13 de outubro de 2010

DUBLADOR EM FOCO (99): MARALISE TARTARINE



Maralise Tartarine iniciou a sua carreira como dubladora ainda bem jovem, com 19 anos, em meados de 1966 na AIC.
Sua voz aliada a sua interpretação, bem no início, deixaram um vasto campo para a dublagem de crianças e, sobretudo, adolescentes.

De imediato, foi aprovada para fazer a personagem Jemima, filha adolescente de Daniel Boone e ficou apenas na 1ª e 2ª temporadas.

 A partir da temporada seguinte, inexplicavelmente, a personagem desaparece, interpretada pela jovem atriz Veronica Cartwright.


** A VOZ DE JEMIMA BOONE **

Ainda na AIC, Maralise teve sempre oportunidades em diversas séries da década, sempre com as meninas e adolescentes. Suas participações estão nas séries: Perdidos no Espaço, Terra de Gigantes, Jornada nas Estrelas, A Feiticeira, etc... Seu outro personagem fixo viria na série A Noviça Voadora: Irmã Ana.



**A 1ª voz da Irmã Ana na série "A Noviça Voadora"**

Sua grande oportunidade veio ao ganhar a dublagem da atriz Fay Wray, a heroína do filme King Kong, na sua primeira versão produzida em 1933. Realmente, um excelente desempenho de Maralise ao lado de Garcia Neto, Francisco José e outros. Os gritos da heroína nas mãos do gorila gigante ficaram marcantes e ajudaram a dar todo o tom soturno do filme.



** A HEROÍNA DO FILME KING KONG (1933): DUBLAGEM EXCELENTE **

Ainda na AIC, outro grande momento foi a dublagem da atriz Mary Badham, no filme "O Sol é para Todos", onde dubla a filha de Gregory Peck que também narra a história. Uma dublagem exemplar ao lado de Luiz Pini e Zezinho Cútolo.


**Dublagem extraordinária no filme "O Sol é para Todos"**

Com a crise financeira se instalando na AIC, Maralise se transfere para o Rio de Janeiro no início da década de 1970. Participando de alguns estúdios fez diversas dublagens que ficaram na memória de todos, retornando para São Paulo já no início da década de 1990 também efetuou grandes dublagens em desenhos japoneses.


Durante o período em que esteve entre Rio de Janeiro e São Paulo poderíamos citar centenas de atuações importantes, assim aqui relacionamos algumas:


Rota em Carangos e Motocas, Bolha em Tutubarão, Gilda em Capitão Caverna e As Panterinhas e em Os Ho-Ho Olímpicos, além disso substituiu Patricia Scalvi com a personagem Shina de Cobra no desenho Os Cavaleiros do Zodíaco (na dublagem de 1994/ 95, na Gota Mágica, e depois fez a personagem desde o primeiro capítulo na redublagem de 2003, na Álamo), Priscila em Guerreiras Mágicas de Rayearth, Mimmet em Sailor Moon S."


Betty Boop nos episódios dublados na Televox, Princesa Safire nos ultimos episódios dublados na Televox de A Princesa e o Cavaleiro, Pan Velha em Dragon Ball Gt, Princesa Aurora em Grump - o Feiticeiro Trapalhão, a segunda voz da Olívia Palito nos desenhos do Popeye dublados na CineCastro na década de 1960, os mesmos foram redublados na década de 1970 pela Herbert Richers, Betty Rubble em Os Flintstones nos Anos Dourados, Sheeva em Mortal Kombat - Os Defensores do Reino, Bolha em Tutubarão, entre outros.




** A VOZ DE BETY ROUBLE EM OS FLINTSTONES NOS ANOS DOURADOS


Maralise Tartarine dublando filmes foi, sem dúvida alguma, sua área de maior atuação: dublou Linda Nordley interpretada por Grace Kelly em Mogambo, Senhora Stark interpretada por Mary Tyler Moore em Quem Não Cola Não Sai da Escola, Barbara Thomas interpretada por Jacqueline Bisset em Caça Às Bruxas (1999), Effie Perine interpretada por Lee Patrick em O Falcão Maltês, Dona Maria interpretada por Brenda Marshall em O Gavião do Mar, Marian interpretada por Uma Thurman em Robin Hood - O Herói dos Ladrões, Rosalie interpretada por Jami Gertz em A Primeira Transa de Jonathan.


Peg Boggs interpretada por Dianne Wiest em Edwards Mãos de Tesoura, Sara Kinsey interpretada por Veronica Cartwright em Kinsey - Vamos Falar de Sexo, Sindel interpretada por Musetta Vander em Mortal Kombat - Aniquilação, alem das atrizes Diane Keaton em Casamento Em Dose Dupla, Presente de Grego e Tudo em Família (2005), Meg Ryan em Mais Forte Que o Odio e Top Gun - Ases Indomáveis, Karen Allen em Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida e Os Fantasmas Contra Atacam, Mary Steenburgen em A Arca de Noé, A Terra do Sol e Filadélfia Kathleen Turner em A Jóia do Nilo em Tudo Por Uma Esmeralda.


Uma de suas dublagens mais lembradas é a da atriz Farrah Facewt na série "As Panteras" no final da década de 1970.

Juntamente com Sumára Louise e Ângela Bonatti dublaram o primeiro trio de panteras da série.



 Uma extensa carreira, com méritos, cujos primeiros passos se iniciaram na lendária AIC.


Maralise Tartarine faleceu no dia 30 de novembro de 2014, aos 67 anos, em decorrência de complicações de um AVC que sofreu cerca de seis meses antes.



** Relembrando a sua participação na série Daniel Boone, como Jemima, ao lado aqui de Marcelo Gastaldi, Olney Cazarré e Áurea Maria: um grande momento na AIC.



**Maralise Tartarine, neste episódio da série Terra de Gigantes, dubla uma menina tirana que deseja liquidar com os pequeninos.**


** Fonte de Pesquisa:  Arquivo Pessoal **



** Marco Antônio dos Santos **

0 comentários:

Postar um comentário