15 de abril de 2010

DUBLADOR EM FOCO (79): ISAURA GOMES




Sem dúvida alguma, um dos grandes nomes da dublagem brasileira. Desde a década de 1960, foi sempre brilhante na arte de interpretar com a voz.

O início de sua carreira praticamente é idêntico aos demais dubladores daquela época. Era radioatriz da Rádio São Paulo: o grande celeiro de intérpretes que formaram basicamente o elenco da AIC em seu início.


Isaura Gomes possui uma versatilidade maravilhosa com a voz. Consegue dublar garotos, moças elegantes, desenhos e vozes com toque especial. Um de seus primeiros trabalhos na AIC foi a personagem Jane Jetson (o interessante é que Isaura Gomes começa a dublar a personagem no 2º episódio, substituindo Lia Saldanha que dublou a personagem), talvez uma opção do diretor de dublagem, não sabemos a razão. 


O fato é que Isaura Gomes continuou brilhantemente no desenho, retornando a dublar a mesma personagem na segunda versão de Os Jetsons na década de 1980.





Mas, um dos seus melhores trabalhos chegaria com a série A Feiticeira, onde ganha a personagem Gladys Kravitz, a vizinha fofoqueira de Samantha, que recebe um toque especial em sua voz, tão característico que hoje não conseguimos imaginar a personagem sem essa voz.





Isaura Gomes dublou a 1ª atriz Alice Pearce na primeira temporada da série, já na 2ª temporada ela se afasta da AIC e é substituída por Helena Samara que tenta seguir a diretriz deixada.


 Quando a atriz Sandra Gould assume a personagem, a partir da 3ª temporada, Isaura Gomes retorna dublando a senhora Kravitz até o final. É interessante verificarmos que também , a partir dessa temporada, a dubladora assume a personagem sra. Stephens, mãe de James, com um tom de voz bem mais grosso e pausado, algumas vezes, participou no mesmo episódio dublando ambas.





O potencial da dubladora vai muito além e, paralelamente, dubla mulheres fatais, românticas, de fibra em diversos filmes: a atriz Donna Reed no filme "A Um Passo da Eternidade" é um exemplo claro. Assim, ganhou a personagem Valerie Scott na série Terra de Gigantes, uma personagem bem distinta da senhora Kravitz.





Participou diversas vezes dublando convidados especiais nas séries Jeannie é um Gênio, Lancer, Daniel Boone, Jornada nas Estrelas, etc. Algumas vezes fazendo a voz de um garoto.


 Continuou dublando desenhos e veio a oportunidade de dublar Betty Rouble no desenho Bam-Bam e Pedrita e em todas as sequências que ocorreram de Os Flintstones.

 Um de seus últimos trabalhos na AIC foi na série O Homem Invisível de 1975, onde dubla a atriz Melinda Fee.

Mas Isaura Gomes continuou na dublagem através dos diversos estúdios que foram surgindo desde a década de 1970. Hoje, possui uma lista enorme de dublagens realizadas em filmes, séries de tv e desenhos, sempre nos estúdios de São Paulo.


Verdadeiramente uma grande intérprete da voz, que integrou magistralmente o elenco da AIC.



**A dublagem da mãe de James na série A Feiticeira**





**Dublando uma atriz convidada num episódio da série Jornada nas Estrelas**




***Aqui, vamos rever a dublagem da sra. Kravitz e a genialidade de Isaura Gomes**




**Marco Antônio dos Santos**

1 comentários:

luiz antonio disse...

É incrível vê-la ainda hoje dublando o desenho Futurama,com o grande talento que Deus lhe deu.Sou grande fã da Isaura.

Postar um comentário