22 de maio de 2009

DUBLADOR EM FOCO (52): BRUNO NETTO




Bruno Netto nasceu em 20 de Julho de 1926, na cidade do Rio de Janeiro. Começou a carreira como radioator passando pela Rádio Nacional, na qual trabalhou por alguns anos. Também trabalhou em teatro infantil. Participou de diversos programas humorísticos, ainda ao vivo, no início da década de 1960.


Por volta de 1963,  ingressou na dublagem pelo estúdio Cinecastro, através das orientações de Carla Civelli.
Durante esse período, nesse estúdio, destacam-se as séries
Seven to Seven Sunset Strip, onde fazia um dos protagonistas, e Danger Man, onde dublava o protagonista, o agente John Drake, interpretado por Patrick McGoohan, alem de dirigir a série.




** Em programa de tv ao vivo**

 
No início de 1966 foi para São Paulo e ingressou na AIC, onde dublou por alguns anos. Participou principalmente na dublagem de diversas séries da época: Missão Impossível, Jornada nas Estrelas, Perdidos no Espaço, O Túnel do Tempo, A Feiticeira, Terra de Gigantes, etc.
 Porém, o personagem que deu o prestigio máximo foi O Agente 86, dublando-o durante todas as cinco temporadas da série.


 Mesmo com a redublagem de Agente 86, devido ao desaparecimento da dublagem original das 4 primeiras temporadas, o seu brilho foi tanto que a maioria guarda sua voz e interpretação no personagem de Don Adams, o qual tinha um timbre de voz muito parecido ao do dublador, o que Bruno Netto captou com perfeição.


**ALGUMAS PARTICIPAÇÕES EM OUTRAS SÉRIES**



1 - No episódio da 2ª temporada de Perdidos no Espaço "A Maldição do Primo Smith", onde Bruno Netto juntamente com Borges de Barros dublam os primos trapalhões e ambiciosos. Dublagem felizmente preservada!

**Episódio "A Maldição do Primo Smith" em Perdidos no Espaço**


2 - No episódio da 1ª temporada de Terra de Gigantes "Lavagem Cerebral", onde dubla um cientista nada bonzinho, demonstrando o seu lado não cômico na dublagem. Curiosamente, neste episódio, junto com Bruno Netto está Mário Jorge Montini.

 
3 - Na série O Túnel do Tempo em dois episódios: "Presente de Grego", onde dubla Paris, o raptor de Helena de Tróia e no episódio "Armadilha Fatal", onde dubla Jeremias obcecado em assassinar o presidente Lincoln. Em ambos episódios, também dubla personagens que fogem totalmente da comédia.


**Década de 1960**

No início de 1970, retorna para o Rio de Janeiro e a dublar no estúdio Cinecastro. Curiosamente, a 5ª e última temporada da série Agente 86 foi dublada por esse estúdio, e Bruno Netto concluiu com brilhantismo a dublagem de Don Adams.

**A VOZ PERFEITA PARA MAX (AGENTE 86)**

Em meados da década de 1970, retira-se da dublagem e se transfere para o interior de São Paulo se estabelecendo com outras atividades.

Atualmente, encontra-se aposentado na cidade de Franca, interior de São Paulo.

**Aqui, temos um episódio da série Agente 86 com a dublagem da AIC**


**Aqui, temos um episódio da série Terra de Gigantes, no qual Bruno Netto dubla um cientista, ao lado de seu grande parceiro da série Agente 86, Mário Jorge Montini**


**Fonte de Pesquisa: Conversa com o dublador Bruno Netto.

**Acervo Pessoal**


**Marco Antônio dos Santos**

0 comentários:

Postar um comentário