25 de outubro de 2009

DUBLADOR EM FOCO (70): DRÁUSIO DE OLIVEIRA



Dráusio de Oliveira é mais um nome marcante da AIC e, atualmente, na dublagem.

 
Segundo informações, fornecidas por ele próprio, seu início foi logo que a AIC efetivamente ganhou o mercado da dublagem.

Em nossos arquivos sonoros, encontramos pontas nos desenhos Os Flintstones, Os Jetsons e Jonny Quest. Entre 1962 e 1965, praticamente só dublava muitas pontas nas séries de tv, filmes e desenhos. Entretanto, fez participações muito marcantes como na série Jornada nas Estrelas.

Mas surge a série Jeannie é Gênio e Drausio ganha o personagem Major Healey. Uma fantástica interpretação para comédia ao lado de um elenco excelente: Líria Marçal, Flávio Galvão, Xandó Batista, etc.


**Major Hilley em Jeannie é um Gênio, dublagem primorosa**

Aqui temos uma declaração de Dráusio de Oliveira sobre o personagem Major Healey:

"Olha, foi muito interessante. Era divertido, existia muita afinidade entre eu e o restante do elenco. Dessa forma, a interpretação tinha um ganho - às vezes uma piada que era traduzida ao pé da letra e ficava ruim era adaptada ali na hora. Então, um improvisava a piada e outro a resposta. E tinha que ser desse jeito, pois era uma comédia. Esse trabalho me marcou muito".

 Fonte: Henshin

Em 1968/69 surge um outro personagem fixo que fez enorme sucesso, aqui já no gênero ficção científica: capitão Burton da série Terra de Gigantes. Nessa época também já exercia a direção de dublagem em algumas ocasiões.


**Capitão Burton em Terra de Gigantes**

Mas, os seus personagens como convidados especiais em séries de tv sempre foram inesquecíceis, até pelo tom assustador, quando necessário, ou pela interpretação realizada.

Relacionamos:

*alienígena no episódio "Invasores da 5ª dimensão" na 1ª temporada de Perdidos no Espaço.**

*alienígena no episódio "O Homem Sombra" na 3ª temporada de Viagem ao Fundo do Mar.**

*um japonês desequilibrado no episódio "A Morte é um jogo" na série O Túnel do Tempo.**

*participou de dois episódios da 1ª temporada de Jornada nas Estrelas: "As Selvagens", onde dubla o capitão Pike e no episódio "O Senhor de Gothos".

Participou das séries Super Vicki e The Nanny e, atualmente, é diretor do estúdio Centauro em São Paulo.



*** Na série A Caldeira do Diabo, Peyton Place, Dráusio de Oliveira dublando um promotor de Justiça ao lado de Elaine Cristina:
video


**Na série Terra de Gigantes, dublando o capitão Burton:
video


**Dublando um capitão Klingon, no episódio Missão de Misericórdia, na série Jornada nas Estrelas:
video



**Marco Antônio dos Santos**



4 comentários:

Betarelli, Ivan D. disse...

Drausio continua firme e forte na dublagem paulista, dirigindo sempre que possível na Centauro. Quem confirmou essas informações foi a Luciana Baroli, no Fórum Dublanet.

Confesso que não tenho ouvido sua voz atualmente, mas ele deveria dublar mais, pois com a qualidade que esse profissional possui, só a direção é pouco pra ele.

Valdemir disse...

A voz dele era a única que eu gostava de ver em Jack Lemmon e Richard Burton. Certamente, uma voz ícone da AIC.

Yuri Calandrino disse...

Apenas pra constar, o Drauzio participou da redublagem do filme "A Lenda dos Defensores de Athena", dos Cavaleiros do Zodíaco. A redublagem aconteceu em 2007, nos estúdios da Dubrasil. O personagem que ele dublou foi Abel, o Deus Sol, irmão de Athena. O mesmo já havia sido dublado por ele em 1995.
Ele também deu voz ao Professor Ploid, da série Cybercops (BKS), em 1990. Sei que o blog é sobre a AIC, mas tão aí mais dois trabalhos do cara, que são muito bons por sinal!

Em tempo: Adorei a voz dele no William Campbell! Nunca imaginei! E é impressionante quando a pessoa tem talento de interpretação, porque os anos passam e a voz do Drauzio pouco mudou e a sua interpretação linear de ator se mantem a mesma!

E parabéns pelo Blog, Marco Antônio. Estou fuçando ele com calma e estou adorando o que estou vendo por aqui.

Um Abraço!

Valdemir disse...

Uma pena que ele não esteja dublando o Ned Stark em Game of Thrones na HBO, já que gostei de ver o Dráusio dublar o Sean Bean em Senhor dos Aneis.

Postar um comentário