12 de agosto de 2010

DUBLAGEM INESQUECÍVEL (04): BIG VALLEY




Big Valley era o nome de uma série de TV do gênero western criado por A.I. Bezerrides e Louis F. Edelman, produzido por Levy-Gardner-Laven e Four Star Television, com músicas temas compostas por George Duning. A série foi apresentada originalmente nos Estados Unidos, pela rede ABC, entre 15 de setembro de 1965 a 19 de maio de 1969, num total de 112 episódios em 4 temporadas.


A trama era centrada por volta de 1878, na fazenda Hill Ranch, que ficava localizada em California's San Joaquim Valley, próximo a cidade de Stockton e narrava os acontecimentos vividos pela família Barkley, na expansão de suas terras, defrontando com problemas relacionados a gado, minas, disputas de terras, ladrões, doenças, entre outros.


Após a morte de seu marido, Victoria Barkley assume o comando da fazenda com suas mãos firmes e se torna a poderosa matriarca da família. Através de seu esforço e perseverança torna-se uma rica fazendeira da Califórnia, com a ajuda de seus filhos.




O mais velho chamava Jarod Thomas Barkley, muito inteligente e o mais tranquilo dos filhos. Como um bom advogado preferia sempre resolver as disputas ou problemas através da lei. Já seu irmão, Nick Barkley, era um jovem impetuoso e um notório brigão, adorava se meter em brigas em encrencas, chegando muitas vezes até a lutar com seus irmãos.


Ele era muito famoso por usar coletes de couro e um chapeu bem grande. Audra Barkley era a única filha de Victoria. Era bonita, solteira e tinha o temperamento muito parecido com a de sua mãe, por isso mesmo difícil de se lidar com ela. Uma mulher que frequentemente se envolvia em diversos assuntos com muita ousadia.


Além dos três, havia também um filho ilegítimo de seu marido com outra mulher. Ele se chamava Heath e nos primeiros episódios não tinha grande aceitação da família, principalmente de Nick, mas com o passar dos episódios ele vai ganhando a confiança de todos e se torna até o melhor amigo dele.





Havia também o filho mais novo da família chamado Eugene Barkley, interpretado por Charles Briles. Era um estudante de medicina, não morava na fazenda e estudava em Berkeley e somente apareceu esporadicamente em aproximadamente cinco episódios da primeira temporada e depois desapareceu, mas ele era mencionado de vez em quando. O elenco regular também contava com Napoleon Whiting que interpretava Sila, o mordomo da fazenda.


A série também marcou o início de carreira de Linda Evans e Lee Majors, que depois ficariam famosos por outras séries. Lee Majors, por exemplo, ficou mundialmente famoso pela suas atuações em "O Homem de Seis Milhões de Dólares" e "Duro na Queda" e Linda Evans por sua participação em "Dinastia".

Alguns anos depois do encerramento da série, Richard Long que interpretou Jarrod Barkley morreu em 1974 e Barbara Stanwyck em 1990 por problemas cardíacos. No Brasil, a série fez grande sucesso ao lado de outros westerns como Bonanza, O Homem de Virgínia , Lancer, James West entre outros.



**BIG VALLEY NO BRASIL**


A série estreou em 4 de julho de 1966 pela extinta TV Excelsior, em horário nobre, semanalmente. A dublagem realizada foi mais uma obra primorosa da AIC. Há um fato curioso: os registros sonoros que ainda restam demonstram episódios da 1ª, 3ª e 4ª temporadas, o que nos leva a crer que a 2ª temporada jamais foi exibida no Brasil. Provavelmente, a TV Excelsior não adquiriu os direitos de exibição dessa temporada.

Outro fato curioso da dublagem: a 1ª e 2ª temporadas (dubladas, provavelmente, no biênio 1966/67), apresenta um elenco de dubladores, os quais quase todos foram substituídos na 3ª e 4ª temporadas, devido ao fato de terem saído da AIC durante o período em que a 3ª temporada ainda não havia sido dublada.

Big Valley foi um enorme sucesso de audiência e, após o encerramento das atividades da TV Excelsior, ainda percorreu outras emissoras durante a década de 1970. Em 1970/71 esteve na TV Bandeirantes. Depois seguiu para a TV Record em 1973/74 e, finalmente, em 1976/77 foi uma das séries da programação da nova emisssora que estreava no Rio de Janeiro: TV S, atual SBT.


Desde a década de 1980 desapareceu das emissoras de tv, assim, não temos idéia se a dublagem ainda sobreviveu. Atualmente, alguns colecionadores possuem filmes telecinados de episódios avulsos. Big Valley foi lançado em DVD nos Estados Unidos, mas aqui no Brasil, temos quase absoluta certeza de que jamais estará disponível.




**ELENCO E DUBLADORES (INCLUINDO AS ALTERAÇÕES DE VOZES)**

*Bárbara Stanwyck (Victoria Brakley) - GESSY FONSECA(1ª voz) e
 LÍRIA MARÇAL (2ª voz).

*Richard Long como Jarrod Barkley - dublado sempre por WILSON RIBEIRO.

*Peter Breck como Nick Barkley- NEVILLE GEORGE (1ª voz) - ARY DE TOLEDO (2ª voz) e
 LUIZ PINI (3ª voz).

*Linda Evans (Audra Barkley) - MARIA CRISTINA CAMARGO (1ª voz) e
  ÁUREA MARIA (2ª voz)

*Lee Majors como Heath Barkley- DÊNIS CARVALHO(1ª voz) e
 CARLOS CAMPANILE (2ªvoz).

*Charles Briles como Eugene Barkley- dublado por NELSON BATISTA.

*Narrador da Abertura: IBRAHIM BARCHINI (1ª e 2ª temporadas) e
 CARLOS ALBERTO VACCARI (3ª e 4ªtemp.).


**Aqui, um episódio da 1ª temporada de Big Valley**

**PARTE 1**
video


**PARTE 2**
video


** FONTES DE PESQUISA:

**SITE TV SINOPSE E ARQUIVO PESSOAL**


**Marco Antônio dos Santos**

0 comentários:

Postar um comentário