3 de agosto de 2009

DUBLADOR EM FOCO (59): ARY DE TOLEDO




Assim como a maioria dos dubladores da década de 1960, Ary de Toledo também veio do Rádio, onde fora locutor. Assim, sua ida para a AIC foi uma consequência natural daqueles que tinham já um desempenho grande com a voz. Seu nome, até hoje, é confundido com o humorista Ari Toledo, onde às vezes, há informações nas quais se confundem ambos.


Ary de Toledo ficou eternizado na dublagem do Major West da série Perdidos no Espaço. Também, durante a série, já dirigia alguns episódios, alternando com Hélio Porto e outros.



**MAJOR WEST: A VOZ PERFEITA DE ARY DE TOLEDO**


Além desse personagem, foi o dublador de Greg Morris (Barney) nas três primeiras temporadas da série Missão Impossível e personificou maravilhosamente o gato Bacamarte, o qual perseguia o rato Chumbinho (dublado por Older Cazarré). Como Bacamarte ele fez uma voz muito adequada ao personagem que vivia numa fazenda. Outro personagem fixo foi o chefe Sharkey de Viagem ao Fundo do Mar, entretanto, não ficou até o término da série.



** A VOZ DE BARNEY (GREG MORRIS) EM MISSÃO IMPOSSÍVEL**


Um de seus últimos trabalhos na AIC, por volta de 1968, é no episódio "Destino: Terra" da série Terra de Gigantes, onde dubla um cientista. Nessa época, Ary de Toledo se transfere para o Rio de Janeiro, onde faz algumas participações nas dublagens da TV Cinesom, inclusive dublando Greg Morris na 4ª temporada da série que foi dublada por este estúdio.


Nesse estúdio participou pouco tempo, pois na CineCastro surge um amplo trabalho na dublagem e como diretor também. Assim, eis que surgem: Pernalonga e Kung Fu.


No Brasil, o Pernalonga inicialmente teve cerca de dois dubladores (conhecidos) nas dublagens da CineCastro realizada na década de 1960 e no início da de 70, foram eles: Ary de Toledo (1ª voz) e Cauê Filho (2ª voz). Já Mário Monjardim (3ª voz) que se tornou mais conhecido por dublar Pernalonga durante mais tempo, e por ter sido o dublador oficial do personagem por mais de 20 anos, dublando no estúdio Herbert Richers.





Em 1973, na série Kung Fu, Ary de Toledo dirigia alguns episódios, porém , infelizmente, durante a dublagem veio a falecer, segundo consta em 1974, vítima de complicações de uma cirurgia de hérnia.


Um grande artista da voz, da interpretação que marcou uma geração nos estúdios de dublagem que integrou.

**VAMOS REVER ALGUMAS DUBLAGENS**


**O GATO BACAMARTE NO DESENHO "BACAMARTE E CHUMBINHO"
video


**MAJOR WEST NA SÉRIE PERDIDOS NO ESPAÇO**
video


**Barney (Greg Morris) na série Missão Impossível**
video


**Marco Antônio dos Santos**

0 comentários:

Postar um comentário