19 de outubro de 2009

DUBLADOR EM FOCO (68): DAVID NETO


*David Neto se chamava David Garófalo Neto. Nasceu em 1929*.

Sempre quis ser ator e em 1952 fez o filme: "João Gangorra". Mas queria trabalhar em televisão e apareceu na Televisão TUPI, em 1953. Ali ficou muitos anos. Era diretor de estúdio, função muito importante, quando a televisão era toda feita ao vivo e diretor de estúdio é que tinha o "Script" e a direção na mão. Mas David Neto era também ator.

E fez: "Sangue na Terra"; "As Aventuras de Red Ringo"; "O Falcão Negro"; "Encruzilhada"; "Miguel Strogof"; "O Conde de Monte Cristo". Ao mesmo tempo participou de vários filmes. Atuou em: "O Circo chegou à Cidade"; "O Sobrado"; "Uma História de Ballet". Mas fazia seu trabalho na TV TUPI, como diretor de estúdio e ator.

Fez vários "TVs de Comédia" e "TVs de Vanguarda". Ao mesmo tempo fez os filmes: "Chão Bruto"; "Rei Pelé"; "O Vendedor de Lingüiças".

Bem no início da AIC, David Neto foi o primeiro dublador do personagem Pepe Legal, convidado por Older Cazarré, mas apesar da sua extraordinária caracterização do personagem, David Neto preferiu ir para as novelas que iniciavam com força total por volta de 1965/66 Assim, ele é substituído por Amaury Costa.
Para efeito de curiosidade, encontramos uma dublagem de David Neto na 1ª temporada da série Jeannie é um Gênio, no episódio "Fotogenia", no qual dublou um ator convidado.




Esta informação foi somente revelada nos últimos meses numa entrevista de Roberto Barreiros num programa de rádio, onde afirmou ter dublado Babalu, em diversos episódios do desenho, ao lado de David Neto. Esta informação esclarece categoricamente um equívoco. Em diversos sites, sempre fora atribuída à 1ª voz de Pepe Legal ao ator Lima Duarte, porém nunca concordamos, uma vez que não há nenhum timbre sonoro de sua voz em Pepe Legal.

David Neto fez algumas novelas na TV Excelsior: "A Outra Face de Anita"; "Indomável"; "Ninguém Crê em Mim"; "As Minas de Prata". Nesse tempo fez os filmes: "O Santo Milagroso"; "Cangaceiros de Lampião"; "O Anjo Assassino"; "Vidas Estranhas". Foi então para a TV Record, onde fez: "A Última Testemunha"; "Algemas de Ouro"; "As Pupilas do Senhor Reitor"; "Quarenta Anos Depois"; "Os Deuses estão Mortos"; "O Tempo não Apaga".

Na Tv Tupi em: "O Julgamento"; Um Sol Maior". Aí vieram os filmes: "Noites em Chamas"; "A Noite dos Duros"; "Jeca e seu Filho Preto"; "O Outro Lado do Crime". E, por último: "Dama da Zona." Era o ano de 1979. David Neto, com 50 anos, veio a falecer de repente. Em 10 de outubro de 1979.

Apesar de ter dublado somente este personagem, David Neto encantou milhares de crianças durante muitos anos e, atualmente, os adultos.

O nosso Muito Obrigado !

**Aqui, dois vídeos do desenho Pepe Legal dublado por David Neto e Roberto Barreiros (Babalu):

** VÍDEO 1:



** VÍDEO 2:


**VÍDEO 3:



 **Marco Antônio dos Santos**

1 comentários:

Facuri disse...

Oi Marco...passeando na WEB - vim parar aqui!...Saudosismos meu caro!...em 1977 - tive a alegria de ser um dos protagonistas do único (penso eu que o foi...) filme que este mestre-ator-diretor fez- com recursos próprios e muito sacrifício, inclusive...O filme chamou-se "O RAPTO DOS MOTOQUEIROS" com participação da Polícia Feminina Militar, eu e mais 4 amigos 'motociclistas' - o "Davizinho" filho do David Neto...Cheguei a assistir o copião do filme editado, mas, com a morte do David - e o ''sumiço'' da Maria Cecília, atriz e esposa dele à época - nunca mais ouvi dizer sobre!...Mas, uma linda experiência propiciada por este mestre que merecia ter tido mais apoio em suas produções, onde o talento, a competência dedicada, sobrepunham-se às dificuldades! loas ao DAVID! luís carlos "FACURI" - saudações carinhosas à família dele! SAUDADES!

Postar um comentário