12 de maio de 2010

DUBLADOR EM FOCO (85): IVETE JAYME



Ivete Jayme iniciou sua carreira como atriz de novelas da nossa TV durante a década de 1960.

Participou de algumas novelas na TV Cultura, antes desta se tornar administrada pela Fundação Padre Anchieta e pelo Governo Estadual. Participou de As Professorinhas, Escrava do Silêncio e Amor de Perdição.


Ainda, durante alguns anos, não chegou a participar de dublagens, porém, em 1969, ingressa também no quadro de vozes da AIC.


Devido a sua característica vocal, as meninas e as adolescentes eram sempre escaladas para ela. Na AIC, obteve um grande destaque dublando Meanny Ranheta, no desenho Pica-Pau, obtendo um ótimo desempenho.


Assim, viriam outros personagens como o garoto interpretado por Danny Bonaduce na série A Família Dó-Ré-Mi, um grande sucesso do início da década de 1970, tendo 96 episódios em suas 4 temporadas. Sucesso garantido pela Rede Globo nos finais de tarde daquela época.


 DUBLANDO DANNY BONADUCE EM A FAMÍLIA DÓ-RÉ-MI

Ainda na AIC, dubla desenhos e obtém a personagem Debbie, no desenho Speedy Buggy, uma produção de Hanna Barbera de 1973. Aqui, também devemos ressaltar a extraordinária arte de dublar desenhos de Olney Cazarré, fazendo o próprio Speedy Buggy, um carro que fala, possui sentimentos e defeitos como todo ser humano.


** A PERSONAGEM DEBBIE NO DESENHO SPEEDY BUGY **

Entretanto, a crise na AIC começa a ficar grave e Ivete Jayme também dubla em outros estúdios de São Paulo, como Álamo, porém fica praticamente até o encerramento da AIC e, posteriormente, participa também da BKS.

Na década de 1970, fez uma primorosa dublagem do personagem Pinóquio no desenho de produção japonesa "As Aventuras de Pinóquio", dublagem realizada pelo estúdio Álamo, a qual, infelizmente, desapareceu ocorrendo uma redublagem na década de 1990.



**PINÓQUIO: DUBLAGEM INESQUECÍVEL**

Na década de 1980, fez uma dublagem excelente: a voz do Cebolinha da turma da Mônica, que saíra em várias fitas de VHS para a criançada se distrair em casa.

Infelizmente, Ivete Jayme chegou na AIC já com a sua crise se aprofundando e, talvez, não houve tempo suficiente para desempenhar outras dublagens também excelentes. Segundo consta, ainda continua dublando na cidade de São Paulo.


** ALGUMAS DUBLAGENS:

- personagens secundários em Pequeno Príncipe.
- Kay em Efeito Cinderela.
- Debbie em Speed Buggy.
- Princesa Safire / Cavaleiro Vingador em A Princesa e o Cavaleiro (Primeiras Temporadas).
- Meanny Ranheta (quarta voz) em Pica-Pau.
- Cebolinha em As Aventuras da Turma da Monica.
- Setsuko Tokimura (Tamie Kubota) e Kirt (Hiroko Kojima) em Flashman.
- Tallulha (Beatrice Palme) em Um Osso Duro de Roer.
- Carol (Jo Ann Harris) em O Estranho Que Nós Amamos.
- Nancy Sterngood (Charlotte Stewart) em O Ataque dos Vermes Malditos.



**Aqui uma amostra da excelente dublagem realizada por Ivete Jayme na série A Família Dó-Ré-Mi, dublando o garoto Danny Bonaduuce:


video






** FONTE DE PESQUISA: SITE INFANTV E ACERVO PESSOAL **






** Marco Antônio dos Santos **

3 comentários:

Betarelli, Ivan D. disse...

Ivete tem um timbre de voz doce e meigo, mas ao mesmo tempo poderoso. Até 1990, onde participou de Jaspion, Flashman, Jiban e Jiraiya, dublava mulheres, jovens, meninos e meninas.

Uma excelente dubladora que atua muito pouco atualmente, devido à sua idade. Junto com Gessy Fonseca e Helena Samara, formava o grupo das Damas da Dublagem paulista. Já deixou sua marca na história da dublagem.

tradutor de inglês técnico disse...

Quero deixar registrado minha satisfação pela iniciativa do SR marco Antonio de trazer este resgate da memoria da TV, por 2 motivos: a lembrança da AIC com a voz inconfundivel de Carlos vacari e a voz doce, meiga e maravilhosa de Ivete Jayme que tanto havia procurado na internet e finalmente encontrei aqui, quero dizer que eu era criança, muito pequeno quando assistia a princesa e o cavaleiro e tbm pinoquio que ela tbm dublou de forma inesquecivel. Obrigado por momentos tão bons que recordei de minha infancia.

wellington ssantos disse...

Ivete Jayme, tua voz linda deu vida a personagens de desenhos, principalmente
" Pinochio ", que sempre ecoa nos corredores da minha infância. Desejo tudo de bom a você. Tcháu, Ivete Jayme.

Postar um comentário