21 de agosto de 2009

DUBLADOR EM FOCO (62): ZEZINHO CÚTOLO



Zezinho Cútolo nasceu na cidade de São Paulo, no bairro do Brás, no dia 2 de fevereiro de 1931. Desde os 9 anos de idade se interessou pelo Rádio e começou participando de programa de calouros, cantando, na rádio Record em 1940.


Daí em diante, recebeu convite de Otávio Gabus Mendes e nunca mais deixou o Rádio, tendo pertencido ao elenco de radioatores da rádio Record, Tupi, até chegar à rádio Bandeirantes. Foi exatamente na rádio Bandeirantes que Zezinho Cútolo recebeu o convite para dublar um garoto numa série de tv que estrearia na televisão: As Aventuras de Rin-Tin-Tin. Com a voz adequada para os personagens infantis e pré-adolescentes desde a sua extensa carreira em Rádio, onde participou de dezenas de rádio-novelas até ser convidado por Glauco Laureli, diretor artístico do estúdio Gravasom e, posteriormente, AIC.


As Aventuras de Rin Tin Tin era uma série sobre um cão que acompanhava uma unidade da cavalaria dos EUA. O melhor amigo de Rin-Tin-Tin era o Cabo Rusty, um garoto que perdeu os pais em um ataque dos índios e foi adotado pela corporação, se tornando uma espécie de mascote. Sempre que havia algum problema e Rusty necessitava da ajuda de seu amigo canino ele gritava ("Yo ho Rinty!"). Todos viviam em um forte apache, no Arizona.


No Brasil, a dublagem do cabo Rusty ficou a cargo de Zezinho Cútolo, que o fez magnificamente, com interpretações difíceis em momentos de muita emoção com o seu Rin -Tin-Tin.




A série também contou com Ronaldo Baptista dublando o tenente Rip Masters.


Após o término da série, Zezinho Cútolo continuou na AIC e ficava com os pré-adolescentes e adolescentes. Dessa forma, substituiu Maria Inês na dublagem de Israel Boone nas duas últimas temporadas da série Daniel Boone.


**A VOZ DE ISRAEL BOONE NA 5ª E 6ª TEMPORADAS DA SÉRIE**


Aliás, aqueles que quiserem assistir Zezinho Cútolo e Maria Inês dublando juntos, procurem o episódio da 1ªtemporada da série Terra de Gigantes "A Noite de Thrombeldimbar", onde ambos dublam dois órfãos. Aqueles que assistirem verão um espetáculo de dois gênios na dublagem para crianças e adolescentes.


Zezinho Cútolo continuou dublando após o encerramento da AIC e sendo escalado para os adolescentes, assim na década de 1980 dubla o menino indiano Hadji na segunda versão de Jonny Quest, e Elroy Jetson, na nova versão do desenho Os Jetsons, já pelo estúdio BKS.


Um dos nomes mais queridos entre os seus colegas de profissão, o qual deveria atualmente ser convidado com frequência para as dublagens atuais!


Aqui, um episódio de As Aventuras de Rin-Tin-Tin
video






**Marco Antônio dos Santos** 

0 comentários:

Postar um comentário