4 de setembro de 2009

DUBLADOR EM FOCO (64): EMERSON CAMARGO



Talvez não tivesse existido a AIC sem a direção adequada de Wolner Camargo, pai de Emerson Camargo. Da mesma maneira, podemos dizer que não haveria uma tradução inicial tão boa para Jornada nas Estrelas, onde termos foram adaptados ou até mesmo criados, numa série de ficção científica.

Emerson Camargo, assim como sua irmã Maria Cristina Camargo, também foram para a AIC. Lá tiveram oportunidades de demonstrar todo o seu potencial artístico. Cristina Camargo foi a primeira dubladora de Penny na série Perdidos no Espaço.

Nascido em 1944, na cidade de Marília, Emerson Camargo dublou convidados em séries como Cidade Nua, Rota 66 e logo ganhou um personagem: o capitão, Trompest, da série de animação inglesa Stingray. Em seguida, veio o inesquecível Major Nelson na série Jeannie é um Gênio, onde fez somente a 1ª temporada. Ao mesmo tempo, dublou o marujo Patterson em Viagem ao Fundo do do Mar nas 1ª e 2ª temporadas da série.
 Além de Kuriaken nas temporadas dubladas pela AIC (1ª e 3ª) e na 4ª temporada dublada já no estúdio TV Cinesom na série O Agente da Uncle.



**EMERSON CAMARGO NA DÉCADA DE 1960**


Mas, paralelamente, já era tradutor e admirador de ficção científica, principalmente da obra de Isaac Asimov. Quando a extinta TV Excelsior de São Paulo trouxe Jornada nas Estrelas, ninguém tão interessado como ele em traduzir uma série de ficção científica que abordava temas avançados para a época.


Não podemos esquecer que Emerson Camargo emprestou a voz a um dos heróis mais cultuados até hoje: Nacional Kid. Essa série japonesa fez a alegria da garotada da época. A dublagem da série se perdeu, segundo consta num incêndio da TV Globo, porém na redublagem novamente veio o convite a quem de direito. Uma atitude decente da distribuidora.


**NACIONAL KID**


Porém, sua paixão era Jornada nas Estrelas, traduziu inicialmente os episódios e escalou um elenco de vozes brilhante: Para o capitão Kirk, ele próprio assumiu o personagem, Neville George como Dr. McCoy, Carlos Campanile como Scott, Helena Samara como Uhura. Revelou um novato que surgia para dublar o sr. Sulu: Eleu Salvador, o qual fez posteriormente, uma carreira excelente em dublagem.


**1ª VOZ DO CAPITÃO KIRK (WILLIAM SHATNER)**


Seu maior problema era escalar o dublador para o sr. Spock, o alienígena sem emoções. Assim, pensou num dublador que conseguisse ter a voz mais "retilínea", quase sem demonstrar nada, e a escolha foi perfeita com Rebello Neto.

Entretanto, a história nunca é como gostaríamos que fosse! Emerson Camargo, sua irmã e seu pai se retiram da AIC, antes mesmo que ele terminasse a 1ª temporada da série, sendo substituído por Denis Carvalho.

A história também nos mostra um fato lamentável: a perda da dublagem da série!

Em 1991, a extinta TV Manchete resolveu trazer a série, pois já estava quase 10 anos fora de nossa tv, porém houve a necessidade da redublagem. Aqui, ao contrário de Nacional Kid, esqueram completamente dos pioneiros da AIC.
 Emerson Camargo deveria ter tido a oportunidade de escolher se gostaria ou não de dublar o capitão Kirk, assim como os demais.

Depois de sua saída da AIC, Emerson Camargo dublou , por um breve período no estúdio TV Cinesom e gerenciou a CineCastro em São Paulo.

Atualmente, segundo informações, tem a sua própria empresa de dublagem.


Um dos mais extraordinários trabalhos, realizado por Emerson Camargo, encontramos no episódio de Jornada nas Estrelas "O Inimigo Desconhecido", onde o roteiro é claramente inspirado em O Médico e o Monstro. Aqui, o lado do Mal se defronta com o lado do Bem do capitão Kirk, que por um problema técnico no teletransportador, reproduz o segundo capitão.

 
Uma das mais perfeitas dublagens de Emerson Camargo, inesquecível sob todos os aspectos.

Infelizmente, a dublagem desta série realizada pela AIC, foi uma obra de arte que o descaso privou as gerações atuais de assistirem.

Emerson Camargo faleceu em 14 de abril de 2017, decorrente de insuficiência respiratória.

Firme no leme!

**A voz do Major Nelson na 1ª temporada de Jeannie é um Gênio**




 **Aqui, a excelente dublagem de Emerson Camargo para o capitão Kirk**


**Marco Antônio dos Santos**

0 comentários:

Postar um comentário