5 de maio de 2009

DUBLAGEM INESQUECÍVEL (01): LANCER



Produzida pela Fox, “Lancer” foi mais uma série western produzida para televisão, tendo sido exibida originalmente nos Estados Unidos – via Rede CBS - entre 24 de setembro de 1968 e 19 de maio de 1970. Ao longo de duas temporadas contabilizou 51 episódios. 

O programa era focado na região de San Joaquin Valley, Califórnia, num rancho de propriedade do viúvo Murdock Lancer (Duggan), as voltas com malfeitores que tinham por objetivo posses de terra no local. Cada vez com menos vaqueiros para apoiá-lo, Murdock contrata os detetives da agência Pinkerton para localizarem seus dois filhos – de mães diferentes – que há muito estavam fora de casa.

Ex-Oficial do Exército, Scott Lancer (Maunder) é localizado em Boston, onde fora criado pelo avô após a morte da mãe. Johnny Madrid Lancer (Stacy) é encontrado no México, onde vive como pistoleiro. Ambos regressam a pedido do pai, que lhes promete uma polpuda recompensa, além da divisão de terras no rancho.

Uma vez reunidos, Scott e Johnny tomam conhecimento de que são irmãos e no encontro com o pai, cientes da situação, decidem ficar para combater as ameaças que pairam sobre uma propriedade que agora lhes é de direito.

 “Lancer” foi inspirado em “Bonanza”, que também apresentava um viúvo proprietário de rancho - Ben Cartwright (Lorne Greene) – convivendo com filhos de diferentes mães. A diferença é que em “Bonanza” os filhos inicialmente são três: Adam (Pernell Roberts), Hoss (Dan Blocker) e Little Joe (Michael Landon).
 Em “Lancer” temos dois filhos – Scott e Johnny – e uma moça adotada por Murdock chamada Teresa O’Brien (Elizabeth Bauer), filha de um falecido capataz.

**JHONNY MADRID: DUBLADO POR SÉRGIO GALVÃO**


**A SÉRIE NO BRASIL**


 No Brasil, foi lançada pela TV Tupi de São Paulo em 30 de Junho de 1969 (segunda-feira - 21h.).

 A década de 1960 foi marcada por grandes sucessos de séries de western, tais como: Bonanza, James West, Big Valley, Batmasterson, O Homem de Virgínia, Chaparral, etc.

Na época, Bonanza ainda possuía muita audiência sendo exibida pela extinta TV Tupi. Sendo assim, como Lancer se assemelha na estrutura dos personagens e até com alguns temas em episódios, a TV Tupi esperava conseguir um bom índice de audiência.

Apesar de roteiros de bons a excelentes, Lancer ficou ofuscado por Bonanza e teve uma recepção razoável. Mesmo assim, a TV Tupi adquiriu os direitos de exibição da 2ª temporada, entretanto, esta temporada já apresentou uma certa decadência em sustentar o gênero western (fruto do que já estava ocorrendo nos Estados Unidos), pois as séries deste estilo estiveram presentes durante toda a década de 1950 e 60 na tv americana. Dessa forma, os anos iniciais da década de 1970 foram os derradeiros do gênero.




A  Tv Tupi exibiu a 2ª temporada, mas logo a cortou da sua programação.
Lancer ainda voltaria à TV, entre 1972 e 75 pela TV Bandeirantes, exibindo as duas temporadas.

Em 1977/78, a TV Record exibiu a série, uma vez que a sua programação se baseava praticamente em filmes e séries de tv, devido às limitações financeiras em que se encontrava.

Somente em 1986 Lancer voltaria às telinhas, novamente pela Tv Record em sua Sessão Bang Bang, estando no ar até 1988, porém a emissora já apresentava sinais de uma crise financeira fortíssima e exibiu apenas a 1ª temporada.

Na mesma época era exibida pela TV Guaíba de Porto Alegre, a qual exibiu as duas temporadas, porém 8 episódios já não foram exibidos,  devido a problemas com o áudio.


**SCOTT LANCER: DUBLADO POR WILSON RIBEIRO**



**A DUBLAGEM DE LANCER**


A série foi dirigida por Sérgio Galvão, o qual também dublou Johnny Madrid. A escalação dos dubladores foi perfeita, assim como das vozes para os atores convidados.

Carlos Alberto Vaccari, que inicialmente dublava Murdoch Lancer, foi obrigado a se afastar do personagem devido a um problema grave de saúde que tivera. Assim, foi substituído por João Ângelo.

A dublagem realizada, em 1969, dos 51 episódios terminou no início de 1970 e é uma das melhores da AIC.

Sérgio Galvão foi extraordinário na direção de dublagem e os dubladores escalados foram ótimos, que enalteceram os personagens convidados.
A série mostra uma galeria variada e de grande qualidade de dubladores da época, tais como: Borges de Barros, Helena Samara, Marcelo Gastaldi, Aldo César, Bruno Netto, Arquimedes Pires, Astrogildo Filho, Aliomar de Matos, Áurea Maria e tantos outros.

**UM GRANDE MOMENTO DA HISTÓRIA DA DUBLAGEM DA AIC !!



**DUBLADORES / ELENCO FIXO**


*Andrew Dugan (Murdoch Lancer): Carlos Alberto Vaccari (1ª voz) e João Angelo (2ª voz) /
*James Satacy (Johnny Madrid) : Sérgio Galvão.
 *Wayne Mauder (Scott Lancer): Wilson Ribeiro 
 *Paul Brinegar (Capataz Jelly): Xandó Batista.
*Elizabeth Bauer (Teresa): Beatriz Facker e Maria Inês (eventualmente).


**VAMOS REVER 2 EPISÓDIOS DE LANCER**


**EPISÓDIO:   "ANSEIO DE LIBERDADE"**

*PARTE 1*
video

PARTE 2**
video



**EPISÓDIO:  "JULIE"**

*PARTE 1*
video
  

*PARTE 2*
video



**Marco Antônio dos Santos**

0 comentários:

Postar um comentário