11 de outubro de 2010

DUBLADOR EM FOCO (98): ORLANDO VIGGIANI


Orlando Viggiani começou a dublar ainda muito jovem, no início da década de 1960 na AIC. Seu grande sucesso, até hoje, é a voz de Elroy Jetson, um trabalho bem realizado pelo então jovem dublador.

** ELROY JETSON: SEU PRIMEIRO GRANDE SUCESSO **


Continuou na AIC por muitos anos e, com o passar do tempo, foi sendo escalado, para dublar adolescentes. Sua voz e interpretação era bem adequadas.
Orlando Viggiani participou de praticamente quase todas as séris clássicas da década: Daniel Boone, Lancer, Terra de Gigantes, A Feiticeira, etc.


Obteve dois personagens fixos nessa época: na série Os Monkeeys, dublou o personagem Mike e em A Família Dó-Ré-Mi o ator David Cassidy. Orlando Viggiani ficou por muito tempo na AIC, praticamente dez anos, chegando ainda a dublar desenhos já da década de 1970.

** A VOZ DE DAVID CASSIDY NA SÉRIE A FAMÍLIA DÓ-RÉ-MI: UM DE SEUS TRABALHOS PREFERIDOS **


Com o encerramento da AIC e sua aptidão para vozes infantis e de adolescentes, encontrou um grande mercado de trabalho em diversos estúdios para desenhos, séries de tv, filmes e animes.


 Assim, esteve na BKS, e passou por todas as principais empresas de dublagem de São Paulo como Mastersound, Álamo, Maga, Megasom, Sc, Sigma, Vox Mundi, entre outras. Orlando Viggiani tambem é diretor de dublagem tendo dirigido em várias casas, atualmente dirige na Vox Mundi, onde tambem dubla eventualmente.


Entre seus trabalhos como dublador, Orlando Viggiani ficou conhecido em: Rufus em Pedra dos Sonhos, Marty Mc Fly em De Volta Para o Futuro - Série Animada, Ryu em Street Fighter II V, Street Fighter II - O Filme e na versão americana de Street Fighter, sem dúvida esse é um de seus personagens mais conhecidos, tambem fez George Jetson nos remakes realizados na décade de 1980 de Os Jetsons e no longa-metragem Os Jetsons e Os Flintstones Se Encontram, Bam Bam no longa-metragem Os Flintstones - I Yabba Dabba Do, Caco em O Natal dos Muppets e a segunda voz em O Show dos Muppets.

Louis Tully em Os Caça Fantasmas, Gregory em Dragon Ball Z, Campeão na primeira dublagem de Ursinhos Carinhosos, Franjinha no longa-metragem As Aventuras da Turma da Mônica, Robin no longa-metragem Batman & Mr. Freeze - Subzero, Jonny Quest na versão da década de 1980 de Jonny Quest, Rattrap em Beast Wars, Digimon de Pedra em Digimon Frontier, Zaz em Guerreiras Mágicas de Rayearth, Albion de Cefeus e o Mestre do Shun na segunda dublagem de Os Cavaleiros do Zodíaco, foi a voz do Mickey Mouse nos anos 80 e começo de 90 e no longa-metragem Pateta - O Filme, entre outros.


Em filmes fez Karsh interpretado por Pat Kelly em Twitches - As Bruxinhas Gêmeas e Twitches - As Bruxinhas Gêmeas 2, Paul McAnn interpretado por Andrew Stevens em Dez Minutos Para Morrer, Ritchie Valens interpretado por Lou Diamond Philips em La Bamba, Waldo Aloysius Johnston III interpretado por Blake McIver Ewing na primeira dublagem de Os Batutinhas, L.w. Lo interpretado por Emil Chau em O Grande Desafio, Louis Tully interpretado por Rick Moranis em Os Caça Fantasmas e Os Caça Fantasmas II, Kruger interpretado por Langley Kirkwood em O Mercenário, Parker Lewis interpretado por Corin Nemec em Parker Lewis.

 
Joshua Baskin interpretado por Tom Hanks em Quero Ser Grande, Ryu interpretado por Byron Mann Street Fighter II - A Última Batalha, Luigi Mario interpretado por John Leguizamo em Super Mario Bros - O Filme, além dos atores Keanu Reeves em Drácula de Bram Stoker e na segunda dublagem de Matrix, Matthew Broderick na segunda dublagem de Conte Comigo, Godzilla e Metido Em Encrencas, Robert Downey Jr. em Air America - Loucos Pelo Perigo e a primeira dublagem de Mulher Nota 1000, Michael J. Fox em Aprendiz de Feiticeiro, a primeira dublagem de De Volta Para o Futuro, De Volta Para o Futuro 2 e De Volta Para o Futuro 3, a segunda dublagem de Marte Ataca!, Meu Querido Presidente e a segunda dublagem de O Segredo do Meu Sucesso, entre outros.

** A VOZ DE JONNY QUEST NA VERSÃO DA DÉCADA DE 1980 **


Em séries fez Kid interpretado por Nicholas Celozzi em Esquadrão Classe A, Moses Hernandez interpretado por Juan García em The Shield - Acima da Lei, Edu Malvin interpretado por Eddie Deezen na primeira dublagem de Punky, a Levada da Breca, Keith Douglas Partridge interpretado por David Cassidy em Família Dó-Ré-Mi, Oficial Shinya Takeda / Jupiter interpretado por Yuki Yoshida em Cybercops, Os Policias do Futuro, entre outros.

Atualmente, Orlando Viggiani se dedica mais à direção de dublagem.

Um profissional da voz com muita experiência que até hoje contribui para a qualidade na dublagem brasileira, mais um nome que frequentou a grande "escola" AIC e que soube de maneira exemplar prosseguir a carreira na dublagem.


**Aqui, temos um vídeo do primeiro grande sucesso de Orlando Viggiani na AIC: Elroy Jetson, ao lado de Raymundo Duprat (George) e Isaura Gomes (Jane) e Amaury Costa (Astro)**



** Aqui, um vídeo raro, no qual Orlando Viggiani dubla o ator David Cassidy na série A Família Dó-Ré-Mi**



**Marco Antônio dos Santos**

1 comentários:

Wil disse...

Tava aqui fuçando o blog , que há não muito encontrei e me maravilhei , e por acaso fico sabendo o nome do dublador , que também há não muito fiquei sabendo que é o dublador de Michael J Fox em De Volta Para o Futuro . Aliás , voz dele é tão familiar e imediatamente nos sugere o referido ator , pelo menos quem cresceu assistindo o referido filme .

Bom ficar sabendo que a participação na dublagem de Família Dó-Ré-Mi , está na trajetória do dublador em questão . Espero ainda poder ter acesso a mais de suas atuações assim como acesso a série completa e conferir nela mais de sua marcante dublagem .

Postar um comentário