5 de agosto de 2010

A DUBLAGEM DO FILME "OS PÁSSAROS"


Em São Francisco, quando a bela Melanie Daniels entra na "Davidson's Pet Shop", uma loja especializada em pássaros, conhece Mitch Brenner, um advogado solteiro que está à procura de um presente para sua irmã, Cathy.  Sentindo-se interessada por ele, na saída anota a placa de seu carro e descobre seu endereço.



No dia seguinte, sábado, ela vai até o apartamento dele, levando um casal de passarinhos, do tipo que ele procurara na véspera.  Ao saber, pelos vizinhos, que ele costuma passar os fins-de-semana em Bodega Bay, um balneário ao norte de São Francisco, ela decide ir até lá, onde encontra Annie Hayworth, uma antiga namorada de Mitch, que lhe informa como chegar à sua casa.



Uma vez lá, ela consegue entrar sem ser vista e deixa o presente sobre um móvel, acompanhado de um cartão endereçado à Cathy.  Assim que ela se retira, Mitch descobre o presente e resolve ir atrás dela.


Quando os dois estão prestes a se encontrarem, um pássaro a ataca na testa.  Mitch a leva até o "Tides Restaurant", próximo ao local, onde o proprietário, Deke Carter, oferece material para que seja feito um curativo.  Quando sua mãe chega ao local, Mitch lhe diz que Melanie é sua convidada para o jantar.


Melanie passa pela casa de Annie e a convence a alugar um quarto por uma noite, já que ela só vai poder voltar a São Francisco no dia seguinte.  Mais tarde, ao chegar à casa de Mitch para o jantar, Cathy lhe agradece pelo presente recebido, enquanto a Sra. Lydia não a recebe muito bem.



Depois do jantar, ao voltar para a casa de Annie, Melanie observa um grande número de pássaros nos fios telefônicos ao longo da estrada.  Uma vez lá, enquanto as duas conversam, ela recebe um telefonema de Mitch convidando-a para a festa de aniversário de Cathy, no dia seguinte.




No domingo, durante a festa, um bando de gaivotas ataca as pessoas, ferindo-as.  Mais tarde, na sala de estar dos Brenner, um violento ataque de pardais e de outros pássaros leva pânico a todos.


No dia seguinte, Mitch e Melanie se beijam pela primeira vez.  Quando ela vai à escola de Cathy, apanhá-la, a quantidade de pássaros sobre os telhados é cada vez maior.  Ao chegar à Bodega Bay School, ela aguarda Cathy sentada num banco.  Em pouco tempo, centenas de pássaros se aglomeram em volta do ginásio e de cercas.  Aterrorizada, Melanie entra na escola e avisa Annie sobre o que está ocorrendo.

Annie pede às crianças que saiam sem fazer barulho e que, ao ouvirem sua ordem, corram o mais que puderem.  Entretanto, quando começam a correr, os pássaros as atacam.  Uma delas cai e quebra os óculos.  A garota é socorrida por Melanie que, juntamente com Cathy, entram num carro e disparam a buzina, afastando os pássaros.


De um restaurante, ela avisa Mitch sobre o ocorrido e este, pouco tempo depois, chega ao local acompanhado do xerife.  Quando o frentista de um posto de gasolina é atacado por gaivotas, todos deixam o restaurante numa corrida frenética.  Melanie encontra abrigo numa cabine telefônica, a qual é atacada por duas gaivotas.  Mitch consegue salvá-la e, pouco tempo depois, correm até a casa de Annie a fim de pegarem Cathy.  Ao chegarem lá, encontram Annie caída do lado de fora, como se tivesse sido estuprada.  Dentro, Cathy chora enquanto percebe que Annie se sacrificou para salvá-la.

Mitch, Melanie e Cathy pegam o carro e seguem para casa, onde se juntam à Sra. Lydia.  Lá, sofrem mais dois ataques dos pássaros que deixam Melanie ferida e em estado de choque.  Mitch chega à conclusão de que precisa levá-la a um hospital.  Com muito cuidado, Mitch e a Sra. Lydia conseguem colocar Melanie em seu carro, guardado na garage.  Cathy pede para levar a gaiola com o casal de passarinhos que ganhara de Melanie.  Finalmente, eles partem.


Embora não seja um filme premiado, "Os Pássaros" é mais uma excelente obra de suspense do mestre Hitchcock.  Evan Hunter baseou seu roteiro numa coleção de pequenas histórias escritas pela romancista Daphne du Maurier.


Ao invés da costumeira trilha musical, Hitchcock preferiu usar uma trilha eletrônica, incluindo grasnadas de pássaros, com o compositor favorito de Hitchcock atuando como consultor de som.



Além do magnífico trabalho de Hitchcock, destacam-se a atuação brilhante de Tippi Hedren, o bom trabalho de Jessica Tandy e Suzanne Pleshette, e os maravilhosos efeitos especiais e visuais.

Enfim, "Os Pássaros" é mais um filme imperdível do mestre do suspense. 



**ELENCO / PERSONAGENS / DUBLADORES**

Rod Taylor (Mitch Brenner): João Paulo Ramalho.

Tippi Hedren (Melanie Daniels): Líria Marçal

 Jessica Tandy (Lydia Brenner): Judy Teixeira.

Suzanne Pleshette (Annie Hayworth): Isaura Gomes.

Veronica Cartwright (Cathy Brenner): Sandra Campos.

Ethel Griffies (Sra. Bundy): Gessy Fonseca.

Ruth McDevitt (Sra. MacGruder): Noely Mendes.

Malcolm Atterbury (Polcial Al Malone):

 José Carlos Guerra.

Lonny Chapman (Deke Carter, do Restaurante):

 Gilberto Baroli.

Charles McGraw (Pescador no Restaurante): Luiz Pini.

Doreen Lang (Mãe no Restaurante): Maria Inês.

Doodles Weaver (Pescador): José Vieira.


John McGovern (Dono Correio Postal): Waldyr Guedes.

Voz no Rádio: Marcos Miranda.

Narração de abertura: Carlos Albero Vaccari.



** Mais uma grande dublagem realizada pela AIC, a qual deveria ser novamente exibida com a tecnologia digital. Todos, sem exceção, estão esplêndidos na interpretação.

Uma dublagem que conta com a galeria de dubladores do maior quilate da época. Dublagem realizada em 1969.

O filme é considerado uma obra-prima do suspense e , para nós brasileiros, mais uma obra-prima realizada pela Arte Industrial Cinematográfica.

** Aqui, temos dois vídeos com essa dublagem primorosa**

**VÍDEO 1**

**VÍDEO 2**
** Marco Antônio dos Santos **

1 comentários:

Alisson Santos disse...

Olá. Esse filme passou na GLOBO na sessão corujão em 2009, eu gravei aqui e a qualidade estava ótima. Dublagem excelente, tal qual tudo o que a AIC fez. Abraço!

Postar um comentário