8 de agosto de 2010

ENTREVISTA COM HUGO DE AQUINO JÚNIOR




1 - Quais profissões você exerceu antes de ingressar na AIC ?
R: Quando entrei para a AIC, em 1966, ainda não havia trabalhado; somente estudava.
2 - Quais os caminhos que te levaram para os estúdios da AIC ?
R: Conhecíamos um funcionário do escritório da AIC, Sr. Eugênio, que achava legal a minha voz e achou que eu deveria fazer um teste.

3 - Você efetuou algum teste para dublar ? Você se recorda como foi ?

R: Foi marcada uma data e eu, tenso, entrei num dos estúdios, ensaiei várias vezes até criar coragem e...pronto! Havia feito a minha primeira dublagem para a tv.

4 - A sua voz sempre foi perfeita para dublar galãs, heróis e também personagens durões, truculentos e até vilões. Quais dublagens te realizavam mais como profissional da voz ?

R: De modo geral todas as dublagens me realizavam, pois eram sempre um desafio em termos de interpretação, dicção, colocação de voz e sincronismo. Era muito gostoso também dublar desenhos animados, pois em alguns tinha que usar do recurso de falsete para adequar a voz!

5 - Pesquisando em nosso arquivo pessoal, encontramos personagens dublados por você em episódios da série Os 3 Patetas, talvez uma de suas primeiras dublagens na AIC. Como era dublar essa comédia clássica ao lado de Borges de Barros, Hélio Porto, Samuel Lobo e José de Freitas ?

R: Era muita responsabilidade para mim estar ao lado de verdadeiras feras da dublagem, porém o clima de descontração era grande e depois de algum tempo não havia mais problema. O entrosamento foi grande.

6 - A sua voz, conforme disse anteriormente, se adaptava bem a diversos personagens. Assim, você teve uma presença constante nas séries de tv da época, desenhos e filmes. Você se recorda de algum fato curioso ou engraçado durante as gravações ?

R: Uma das coisas engraçadas era quando alguém entrava no estúdio inadvertidamente sem observar o aviso luminoso de "gravando" na porta, e lá ia por água abaixo a gravação de um anel muitas vezes dificílimo com astros de primeira linha!! Mas tudo acontecia numa boa.

7 - A série Shane foi bem curta, apenas 17 episódios, na qual estrelava o ator David Caradine. Foi o seu único personagem fixo em séries de tv ?


R: Além de Shane, era fixo na série Os Campeões, desenhos animados e também dublei durante algum tempo o ator Pernell Roberts.




** A VOZ DE DAVID CARADINE NA SÉRIE SHANE **


8 - Você esteve presente na AIC de 1966 a 1971, ou seja, você participou do seu apogeu e saiu quando já se iniciava a crise, a qual encerraria as atividades do estúdio em 1976. O que representa para você ter participado durante esses anos da AIC ?

R: Uma maravilhosa experiência profissional da qual me sinto orgulhoso em ter feito parte, porque não dizer, da mais importante empresa de dublagem que já existiu!

9 - Do que você sente saudades do período da AIC ?

R: Das amizades que cultivei e das pessoas inesquecíveis que conheci.



**DÉCADA DE 1970**


10 - Além da dublagem, antes de ingressar no IPEM, você participou de outra atividade artística ?

R: Fiz locução de comerciais para a tv e também participei do conjunto "Os Iguais" do saudoso Gastaldi, na era pós Antonio Marcos.

11 - Como o Hugo de Aquino Júnior, que assiste a filmes e séries dublados atualmente, compara com a dublagem realizada na década de 1960 ?

R: Em alguns filmes o que eu observo é a incompatibilidade da voz selecionada para determinado ator, além de sérios problemas de falta de sincronismo. Em minha época as vozes eram escolhidas com muito rigor, inclusive com a presença do representante da distribuidora do filme. Hoje não sei como é, pois estou afastado da atividade.

12 - A AIC deixou muitos fãs até hoje da dublagem realizada. Sua voz está eternizada em dvds de algumas séries. Deixe uma mensagem para esses fãs que até hoje admiram o teu desempenho na dublagem.

R: Só tenho que agradecer pelo carinho, inclusive o seu, Marco Antônio, por esta oportunidade tão gratificante !Um grande abraço a todos, Hugo.




**AQUI, TEMOS UM VÍDEO DA SÉRIE SHANE, NO QUAL HUGO DE AQUINO JÚNIOR DUBLOU O PROTAGONISTA DA SÉRIE, INTERPRETADO PELO ATOR DAVID CARADINE. UMA DUBLAGEM REALIZADA EM 1967:

video


** AQUI, TEMOS A VOZ DE HUGO DE AQUINO JÚNIOR NA SÉRIE VIAGEM AO FUNDO DO MAR, NESTE VÍDEO ELE REALIZA A DUBLAGEM DO PERSONAGEM DR. MASON, O QUAL É BALEADO PELO ALMIRANTE NELSON:

video


*** AGRADECEMOS A HUGO DE AQUINO JÚNIOR POR ESTE DEPOIMENTO, PARA MAIS UM REGISTRO SOBRE A AIC ***



** Marco Antônio dos Santos **

0 comentários:

Postar um comentário