15 de abril de 2010

DUBLADOR EM FOCO (83): ALIOMAR DE MATOS


Aliomar de Matos nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Começou a carreira como radioatriz aos 8 anos de idade na Rádio Tupi do Rio de Janeiro.

Em 1960 saiu da Rádio e começou a fazer Teatro, entrou para a companhia de comédia de Procópio Ferreira,viajando pelo Brasil inteiro fazendo peças teatrais. Lá conheceu Silvio Matos, que tambem trabalhava na companhia, casaram-se. Depois de uns anos com a companhia, Aliomar se afasta e vai para a Rádio Clube trabalhar como radioatriz.

**Aliomar de Matos na década de 1960**

Na dublagem começou no início da década de 1960, passando pelos estúdios Rio Som, Peri Filmes e Herbert Richers.
Em 1967, recebeu uma proposta do tambem radioator da Rádio Clube, Wolner Camargo, para ir trabalhar na empresa de dublagem AIC, em São Paulo, o qual era Diretor Artístico do estúdio.
Aliomar aceitou a proposta e foi com o marido, que também dublava, para São Paulo. O casal conseguiu alugar uma casa ao lado da AIC, e como isso estavam sempre disponíveis para dublar.


**A 3ª voz de Betty Rouble**


Na AIC foi onde Aliomar brilhou como dubladora, entre seus diversos personagens, primeiramente estão os desenhos, como a primeira e mais constante voz da pequena Oreu em Maguila, o Gorila.

 A terceira voz de Betty Rubble a partir da 4ª temporada em Os Flintstones, Pedrita em Bam-Bam e Pedrita e no longa-metragem Flintstones Especial.


**Tábatha na série A Feiticeira: dublagem exemplar de Aliomar de Matos**


**Irmã Bertrille, a personagem inesquecível para Aliomar de Matos**


Em séries fez a filha de Samantha, Tábatha Stephens, interpretada pelas atrizes Erin Murphy e Diane Murphy, a partir da 3ª temporada de A Feiticeira.

 A voz da Agente 99 interpretada por Barbara Feldon na primeira dublagem de O Agente 86.

 A Irmã Bertrille interpretado por Sally Field em A Noviça Voadora, sem dúvida alguma seu trabalho mais conhecido e um dos quais Aliomar sente muito carinho.

 Barry Lockridge interpretado por Stefan Arngrim em Terra de Gigantes.
 A segunda voz de Penny Robinson interpretada por Angela Cartwright em Perdidos no Espaço.

Participou dublando convidados especiais em diversas séries da época: Jornada nas Estrelas, Lancer, Daniel Boone, O Túnel do Tempo, Jeannie é um Gênio, etc...



**Barry, em Terra de Gigantes**


Aliomar dublou até 1984, quando mudou-se para o Rio de Janeiro com o marido, onde mora até os dias de hoje. No momento não atua profissionalmente, mas desenvolve atividades da terceira idade direcionadas a parte artística.



*Neste vídeo, Aliomar de Matos dubla a atriz convidada na série Lancer, ao lado de Sérgio Galvão:
video


**Neste vídeo, Aliomar de Matos dubla a atriz convidada na série Jornada nas Estrelas, ao lado de Astrogildo Filho:
video

**Aqui, um trecho da dublagem de Tábatha na série A Feiticeira ao lado de Rita Cleós:
video



**Fonte de Pesquisa: Entrevista dada a este blog em 16/09/2008**

**Marco Antônio dos Santos**

0 comentários:

Postar um comentário