30 de outubro de 2009

MEMÓRIA AIC (03): OS MONKEES




The Monkees era uma série de TV no formato de uma sitcom criada aproveitando o momento histórico e o sucesso que a banda inglesa “The Beatles”, que estourava nos Estados Unidos e fazia sucesso no mundo inteiro. Em vista disso, alguns produtores resolveram produzir um seriado para a televisão que pudesse ao mesmo tempo dar entretenimento e difundir as músicas de uma banda, ainda a ser formada.

Finalmente, chegaram a quatro perfis diferentes compostos por Mike Nesmith, que além de músico era um ótimo compositor, Peter Tork que conseguia tocar vários instrumentos, Davy Jones que já fazia parte do elenco de atores do estúdio e Micky Dolenz, que possui um bom timbre para vocal, além de já ter sido ator quando criança, estrelando a série “O Menino do Circo” e filho de um famoso ator.



Aos poucos, a série foi ganhando respeito e os resultados começaram a aparecer. Suas músicas começaram a ser aclamadas pelo público, assim como os episódios da série que passaram a agradar a todos, devido a sua ingenuidade, juntamente com as suas maluquices, bem ao estilo dos anos 70, com um humor leve e gostoso. O grupo fazia várias turnês e concertos a cada lançamento de um novo disco, angariando ainda mais o número de fãs.

Com o passar do tempo, Mike e Peter resolveram deixar a banda e seguir seus próprios caminhos e foram substituídos pela dupla Boyce & Hart. Pouco tempo depois Peter retornou, mas Mike seguiu seu caminho solo e obteve um grande sucesso dentro da música country. O espetáculo foi apresentado originalmente nos Estados Unidos, pela rede NBC, entre 12 de setembro de 1965 a 19 de agosto de 1968, num total de 58 episódios. Oficialmente a banda acabou em 1971.



Os Monkees estreou em São Paulo pela TV Excelsior em março de 1967.
Era exibido às terças feiras, 20h30. Em 1968, já em reprise, passou a fazer parte da programação vespertina da emissora aos domingos.

Depois disso, a série saiu do ar, só voltando em 1971 na TV Globo, que a exibiu durante um ano, até 1972, no período da tarde. A Globo ainda retornou com Os Moonkees por um curto período, em 1975, exibindo a série na hora do almoço, no Globo Cor Especial.

Em 1977, por um curto espaço de tempo, a Bandeirantes chegou a reprisar a série, também no período da tarde.

A série só retornaria em 1990/91 pelo canal a cabo Multishow, porém totalmente legendada.


Os Monkees teve somente as duas primeiras temporadas dubladas pela AIC.



A dublagem de Os Monkees foi realizada pela AIC, e foram escolhidos quatro jovens dubladores:


Davy (Davy Jones): Ézio Ramos.

Micky (Micky Dolenz): Olney Cazarré.

Mike (Michael Nesmith): Osmar Prado (1ª voz) e Marcelo Gastaldi (2ª voz).

Peter (Peter Tork): Orlando Viggiani.

Mesmo sendo jovens dubladores, deram o tom certo de comédia e do estilo dos jovens daquela época. Infelizmente, todos já faleceram, com exceção de Osmar Prado e Orlando Viggiani.


**Vamos rever um trecho de OS MONKEES**
video



** Marco Antônio dos Santos **

0 comentários:

Postar um comentário