8 de novembro de 2010

DUBLADOR EM FOCO (101): ARMANDO CASELLA



As informaçoes obtidas sobre a biografia profissional de Armando Casella foram frutos de alguns depoimentos de dubladores e também de radioatores, além dos pouquíssimos dados obtidos em registros sobre a história do Rádio no Brasil.

Armando Casella nasceu em São Paulo no dia 17 de agosto de 1939. 

 Já, no início da década de 1950, ainda adolescente, era aficcionado pelos programas de Rádio, os quais frequentava, mas a sua grande paixão eram as radionovelas. Por diversas vezes tentou ingressar, porém sua voz tinha uma característica muito especial,  não se adaptava a qualquer personagem. Seu tom de voz necessitava que surgisse um personagem específico, que o caracterizasse.

Segundo consta, por volta dos 18 ou 19 anos de idade, fez a sua primeira radionovela. Aqui, como frequentava diversas emissoras de rádio, certo dia soube que Olegário Passos (autor de radionovelas), estava necessitando de um radioator, que fizesse a voz de um homem muito velho e doente. A radionovela seria transmitida na Rádio América, antiga Rádio Kosmos. Lá se apresentou a Olegário Passos, o qual o contratou, pois o personagem participaria muito pouco, só nos primeiros capítulos, e já que Casella era estreante, sairia logo da história.
Entretanto, para a surpresa do autor e dos diretores da Rádio, o público se identificou de imediato com o personagem pela qualidade interpretativa e o personagem acabou morrendo somente no último capítulo.

Assim, Armando Casella começa a ser um nome conhecido e de destaque como radioator, tendo participado de dezenas de radionovelas em diversas Rádios: Record, Tupi e até a Rádio São Paulo, líder na produção de radionovelas entre o final da década de 1950 e início da de 1960.

Com o início da dublagem no Brasil, os radioatores foram muito procurados para a execução dessa nova arte que se apresentava. Armando Casella foi um dos nomes lembrados e iniciou dublando na Ibrasom, mas logo também ingressa na AIC, por volta de 1964, onde dublou muitos filmes (infelizmente, o áudio foi completamente perdido da grande maioria).

Mesmo tendo apenas 30 anos de idade, sua voz era perfeita para senhores e até para jovens também e sua interpretação era excelente. Na AIC, segundo nosso banco de dados, encontramos um personagem fixo que obteve na 1ª temporada da série Viagem ao Fundo do Mar: o marujo Clark, interpretado pelo ator Paul Carr.

**MARUJO CLARK NA SÉRIE VIAGEM AO FUNDO DO MAR**

 
No início de 1966, Armando Casella se transfere para o Rio de Janeiro. Não conseguimos identificar os motivos que o levaram a essa transferência. Alguns dizem que teria sido por problemas até de saúde, uma vez que Armando Casella possuía uma pequena diferença na altura de uma de suas pernas, o que o obrigava a utilizar uma muleta.

É no final da década de 1960, que novamente começam a surgir suas dublagens, mais especificamente pelo estúdio Herbert Richers, onde foi participando em séries de tv, desenhos e filmes, ativamente, durante a década de 1970. Um de seus trabalhos mais lembrados foi a dublagem do sr. Oleson,  interpretado pelo ator Richard Bull (dono do armazém), na série de tv Os Pioneiros.
Casella dublou o personagem nas duas primeiras temporadas, não retornando a dublá-lo após a greve de 1977/78.

**A 1ª VOZ DO Sr. OLESON NA SÉRIE OS PIONEIROS**

 
Ainda no estúdio Herbert Richers, já no início da década de 1980, foi a 1ª voz do personagem Mandíbula no desenho He-Man.

**MANDÍBULA NO DESENHO HE-MAN**

 
Novamente outra transferência de cidade por volta de 1983. Armando Casella retorna a São Paulo, onde fica por poucos anos. Em São Paulo participou do estúdio BKS dublando em diversos filmes ao lado novamente de dubladores já bem conhecidos da época da Ibrasom e, principalmente, da AIC.  Na década de 1980, o estúdio BKS dublou diversos filmes que haviam alcançado sucesso no cinema como "Em Algum Lugar do Passado" um dos quais participou.

Segundo dubladores, Armando Casella retornou para o Rio de Janeiro e para a dublagem em meados da década e ainda continuou participando do estúdio Herbert Richers, mas sua saúde estava um pouco comprometida vindo a falecer no ano de 1989 ou 1990, não conseguimos identificar com precisão a data. A causa de seu falecimento é atribuída a problemas cardíacos, que foram se manifestando no decorrer de alguns anos.

**Dublagens realizadas:

Alguns Filmes:

Em Algum Lugar do Passado
Adeus às Ilusões
Superman 1, 2 e 3
Jogo Sujo
O Dossiê de Odessa
Os Doze Condenados
O Outro Lado da Meia-Noite
O Espadachim de Zenda
A Máquina do Amor
Sob o Signo da Vingança
Vozes do Além
Contatos Imediatos do Terceiro Grau

Algumas Séries:

Viagem ao Fundo do Mar (1ª temporada)
Os Pioneiros
Mulher Maravilha
Os Waltons
Galáctica
Buck Rogers no Século XXV
Dallas


**Vamos relembrar a voz de Armando Cazella dublando o marujo Clark, no episódio "O Monstro Submarino" da 1ª temporada da série Viagem ao Fundo do Mar**
video


**Vamos relembrar o personagem Sr. Oleson na série Os Pioneiros.
 Neste trecho, ele dubla ao lado da saudosa Nelly Amaral**
video



**Marco Antônio dos Santos**

0 comentários:

Postar um comentário