16 de outubro de 2010

CONVERSANDO SOBRE ÁUREA MARIA


ESCLARECIMENTO: Fomos procurados por Claudia Mendes, sobrinha da inesquecível dubladora Áurea Maria, a qual se propôs a nos auxiliar com muito mais informações sobre sua tia. Curiosamente, Áurea Maria era o seu nome artístico, na realidade seu verdadeiro nome era Maria Áurea Mendes, mas o mais incrível é a sua cunhada, mãe de Cláudia, se chamar Áurea Maria Mendes, a qual é casada com o irmão mais velho da dubladora: Oswaldo.
Segundo informações de sua sobrinha, sua avó Noêmia teve 4 filhos sendo:
1) Oswaldo (seu pai).
2) Maria Áurea. (a nossa dubladora).
3) Orlando.
4) Otávio.


"Não sei exatamente quando, mas se não me engano, antes mesmo do caçula (Otávio) nascer, meus avós adotaram uma menina chamada Nice. A Tia Nice, que foi minha madrinha faleceu esse ano, no final de março. Tio Orlando também já é falecido.


A tia Áurea e o meu pai eram muito próximos, por terem uma pequena diferença de idade. Na infância estavam sempre juntos.

Tia Áurea sempre se dedicou muito a mãe e a irmã, essa irmã era a tia Nice. O tio Otávio, que é o caçula também era "cuidado" pela tia Áurea. Meus avós haviam se separado e ela se tornou responsável pela mãe e pelos irmãos menores.

Meus pais já estavam casados nessa época." (Claudia Mendes)

Pela grande amizade que uniu a nossa dubladora a sua cunhada Áurea Mendes (mãe de Claudia), esta nos escreveu um depoimento sobre a nossa inesquecível profissional da voz que tantos personagens dublou na AIC, os quais encantaram gerações e possuem muitos fãs!!


**O TEXTO DE ÁUREA MENDES**


"É sempre um prazer falar da Áurea, eu a conheci exatamente em julho de 1962. A Áurea respirava e transmitia alegria e felicidade, sempre muito linda e sorridente foi assim que conheci. Tínhamos na época 15 anos.

A Áurea nasceu em Guaraçaí, uma cidade do interior de São Paulo, no dia 03 de julho de 1947. Seu nome Maria Áurea foi em homenagem as suas avós. Eram em 04 irmãos, sendo a Áurea a segunda filha.


Áurea começou a trabalhar muito cedo, aos 13 anos participou de uma seleção da Rádio São Paulo, e passou. Começou a trabalhar como radio-atriz. Logo se destacando junto com atores de grandes nomes como: Gilmara Sanches, Elaine Cristina, Ézio Ramos e outros.

Acho que soava melhor Áurea Maria como atriz, por isso a mudança do nome.
Áurea tinha muitos planos para sua vida profissional, foi considerada umas das melhores vozes da época na dublagem.


Trabalhou durante alguns anos na TV Cultura fazendo a moça do tempo, nessa época fazia um programa na Rádio Bandeirantes de São Paulo da 00:00 as 02:00hs! O nome do programa era É NOITE, E TUDO SE SABE.
Aos domingos fazia um programa, não tenho certeza, da rádio se Bandeirantes ou Joven Pan, precisaria pesquisar. Esse programa ia ao ar das 10:00 ao 12:00hs, chamava -se UM HOMEM UMA MULHER E UMA PARADA. Seu parceiro de programa era Antonio Delfior.

A familia sempre a apoiou e sentia muito orgulho.
Quanto aos comentários dela sobre seu trabalho na dublagem ou do próprio programa, sempre se dizia feliz.
O seu programa da rádio Bandeirantes terminou no final da década de 1970.
No inicio da década de 1980, ela já estava fora do Rádio, somente fazia dublagem.



A Áurea não se casou e nem teve filhos. Costumava dizer que seus sobrinhos eram seus filhos, aliás que ela os amava muito e eles a ela.
Faleceu no dia 07 de dezembro de 1987. Sua causa: morte por insuficiência respiratória, ela estava resfriada e teve complicações.

Áurea era uma pessoa muito feliz, gostava muito do que fazia, respeitava seus colegas, amava a família e amigos. Era uma verdadeira estrela.
E tenho certeza que continua sendo, porque as estrelas nunca morrem. Se ela estivesse aqui presente, estaria muito feliz no seio da família e rodeada de amigos. Ela sempre gostou de ser o centro das atenções, portanto estava na profissão certa, nasceu para isso."

Agradeço o carinho de todos, pela minha cunhada Áurea Maria !!"
Um abraço
Áurea Mendes.



**Áurea Maria dublando Judy na 3ª temporada de Perdidos no Espaço**
video




** AGRADECEMOS A CLAUDIA MENDES E A ÁUREA MENDES PELA EXTRAORDINÁRIA CONTRIBUIÇÃO !!!



TODOS OS FÃS AGRADECEM !!


** Marco Antônio dos Santos **

4 comentários:

Arquimedes Estrázulas Pires disse...

Deus, obrigado pela capacidade que que nos Dá, de lembrar! Lembrar de coisas, lugares, situações e... de pessoas importantes que - durante algum tempo, não importa quanto - caminharam conosco pelas estradas do tempo.
Obrigado por permitir à minha velha memória, sintonizar, através das fotos postadas aqui pelo meu amigo Marco Antônio, a personalidade marcante e as lembranças bonitas, de momentos extraordinariamente felizes que passei ao lada da minha inesquecível amiga e companheira de dublagem, Áurea Maria, a mais linda Rebeca Boone que a TV já mostrou ao mundo.
Obrigado, meu Deus, por haver Permitido aquela tão importante caminhada pelas estradas onde Áurea Maria caminhou comigo.
Que esta lembrança em forma de oração possa também alcançar o Coração de Áurea Maria, onde ela estiver, e fazer que sinta, com toda a força cósmica, a certeza de haver sido amada; não só pelos seus familiares, que a amaram muito e ainda amam, mas por todos os demais, amigos e companheiros de trabalho e jornada que, como eu, aprenderam com ela... um pouco mais.

Paulo Néry disse...

Saudações a equipe deste blog.

Primeiro, gostaria de parabenizar por este resgate, e vim a conhecer este espaço ao fazer uma pesquisa sobre Montgomery Clift. Não sabem a emoção que sinto ao ler as matérias e a recordar grandes profissionais da dublagem, que incorporaram com tanto AMOR os maiores astros das telas. Sem dúvida vcs são o máximo e merecem todas as homenagens.

Ká coloquei este link no meu blog de artigos. Grande abraço

FILMES ANTIGOS CLUB ARTIGOS

http://articlesfilmesantigosclub.blogspot.com.

Dalu de Azevedo disse...

Estou muito comovida, pois a Aurea Maria era minha prima. Fui muitas vezes com ela ao trabalho e conheci muitos astros. Sinto muito a falta dela!!! Obrigado à todos por lembrarem dela.

José Carlos Roca disse...

Sinto muitas saudades das madrugadas ouvindo a bela voz de Áurea Maria dizendo é noite e tudo se sabe com a introdução da lindíssima música SUMMER OF '42 Peter Nero, que fazia a gente viajar para algum lugar que não sabíamos onde era, se misturando com nossos sonhos, já que naquela hora não controlávamos a vontade de dormir com o desejo de ouvir lindas músicas apresentadas pela maravilhosa Áurea Maria.

Postar um comentário