15 de julho de 2010

DUBLADOR EM FOCO (92): MARCELO PONCE



Marcelino Ponce nasceu a 3 de março de 1928.
Adotou como nome artístico Marcelo Ponce, a partir da década de 1950, quando iniciou a sua carreira no Rádio, como radioator.

Destacando-se na Rádio Difusora de São Paulo logo foi contratado pela Rádio Bandeirantes, onde ficou vários anos e estabeleceu uma grande amizade com Ronaldo Baptista, radioator também na época. Depois foi para a Rádio São Paulo, o grande palco das radionovelas, de onde surgiram muitos dubladores pioneiros.

Em 1958, com a fundação do 1º estúdio de dublagem de São Paulo, a Gravasom, é indicado por Ronaldo Baptista para a dublagem do personagem Sargento Biff O'Hara, do seriado "As Aventuras de Rin-Tin-Tin".

Marcelo Ponce dublou o personagem durante todas as temporadas,  inclusive, quando o estúdio se transformou em AIC a partir de 1962.

**A voz do Sargento Biff O'Hara"

Na AIC, Marcelo Ponce sempre foi uma voz constante em diversos filmes e dublou diversos convidados em muitas séries de tv da década de 1960, tais como: Cidade Nua, Viagem ao Fundo do Mar, Missão Impossível, Jeannie é um Gênio, Jornada nas Estrelas, Daniel Boone, Lancer, Jim das Selvas, Terra de Gigantes, etc.

Outro personagem fixo que recebeu a sua dublagem foi Abner Kravitz, na série A Feiticeira, tendo sido a 1ª voz durante a 1ª temporada e parte da 2ª.

**A 1ª voz de Abner na série A Feiticeira**

Com a crise econômica da AIC, Marcelo Ponce se afastou da dublagem por volta de 1971, mas ainda participou, esporadicamente, de dublagens pelo estúdio Álamo.
 Aos 58 anos, veio a falecer em 29 de agosto de 1986, em decorrência a problemas cardíacos.


Marcelo Ponce é mais um nome na galeria dos pioneiros da dublagem em São Paulo.



 **VÍDEO 1 : As Aventuras de Rin-Tin-Tin **



**VÍDEO 2: Trecho de A Feiticeira**



**Marco Antônio dos Santos**

0 comentários:

Postar um comentário