11 de novembro de 2010

DUBLADOR EM FOCO (102): RONALDO BAPTISTA



Ronaldo Baptista nasceu no no bairro de Santana, capital de São Paulo, aos 18 de setembro de 1933, filho de Cynira Hossne e de Antonio Baptista.
Começou a sua carreira de radialista, após haver ingressado na Universidade Artística de Rádio, instituição criada pelos profissionais Normet Pinheiro e sua esposa Ruth Sauáya, ambos promoviam o Teatro Experimental apresentado semanalmente ao vivo pela Rádio Cultura. Era um rádio-teatro com a duração de meia hora, interpretado pelos alunos daquela escola. Logo despertou muita curiosidade e interesse a Ronaldo.


Desenvolvendo-se como radialista, logo foi aprovado devido ao seu timbre de voz, ainda muito jovem, faltando ainda aprender a interpretar, inflexionar dando "cor" a cada palavra.



Logo iniciava uma carreira, durante a década de 1950, em algumas rádios de São Paulo, como a Rádio Cultura, Rádio América, Rádio Bandeirantes e outras. Exatamente na Rádio América, Ronaldo Baptista já começa a participar de rádio-novelas e de outros programas. A grande concorrência entre as rádio-novelas, na época, era enorme.



Com o advento do estúdio Gravasom, em 1958, surge um novo mercado de trabalho para os profissionais da voz: a dublagem. Segundo informações, Ronaldo Baptista foi convidado, através de um telefonema de Glauco Laurelli, para participar da dublagem da série As Aventuras de Rin-Tin-Tin, onde dublou o tenente Rip Masters, durante as 7 temporadas. O próprio Zezinho Cútolo foi indicado por ele, para dar a voz ao cabo Rusty, uma vez que ambos se conheciam da Rádio Bandeirantes.




** TENENTE RIP MASTERS **



Ainda na Gravasom, Ronaldo Baptista participou de outras dublagens: narrou as aberturas da série Quinta Dimensão e algumas aberturas da série Além da Imaginação, substituindo Magno Marino. Durante o período de existência da Gravasom, ficou claro que a dublagem necessitava melhorar os equipamentos e dar um novo "tempero" às interpretações, mesmo porque o volume de dublagens aumentava a cada dia.


Mário Audrá ao adquirir a Gravasom, necessitava de alguém que estivesse à frente de tudo e com muita experiência. Wolner Camargo, com uma vasta carreira brilhante em Rádio, foi indicado por Ronaldo Baptista e , assim, a AIC passa a ter o seu primeiro Diretor Artístico: Wolner Camargo.



A dublagem de As Aventuras de Rin-Tin-Tin, as quais se iniciaram na Gravasom, terminaram já como AIC. Mas, logo encerradas as gravações, surge um personagem para Ronaldo Baptista que o marcaria definitivamente para milhares de fãs: o almirante Nelson da série Viagem ao Fundo do Mar, dublando os 110 episódios que a série teve, durante 4 temporadas. Com esse personagem, percebemos a extraordinária qualidade de interpretação de Ronaldo Baptista, principalmente, nos episódios em que o personagem tem uma dupla personalidade, onde conflita o Bem e o Mal. Um trabalho admirável, que toda a sua experiência em Rádio lhe trouxe para a dublagem.

Uma curiosidade é que em 1967, ainda dublando o almirante, Ronaldo Baptista ganha o prêmio Governador do Estado de São Paulo, como melhor radioator do ano.




** ALMIRANTE NELSON: VOZ E INTERPRETAÇÃO PERFEITAS PARA O PERSONAGEM



A sua carreira é tão vasta, são tantos detalhes, seus desempenhos como: radialista, radioator, dublador, narrador de histórias infantis, comerciais, etc, que necessitaríamos de diversos capítulos para dividir a sua biografia profissional.
Assim, fizemos um pequeno resumo, o qual ainda está longe de tão profícua carreira:


** É a voz padrão da Capital AM. Mas gosta de lembrar é da narração das historinhas de Walt Disney. Entre as dublagens, fez a voz de Richard Boone, em alguns episódios da série "O Paladino do Oeste", no estúdio Ibrasom.


**Quando menino, Baptista queria ser escritor, fazia os diálogos dos balões das

fotonovelas e passou a desenhar histórias em quadrinhos. "Gostava de criar
personagens, super-heróis".


**Aos 16 anos, ele assinou seu primeiro contrato. Trabalhou na Rádio América. Depois foi para a Rádio Cultura. "Na época, era a mais ouvida, tinha orquestra."



**Na Rádio Bandeirantes foi comentarista de disco com Sargentelli.



**O garoto paulistano, do bairro de Santana, foi galã de novelas quando tinha 20

anos de idade. Antes de virar disc-jóquei na Rádio Bandeirantes, ganhou vários prêmios, como o Sabiá de Prata, como radioator.


**"Foram 20 anos de rádio-novelas. Para citar uma delas, "Morro dos Ventos

Uivantes", que fazia com que o horário das 22h da Bandeirantes fosse o mais ouvido de
São Paulo."


**No "Bom a Beça" (Bandeirantes), líder de audiência, recebia artistas, desde o Trio

Esperança até Orlando Silva. "Roberto Carlos divulgou seu primeiro
disco lá."


**Celso Teixeira, que era repórter musical do "Patrulha Bandeirantes", costumava

dizer que Baptista era a voz mais bonita do rádio.


**Ronaldo Batista foi comunicador da Record por dez anos. Lançou Adoniran Barbosa

no programa "História das Malocas".


**Dublou o tenente Rip Masters, o mocinho do "Rin Tin Tin"; dublou o Almirante

Harriman Nelson, Richard Basehart (famoso em Hollywood), dublou a voz de Tyrone
Power em todos os seus filmes. "Melodia Imortal", foi considerado o melhor
trabalho de dublagem.


** RONALDO BAPTISTA NA DÉCADA DE 1960 **



**REVENDO AS DUBLAGENS DE RONALDO BAPTISTA**

** Aqui, temos um episódio de As Aventuras de Rin-Tin-Tin, relembrando a voz de Ronaldo Baptista como o tenente Rip Masters:
video


**Trecho do episódio "O Sabotador" da 1ª temporada de Viagem ao Fundo do Mar: a voz inesquecível do Almirante Nelson**
video


**Neste outro vídeo, a fantástica dublagem realizada para o ator Tyrone Power no filme Melodia Imortal:
video


 **Ronaldo Baptista faleceu no dia 16 de janeiro de 2012, vítima de um ataque cardíaco, aos 78 anos de idade.


**Muito obrigado Ronaldo, pelo legado deixado para o Rádio e a Dublagem!!

**Sua voz continuará sempre a nos encantar !!!!


**Marco Antônio dos Santos**

1 comentários:

luiz antonio disse...

É o "cara". Brilhante, impossível assistir "viagem" sem a voz marcante do almirante Nelson.Sou grande fã dele .

Postar um comentário