5 de agosto de 2010

A DUBLAGEM DO FILME "OS PÁSSAROS"



O filme Os Pássaros, produzido em 1963, é considerado um marco na introdução de efeitos especiais (ainda que tímidos), para um filme de suspense.


Uma inovação importante de “Os Pássaros”, que pouca gente percebeu, é a estrutura do enredo, que até hoje é reciclada nos chamados blockbusters, os grandes filmes de Hollywood: um caso de amor servindo de pretexto para a exibição de cenas de catástrofe, com muitos efeitos especiais e cenas de grande requinte técnico.


Nesse ponto, “Os Pássaros” é um sucesso absoluto. Hitchcock acerta inclusive ao manter o grande enigma do filme, que é a razão do repentino ataque de pássaros aos humanos. Afinal, o que está acontecendo afinal, pergunta o espectador? O final do filme não resolve essa questão e deixa cada membro da platéia imerso nos próprios pensamentos, o que contribui para firmar a aura excêntrica e sombria do filme.


Alfred Hichcock deixa ao espectador uma obra aberta, ou seja, cada um faz uma leitura do filme e decidi qual teria sido o motivo do ataque repentino dos pássaros.




Os finais "abertos" sempre foram muito utilizados na Literatura. Um dos maiores representantes, da nossa Literatura Brasileira, é Machado de Assis, em muitos contos e em uma de suas obras mais conhecidas "Dom Casmurro".


O filme recebeu a dublagem primorosa da AIC, a qual, infelizmente, foi suprimida do dvd lançado pelo estúdio Universal. Por volta de 1999/2000, ainda a tv a cabo USA, exibiu o filme dublado. A dublagem estava perfeita e não compreendemos as razões de nos privarem da dublagem brasileira no dvd !!!





**ELENCO / PERSONAGENS / DUBLADORES**

Rod Taylor (Mitch Brenner): João Paulo Ramalho.

Tippi Hedren (Melanie Daniels): Líria Marçal

Jessica Tandy (Lydia Brenner): Judy Teixeira.

Suzanne Pleshette (Annie Hayworth): Isaura Gomes.

Veronica Cartwright (Cathy Brenner): Sandra Campos.

Ethel Griffies (Sra. Bundy): Gessy Fonseca.

Ruth McDevitt (Sra. MacGruder): Noely Mendes.

Malcolm Atterbury (Polcial Al Malone):

 José Carlos Guerra.

Lonny Chapman (Deke Carter, do Restaurante):

 Gilberto Baroli.

Charles McGraw (Pescador no Restaurante): Luiz Pini.

Doreen Lang (Mãe no Restaurante): Maria Inês.

Doodles Weaver (Pescador): José Vieira.

John McGovern (Dono Correio Postal): Waldyr Guedes.

Voz no Rádio: Marcos Miranda.

Narração de abertura: Carlos Albero Vaccari.



** Mais uma grande dublagem realizada pela AIC, a qual deveria ser novamente exibida com a tecnologia digital. Todos, sem exceção, estão esplêndidos na interpretação.



O filme é considerado uma obraprima do suspense e , para nós brasileiros, mais uma obraprima realizada pela Arte Industrial Cinematográfica.


** Aqui, temos dois vídeos com essa dublagem primorosa**

**VÍDEO 1**
video

**VÍDEO 2**
video






** Marco Antônio dos Santos **

1 comentários:

Alisson Santos disse...

Olá. Esse filme passou na GLOBO na sessão corujão em 2009, eu gravei aqui e a qualidade estava ótima. Dublagem excelente, tal qual tudo o que a AIC fez. Abraço!

Postar um comentário