8 de outubro de 2009

DUBLADOR EM FOCO (65): JORGEH RAMOS



Jorgeh José Ramos nasceu a 3 de fevereiro de 1941em Recife. 

Começou a carreira no teatro aos 16 anos. Na Tv foi no início da década de 1960 na Tv Jornal do Comércio, em Recife, participando de teleteatros, os quais eram apresentados ao vivo.
Alguns anos depois foi tentar carreira em São Paulo, onde permaneceu alguns anos e depois foi para o Rio de Janeiro.

Como dublador começou por volta de 1966, quando veio para São Paulo, ingressando na AIC.
Ficou cerca de dois anos, quando se transferiu para o Rio de Janeiro. Lá entrou para o estúdio TV Cinesom e, ao mesmo tempo iniciou na direção de dublagem.
Entre os estúdios que mais dublou esteve na Herbert Richers e na Tecnisom.

Com o fim da greve em 1978, Jorgeh Ramos nunca mais dublou na Herbert Richers, dedicando-se a outros estúdios de dublagem.
No início dos anos 2000 fundou a empresa Som de Vera Cruz e, além de gerenciá-la, também desempenhava a função de diretor, narrador e dublador.

**A 1ª voz do Capitão Franklin Pierce na série MASH**

Jorgeh Ramos possui uma extensa carreira na dublagem. Muito conhecido, nos últimos anos, por narrar a propaganda de um filme para o cinema, esteve também, por um período curto, no estúdio da AIC.

Segundo nossos arquivos sonoros, sua passagem pela AIC data de 1966/67, onde sempre foi muito requisitado para dublar vilões, cientistas obcecados, etc. É dessa época as suas participações em séries como : Missão Impossível, Big Valley e, principalmente, a 2ª temporada de Viagem ao Fundo do Mar onde esteve presente quase em 50% dos episódios. Em todas as suas participações o vilão era dado para ele.


Ao ser lançada no Brasil em dezembro de 1966, a série Perdidos no Espaço trouxe um personagem muito diferente: um robô. Uma das maiores sensações da série para a garotada, Jorgeh Ramos é escalado para dublá-lo a partir do episódio nº 4 (Terra de Gigantes) indo até o episódio nº 19 (O Fantasma do Espaço), sendo, a partir do episódio seguinte, substituído por Amaury Costa. O curioso é que nessa fase de Perdidos no Espaço, o robô também era meio vilão, uma vez que seguia as ordens do Dr. Smith.




**A 2ª VOZ DO ROBÔ B-9 NA SÉRIE PERDIDOS NO ESPAÇO****

Jorgeh Ramos saiu de Perdidos no Espaço, porque saira também da AIC, transferindo-se para o Rio de Janeiro, onde participa ativamente como dublador e diretor de dublagem no estúdio TV Cinesom. A série Os Invasores reúne, talvez, o maior número de participações, uma vez que o estúdio possuía um número ainda pequeno de dubladores.


**Década de 1960**

Com o encerramento da TV Cinesom, Jorgeh Ramos migra para a Herbert Richers, onde também foi diretor de dublagem e dublou personagens importantes, todos no início da década de 1970. São desse período a dublagem de Lee Majoors na série "O Homem de Seis Milhões de Dólares" (1ª voz), assim como a de Ralph White (John Walton) também a 1ª voz e diversas participações em filmes e outras séries como, por exemplo, Columbo.


**A 1ª VOZ DE JOHN WALTON**
  
Entre suas dublagens estão os desenhos: Zé Buscapé em A Arca de Zé Colmeia, Grande Polegar em "Grande Polegar: Detetive Particular", Dom Pixote em A Arca de Zé Colmeia e Ho-Ho-Límpicos, Robert Hawkins em Super Choque, Frank Marlon em Trigun, Jafar em Aladim (série), Kawara Heitarou em Samurai Champloo.

Fez dublagens brilhantes para os longas metragens da Disney como Scar em "O Rei Leão", Jafar em "Aladim", Psiquiatra em "A Bela e a Fera".
Narrador, dublado originalmente por Roscoe Lee Browne, em "Babe, O Porquinho Atrapalhado" e "Babe, O Porquinho Atrapalhado na Cidade".
Rothbart em "A Princesa Encantada", Rasputin em "Anastasia", entre outros.


**SCAR EM "O REI LEÃO"**


Há alguns anos mudou para Porto Alegre para efetuar um tratamento nos rins, mas de lá, continuava fazendo as narrações para o Cinema.


Jorgeh Ramos possuía uma voz muito conhecida tanto das narrações para o Cinema, quanto nos filmes e desenhos e, dessa forma, marcou décadas e gerações com a sua voz sempre forte e entonada.

Jorgeh Ramos faleceu no dia 30 de novembro de 2014, aos 73 anos, de insuficiência renal.

**Aqui, a sua participação em Perdidos no Espaço, dublando o Robô B-9 (2ª voz), ao lado de Borges de Barros**
video

* Aqui, um trecho do episódio "O Monstruoso Homem-Peixe" da série Viagem ao Fundo do Mar *
 **Jorgeh Ramos dubla o cientista que cria o monstro**
video

**Marco Antônio dos Santos**

1 comentários:

João Bani disse...

A performance do Jorgeh Ramos como Scar é impressionante! Inclusive cantando: http://www.youtube.com/watch?v=Uahl00duAUo

Postar um comentário