8 de outubro de 2010

DUBLADOR EM FOCO (97): RODNEY GOMES




Rodney Gomes nasceu na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo, em 03 de agosto de 1936. Sempre, desde adolescente, procurou programas de rádio já na cidade de São Paulo, mas acabou se transferindo para o Rio de Janeiro, onde encontrou trabalho na antiga Rádio Tupi.

Nessa época, já com mais de 20 anos de idade, fazia algumas pontas nos antigos teleteatros da TV Tupi do Rio de Janeiro, chegando a contracenar com atores já consagrados do Teatro, que traziam as suas experiências para a televisão, ainda muito artesanal.



** Bonanza: a única voz de Little Joe nos três estúdios **

Bem no início da década de 1960, a extinta TV Tupi, trouxe a série Bonanza, a qual estava líder de audiência nos Estados Unidos. No Brasil, a dublagem ainda engatinhava, mas o aconselharam a fazer um teste no estúdio Peri Filmes. De imediato, Rodney Gomes apresentou uma grande intimidade com o microfone e com a interpretação para a dublagem. A série era dirigida pelo experiente Ribeiro Santos, que também dublava o patriarca da família.

 Assim, Rodney Gomes ficou com o personagem Little Joe, interpretado por Michael Landon. Conforme, nos declarou em conversa por telefone, o estúdio era muito pequeno e abafado, mas todos estavam começando a fazer algo novo para a televisão. Segundo ele, foram dubladas as três primeiras temporadas de Bonanza nesse estúdio, já extinto ainda na mesma década.

Daí em diante, sua vida artística se alterou profundamente e a dublagem acabou sendo o seu grande rumo. A cidade de São Paulo, naquela época, era o grande centro das atividades artísticas para a televisão e Rodney Gomes percebeu que a AIC era o estúdio que concentrava o maior volume de trabalho para as dublagens. Estando já em São Paulo, já tendo experiência em dublagem, foi procurar trabalho na AIC, onde estavam fazendo os testes para iniciar a dublagem da série Batman.


 Sua voz, sua característica bem peculiar que deu a Robin, fizeram com que ganhasse o personagem e com criatividade foi colocando o jargão conhecido de Robin: "Santo relógio Batman", combinando sempre a palavra santo com alguma frase.

** Robin: a inesquecível dublagem de Rodney Gomes **

Após a dublagem de Batman, surge novamente a oportunidade de dublar Little Joe, pois a TV Tupi havia adquirido mais duas temporadas de Bonanza e, desta feita, a dublagem foi realizada pela AIC. Como já havia dublado alguns anos antes o personagem, Rodney Gomes ficou escalado de imediato para o dublar. Também dublou o ator Ryan O'Neal, substituindo Osmar Prado, na série A Caldeira do Diabo (Peyton Place).

Voltando ao Rio de Janeiro, Rodney esteve presente em diversos estúdios , também como diretor de dublagem: Peri Filmes (onde novamente dublou  Little Joe, numa temporada dublada por este estúdio), Telecine, Tecnisom e, principalmente Herbert Richers, no qual ficou muito conhecido ao dublar o personagem A Formiga Atômica, um desenho clássico de Hanna Barbera. Retornou, no início da década de 1970 à AIC e participou da série Glen Ford é a Lei, dublando o ator Taylor Lacher (Arlo Pritchard).


Também ficou com a dublagem de Roddy MacDowall em três filmes da saga O Planeta dos Macacos, o que gerou o convite para dublá-lo novamente na série de tv O Planeta dos Macacos, já com o personagem Gallen.


Com uma carreira de mais de 30 anos dedicados à dublagem participou de diversos desenhos, filmes e série de tv, como a primeira e mais marcante voz de Robin em Super Amigos novamente usando aqueles bordões usados com Burt Ward na serie Batman. Dublou muito para as produções Disney e teve um personagem fixo no filme e na série Aladdin: o papagaio abusado e falastrão Iago.


** A Formiga Atômica: uma dublagem perfeita **

Rodney Gomes faleceu no dia 15 de setembro de 2006, vítima de complicações de diabetes, deixando um extenso e profícuo legado na dublagem brasileira.

** Algumas dublagens realizadas:


- Chuck em Shazzan.

- Robin (primeira voz) em Super-Amigos.
- Robin em Batman (Dos Estúdios Filmation).
- Greg em O Vale dos Dinossauros.
- Iago em Aladdin (Longa-Metragem), Aladdin - O Retorno de Jafar (Longa-Metragem), Aladdin e Os 40 Ladrões (Longa-Metragem), Os Vilões da Disney (Longa-Metragem), Aladdin (Série Animada) e O Point do Mickey.
- Yoda em Star Wars - A Vingança dos Sith e Star Wars (Trilogia Nova).
- Rock Brita / Pedregulho em Os Flintstones Nos Anos Dourados.
- CatDog em CatDog.
- Darwin em Os Thornberrys.
- Cameron Frye (Alan Ruck) em Curtindo a Vida Adoidado.
- Abílio em Bernardo e Bianca na Terra dos Cangurus.
- Emil Antonowsky em Robocop - O Policial do Futuro.
- Jack Tripper (segunda voz) em Um é Pouco - Dois é Bom - Três é Demais.
- Bud Elder (Michael Anderson Jr.) em Os Filhos de Katie Elder.
- Pedro e Lucas em A Pequena Sereia (Longa-Metragem).
- Emil Antonowsky (Paul McCrane) em Robocop - O Policial do Futuro.
- Grifo em Hercules - Série Animada.
- Yoda (Frank Oz) em Star Wars - Episódio III - A Vingança Dos Sith.
- Jonathan (Doug McKeon) em A Primeira Transa de Jonathan.
- Fagin em Oliver e Sua Turma.
- Tigre em Um Conto Americano: Fievel Vai Para o Oeste (Longa-Metragem).
- Piloto (Carl Reindel) em Os Pára-Quedistas Estão Chegando.
- Peter Lorre em Casablanca e O Falcão Maltês.
- Freddie (Denis Green) em O Médico e o Monstro.
- Franck Eggelhoffer (Martin Short) - O Pai da Noiva.
- Rodinha em Carangos e Motocas.
- Edward Simmons "Eddie" (Steve Guttenberg) em Quando os Jovens Se Tornam Adultos.
- Rodney (Chris Rock) em Doutor Dolittle.


** Para relembrarmos Rodney Gomes dublando Robin**



**EPISÓDIO: "PINGUIM, O CANDIDATO"
video



**EPISÓDIO: "PINGUIM, O EX-CANDIDATO"
video


**Neste vídeo, um episódio da série Bonanza, no qual Rodney Gomes dublou o ator Michael Landon , também nas temporadas dubladas pela AIC**




** Marco Antônio dos Santos *

0 comentários:

Postar um comentário