3 de dezembro de 2009

DUBLADOR EM FOCO (75): NOELY MENDES



Noely Mendes é mais uma profissional da voz totalmente esquecida pela mídia. Tentamos, por diversas formas encontrar mais informações sobre a sua biografia profissional, porém infelizmente é praticamente impossível.

Assim, nos baseamos nos registros sonoros que deixou nas dublagens realizadas e encontramos alguns poucos dados sobre o início da sua carreira. Esses dados foram encontrados, por acaso, no Museu da Imagem e do Som, da cidade de Santos, num arquivo de curiosidades sobre a história do rádio em São Paulo.


Noely Mendes é citada como uma das primeiras "garotas propaganda" dos anúncios dos patrocinadores de programas produzidos pelo rádio. As datas não são precisas, mas é dado o período de 1948 a 1952.


Devido à sua voz suave e clara, logo foi convidada para atuar também em rádio-novelas. O curioso é que , já no rádio, a sua voz caía bem para as mamães, vovós e tias, mesmo ainda sendo jovem. Durante muitos anos seguiu a sua carreira no rádio e, segundo consta, veio para São Paulo para participar de teatro.



** TIA HARRIET EM BATMAN  **

Não temos informações como foi convidada a participar da AIC. Pelo registro das dublagens, acreditamos que tenha, inicialmente, entrado em 1967 e tenha ficado até fins de 1968.


Nesse período dublou filmes e, principalmente, séries de tv, as quais marcaram toda a geração da década de 1960.



**Dublou os seguintes personagens em séries:



**Tia Clara, na 3ª temporada da série A Feiticeira (um de seus melhores trabalhos, onde conseguiu captar toda a personalidade da tia atrapalhada com seus feitiços).


**Irmã Jacqueline, na série A Noviça Voadora.


**Tia Harriet, a tia de Bruce Wayne, na série Batman e Robin.




** TIA CLARA NA 3ª TEMPORADA DE A FEITICEIRA **

Paralelamente, fez algumas participações especiais em alguns episódios de séries de tv. Uma de suas mais famosas atuações foi no episódio "Colisão de Planetas" na 3ª temporada da série Perdidos no Espaço, onde junto com Dráusio de Oliveira, formaram o casal hippie alienígena.



Temos a sua presença ainda no último episódio da série O Túnel do Tempo, "Cidade do Terror", onde dubla a atriz Mabel Albertson, dona do hotel da cidade.



*Irmã Jacqueline na série A Noviça Voadora"

Após esse período, Noely Mendes se retira da AIC. A razão não sabemos, mas, provavelmente, outros projetos surgiram, como o teatro talvez.



Entre 1971 e 1975, a voz de Noely Mendes retorna aos estúdios da AIC e encontramos duas personagens fixas, período em que dublou também diversos atores convidados.



* A primeira no desenho Jeannie, produzido por Hanna Barbera, onde dubla a sra. Anders.



* A segunda na série Kolchak, os Demônios da Noite, onde dubla a personagem Emilly Cowles (interpretada pela veterana atriz Ruth McDevitt), onde participava da redação do jornal, sempre intrigada com as atitudes estranhas de Kolchak. A dublagem dessa série teria sido realizada por volta de 1975.



Segundo informações, Noely Mendes faleceu em meados da década de 1990, entre 1994 e 1996. Não conseguimos identificar com precisão: local, causa e a data correta.


Uma dublagem que nos faz lembrar das nossas tias, das nossas vovós, uma intimidade excepcional na interpretação com a voz.


**Vamos relembrar a sua excelente dublagem para a personagem tia Clara na série A Feiticeira"



**AQUI, A DUBLAGEM DE IRMÃ JACQUELINE EM A NOVIÇA VOADORA**




A nós, fãs da dublagem da AIC, só nos resta dizer o nosso Muito Obrigado!!!



**Marco Antônio dos Santos**

0 comentários:

Postar um comentário