24 de fevereiro de 2010

MEMÓRIA AIC (06): BAM-BAM E PEDRITA




**BAM-BAM E PEDRITA, PRODUÇÃO DE HANNA BARBERA (1971-1972)**


Bam-Bam e Pedrita (The Pebbles and Bamm-Bamm Show, no original em inglês) é um desenho com produção Hanna-Barbera. Um spin-off do clássico desenho dos Flintstones. Estreou em 1971 e teve 16 episódios de 30 minutos e quatro episódios de 8 minutos.

O desenho fala sobre as aventuras de Pedrita e Bam-Bam em idade adolescente. No desenho os dois são namorados e retrata a vida e as atividades de um grupo de adolescentes na Idade Pré-Histórica.


Além de Bam-Bam e Pedrita e de seus pais Fred e Wilma (pais de Pedrita) e Barney e Beth (pais de Bam-Bam), a turma é composta por:


o gênio Monolito
a magrelinha Wiggy
a gordinha Penny
o azarado Uruca
a esnobe Cindy
Fabian, o namorado da Cindy
Sr. Pedregulho

No Brasil, este desenho estreou por volta de 1972, porém não conseguiu alcançar o sucesso de Os Flintstones. As hipóteses são diversas: primeiramente, o público acostumado com Fred e Barney, não se habituou aos adolescentes e esperavam assistir novas aventuras da família da Pedra. Com pouquíssimos episódios, o desenho foi encerrado por Hanna Barbera em 1972, sendo realizada praticamente uma temporada (1971-1972).


Aqui, entre o público brasileiro, o desenho ainda teve um pouco maior de repercussão, sendo exibido por mais de uma emissora, mas nunca conseguiu alcançar os índices de popularidade de Os Flintstones.




A dublagem do desenho ficou a cargo da AIC, que trouxe os dubladores originais do desenho

Pedrita (Pebbles): Aliomar de Mattos (um dos trabalhos preferidos da dubladora!)

Bam-Bam (Bam-Bam): Marcelo Gastaldi

Fred Flintstone: Marthus Mathias

Vilma Flintstone: Helena Samara

Barney Rubble: Waldyr Guedes

Betty Rubble: Isaura Gomes (em Os Flintstones , Aliomar de Matos a dublou , mas aqui Isaura Gomes também foi, como sempre, um show à parte).


**MARCELO GASTALDI (BAM-BAM)**


Havia também os amigos de Bam-Bam e Pedrita, onde surgiam os dubladores Dráusio de Oliveira, Ézio Ramos e até Isaura Gomes também.
Sr. Pedregulho (Mr. Slate): Waldir de Oliveira e Eleu Salvador.

**Para você recordar a abertura em português de Bam-Bam e Pedrita:



**Marco Antônio dos Santos**

0 comentários:

Postar um comentário