16 de julho de 2009

DUBLADOR EM FOCO (57): OSMAR PRADO




Osmar Prado nasceu na capital paulista, em 18 de agosto de 1947. Seu nome verdadeiro é Osmar do Amaral Barbosa. Aparentava sempre menos idade.Estava com 10 anos quando começou como ator mirim na TV Paulista, segunda emissora a ser inaugurada em São Paulo. Na época a emissora pertencia a Organização Victor Costa. E Osmar Prado atuou nos principais teleteatros e novelas do Canal 5, que era a Paulista. Estrelou teleteatro infantil, com adaptações das histórias de Charles Dickens, com produção e direção de Líbero Miguel. O menino fazia sucesso.

Quando a emissora foi adquirida pela TV Globo, o garoto permaneceu lá. Participou então de:"As Grandes Esperanças", na TV Globo. E em várias outras novelas, como: "Mateus Falcone"; "A Herdeira de Ferleac"; "A Loja das Antigüidades";"Tortura DÄlma"; "Ilusões Perdidas".

Foi quando Osmar Prado transferiu-se para a TV Excelsior. Estava já com 20 anos e percebia a importância da nova emissora de São Paulo. Ali participou de novelas de muito sucesso. Fez::" A Muralha"; "Os 'Estranhos"; "Dez Vidas".

**Final da década de 1960**

Justamente nesse período em que esteve na extinta TV Excelsior, Osmar Prado participou da AIC em diversos trabalhos. Dublou alguns convidados especiais em séries: Jornada nas Estrelas , Perdidos no Espaço e, principalmente, O Túnel do Tempo.


Seu primeiro personagem fixo foi o garoto da série Ivanhoé, com 15 anos de idade. Depois viria a dublagem do ator Ryan O'Neal na série Caldeira do Diabo (Peyton Place). Mas foi na 2ª temporada de Viagem ao Fundo do Mar que Osmar Prado ganhou um personagem mais conhecido da garotada: o marujo Rilley, que ficou apenas nessa temporada, pois fora convocado para combater na guerra do Vietnã.



**RYAN O'NEAL como RODNEY HARRINGTON na série A CALDEIRA DO DIABO**

Voz bem clara, demonstrando uma interpretação muito consistente, o seu ideal em ser ator, começa quando recebe um convite da TV Globo para integrar a novela "Assim na Terra Como no Céu", deixando São Paulo e também a dublagem na AIC.



** ALLAN HUNT, o marujo da série Viagem ao Fundo do Mar**

Fez uma longa carreira em novelas na TV Globo, mas passou também por outras emissoras. No início da década de 1970, ainda participa um pouco da dublagem no estúdio Herbert Richers, embora eventualmente.


Osmar Prado é hoje um nome conhecido nacionalmente , que também deu seus primeiros passos na AIC.

 **Aqui, encontramos uma cena do episódio "O Tempo" da série Jornada nas Estrelas. 
Osmar Prado dubla o tripulante de camiseta amarela, que entra na sala com o sr. Sulu e iniciam um diálogo.
video


**Marco Antônio dos Santos**

0 comentários:

Postar um comentário