmente todos os elementos do filme, suas fantasias, suportes, modelos de efeitos especiais, e às vezes até partes do filme. Este seriado se tornou a primeira das quatro séries de ficção científica para a televisão realizada por Irwin Allen. Viagem ao Fundo do Mar foi apresentada originalmente nos Estados Unidos, pela rede ABC, entre 14 de setembro de 1964 a 31 de março de 1968, num total de 110 episódios, dos quais, o primeiro foi produzido a cores e os 31 restantes em branco e preto (1964-1965) e os demais 78 passaram a ser coloridos.

 As duas primeiras temporadas de Viagem ao Fundo do Mar acontecem no imaginário de um futuro da década de 1970 e as outras duas temporadas, os acontecimentos giram em torno do futuro dos anos 80. A série era protagonizada por Richard Basehard como Almirante Nelson e David Hedison como Capitão Crane respectivamente. O Seaview foi, a princípio, construído como um navio de investigação marinha, mas dada a sua complexidade e levar armas nucleares, acaba sendo requisitado em muitas ocasiões pelo governo em missões secretas militares.


Com o desenrolar da série começam a surgir aventuras fantásticas durante as viagens e missões do Seaview, desde encontrar terríveis monstros, sereias, terroristas, cientistas loucos e até alienígenas. A série também mostra a participação dos diversos membros da tripulação, que tem uma presença fixa nos episódios, cada um desempenhando uma função e que de alguma forma acabam também envolvidos pela trama do capítulo.

Dois atores, que fazem parte da tripulação também participaram do filme. Del Monroe que era o marujo Kwoski no filme e que passou a ser chamado de Kowalski na série e passou a ter um grande destaque em quase todos os episódios. O outro é Mark Slade que também participou do filme, mas permaneceu somente na primeira temporada da série interpretando o marujo Malone. Futuramente Mark Slade estrelaria a série Chaparral, com o personagem Blue Cannon.

**DEL MONROE PARTICIPOU DO FILME E DA SÉRIE NA ÍNTEGRA**

 A primeira temporada da série Viagem ao Fundo do Mar mostrava várias histórias de perigo nos oceanos. Também foram introduzidos os novos equipamentos como o sino de mergulho e um mini-submarino, assim como a primeira história envolvendo monstros marinhos. A atmosfera nesta fase era mais série e intensa caracterizando-se por enredos ligados à Guerra Fria e seus conflitos, assim como em especulações sobre o futuro da humanidade.
 Muitos episódios envolviam espionagem e elementos de ficção. Nesta fase os assuntos dos episódios giravam em torno de governos estrangeiros hostis e monstros do mar. Para muitos, essa foi a melhor temporada de toda a série devido ao tom mais real e sintonizado com os problemas mundiais.


 Já a segunda temporada recebeu um aumento de enredos envolvendo diversos assuntos,como cientistas loucos e até fantasmas, mas também teve episódios dentro do mesmo tom da primeira temporada. A segunda temporada também viu a mudança do preto e branco para o colorido, assim como a substituição permanente do Chefe Jones devido ao falecimento de Henry Kulky que interpretava o personagem, pelo Chefe Sharkey interpretado por Terry Becker.


 Outra mudança importante e significante aconteceu durante a temporada quando o Seaview foi ligeiramente redesenhado e sendo introduzido junto ao sub-voador, que era um mini-submarino e que poderia deixar o oceano e funcionar como um avião. Também as janelas de observação do Seaview se tornaram mais amplas e foram divididas em quatro. A tripulação também recebeu uniformes mais coloridos, mas os oficiais ainda continuavam em seu uniforme cáqui como na primeira temporada. A segunda temporada foi fechada contando uma história fantasmagórica.



Na 3ª temporada foram contadas duas histórias de espionagem e uma história de perigo nos oceanos rememorando à primeira temporada. Uma dessas três histórias falava sobre um governo estrangeiro hostil que tentava roubar um novo mineral, fazendo uma lavagem cerebral no Almirante Nelson. A terceira temporada também ocorreu simultaneamente com a produção de outras séries de Allen, a segunda temporada de Perdidos no Espaço e a estréia de o Túnel do Tempo.

E, finalmente, a quarta temporada que iniciou com uma história de alquimista de cinco séculos adiante. Também alguns episódios tiveram seus créditos de abertura modificada e contou com três histórias sem conexões, sobre invasores extra-terrestres e também dois episódios em que o Seaview retorna no tempo. Esta temporada ficou muito conhecida como "o monstro da semana" e a audiência caiu muito, fazendo com que a série fosse cancelada pela Fox.

 **A SÉRIE NO BRASIL**

 Viagem ao Fundo do Mar estreou no Brasil no dia 16 de maio de 1965, em horário nobre, pela TV Record. Sucesso de imediato, a série foi exibida durante muitos anos pela mesma emissora, mas o seriado percorreu diversas: Bandeirantes, Tupi (em 1974/75, onde foi exibida pela última vez a 1ª temporada e apresentada a cores pela 1ª vez no Brasil).
Viagem ao Fundo do Mar ainda foi exibida pela Rede Globo em 1977/78. Retornou no inicio da década de 1980 à Bandeirantes e em 1985 fechava o horário vespertino na TV Record.


Alguns anos depois, em 1990, retorna à emissora onde estreou na faixa matutina e depois vespertina.
 Em 1993, com a chegada do canal a cabo Fox, pudemos rever os episódios produzidos em preto e branco da 1ª temporada. A Fox exibiu a série durante muitos anos, mas ainda retornaria algum tempo depois no mesmo canal.

**A DUBLAGEM DA SÉRIE**

É incontestável o brilhantismo de Irwin Allen e de todos os atores que participaram, desde do elenco fixo aos convidados de cada episódio, mas a dublagem da AIC foi definitivamente uma de suas melhores obras, que esteve à altura do seriado de Allen. Segundo informações, Hélio Porto foi o seu tradutor inicial e escalou todo o elenco de vozes, além de dirigir quase todos os episódios da 1ª e 2ª temporadas.
Para Richard Basehart foi escalado Ronaldo Baptista, que o interpretou e dublou magnificamente, o que se verifica plenamente em episódios que o ator faz dois personagens, como "Dia de Crueldade" na 3ª temporada.


David Hedison foi dublado por Hélio Porto nas duas primeiras temporadas de forma exemplar, sendo substituído por Osmiro Campos a partir da 3ª temporada também excelente.
Além de Wilson Ribeiro (sr. Morton), Batista Linardi (Kowalski), Ary de Toledo (chefe Sharkey, na maioria dos episódios), Osmar Prado, Emerson Camargo, Olney Cazarré.
Entre os dubladores convidados, enormes talentos: Neville George, Dênis Carvalho, Magno Marino, Helena Samara, José Soares, Líria Marçal, Rita Cleós, Jorgeh Ramos, José de Freitas, Eleu Salvador, Hugo de Aquino Júnior, João Paulo Ramalho, Older Cazarré, Arakén Saldanha, Sérgio Galvão, e muitos outros.


A dublagem desta série é tão primorosa como a sua produção e, é praticamente impossível aceitarmos uma redublagem, pois uma obra de arte é insubstituível !!


**VAMOS REVER VIAGEM AO FUNDO DO MAR**


**TRECHO INICIAL DO EPISÓDIO "O SEGREDO DO MONSTRO" (1ª TEMPORADA)**
video


**Aqui, temos o episódio "A Nave Fantasma" da 2ª temporada. Veriquem a excelência da escolha de Arakén Saldanha para dublar o capitão Krueger, o tom de voz em cada momento, ao lado de Ronaldo Baptista e Hélio Porto se integram totalmente à série.


**A NAVE FANTASMA / PARTE 1**
video

**A NAVE FANTASMA / PARTE 2**
video

**A VOLTA DO FANTASMA / PARTE 1**
video

**Este é o último episódio da 2ª temporada, o qual traz uma excelente continuação de "A Nave Fantasma"**


**A VOLTA DO FANTASMA / PARTE 2**
video



**Marco Antônio dos Santos**

0 comentários:

Postar um comentário