25 de novembro de 2009

DUBLADOR EM FOCO (72): MUÍBO CÉSAR CURY


Muíbo César Cury, ou simplesmente Muíbo Cury, é um dos profissionais mais talentosos do radiojornalismo brasileiro e, certamente, o mais versátil: “Faço estágio, estou terminando meu período de experiência”, brinca Muíbo, um paulista nascido na cidade de Duartina, interior de São Paulo, em janeiro de 1929, e que há “apenas” 37 anos empresta sua voz forte e emblemática à rádio Bandeirantes.

Locutor de auto-falante, auxiliar de escritório e contínuo de banco na sua cidade natal, em 1946 foi para São Paulo, onde iniciou sua carreira, em 1947, na rádio América. Muíbo, que hoje é locutor do “Jornal em Três Tempos”, ao lado do âncora Luciano Dorim, ingressou na rádio Bandeirantes como apresentador de programas de música sertaneja e como rádio-ator.
Foi disk-jóquei na década de 1960.

Alguns anos depois, compondo e cantando música regional, tornou-se o Barroso, da dupla “Barreto e Barroso”, que fez muito sucesso. A consagrada “João de Barro”, com cerca de 60 re-gravações é de autoria de Muibo Cury e Teddy Vieira.

Além do trabalho na rádio Bandeirantes, Muíbo apresenta há cinco anos o programa “Raízes do Brasil”, na rádio Cultura AM, programa que substituiu o célebre “Estrela da Manhã”, apresentado por Inezita Barroso.

Com todo esse currículo, a sua ida para a AIC foi um caminho natural em sua carreira. Com uma voz bem nítida e forte, participou também do período áureo do estúdio. Devido às suas outras atividades, Muíbo César Cury fez diversos personagens convidados em séries de tv e integrou também a dublagem de filmes.

Teve um personagem fixo na série Kolchak e os Demônios da Noite, Ron Ridyke, um jornalista que tenta sempre cobrir as reportagens melhores, a fim de ganhar a simpatia do chefe da redação. Encontramos diversas séries de tv, nas quais dubla atores convidados: Viagem ao Fundo do Mar, Daniel Boone, Jeannie é um Gênio, Missão Impossível, Jornada nas Estrelas, etc.

Aqui relacionamos dois convidados que dublou, os quais o seu trabalho demonstra a sua experiência também com a arte de dublar:

**Na série Viagem ao Fundo do Mar: episódio "O Gigante Submarino" da 2ª temporada.

**Na série Jornada nas Estrelas: episódio "A Cortina" da 3ª temporada.

Na década de 1980, Muíbo César Cury retornou aos estúdios de dublagem, especialmente para as seguintes participações:

** Kaura em Flashman**

**Chang Kung Fu em Jiraiya**

**1ª voz do Mantor do Diabo em Lion Man**



** Aqui, neste vídeo, Muíbo César Cury dubla o personagem Abraham Lincoln no episódio "A Cortina" da série Jornada nas Estrelas**
video

 
Um grande artista da voz desconhecido do público!! Muíbo César Cury faleceu em 26 de dezembro de 2009, aos 80 anos, devido a problemas cardíacos.



**Marco Antônio dos Santos**

2 comentários:

Rawlinson disse...

Não devemos nos esquecer que na Álamo fez a imortal voz do Urso Fozzy, uma criação genial que deu ao urso o seu tom de comediante atrapalhado.

jorge disse...

Um completo e mais-que-perfeito artista. Vai deixar uma lacuna enorme, principalmente pela aculturação por que passam os brasileiros.
Parabéns ao blog pela atualização em cima da hora.

Postar um comentário