10 de maio de 2009

DUBLADOR EM FOCO (48): NEVILLE GEORGE


**NEVILLE GEORGE NA DÉCADA DE 1960**

Um dos dubladores mais atuantes na fase áurea da AIC.

Foi representante comercial e ingressou nas rádios, como locutor de notícias. Sua família sendo de origem estrangeira, falava correntemente a língua inglesa, o que lhe facilitou muito para a carreira.


Na AIC, seu ingresso foi fazendo participações especiais, muitos vilões principalmente. Assim, surge na 1ª temporada de Missão Impossível e, principalmente, na 2ª temporada de Viagem ao Fundo do Mar, onde praticamente participou de quase metade da temporada, sempre com os vilões.


Nessa série, há um fato curioso. No episódio "O Homem Mecânico" ele dubla o ator James Darrew, o qual já estava contrato pela Fox para estrear a série O Túnel do Tempo em 1966.


Mas, quando a série chegou ao Brasil, Wolner Camargo optou por escolher o dublador Carlos Campanile para dublar James Darrew, como o Dr. Tony Newman e a Neville George coube a dublagem de Robert Colbert como o Dr. Douglas Philips. Uma das séries mais bem dubladas da AIC por diversas razões: o entrosamento de todos os dubladores fixos e convidados e uma uniformização na dublagem de uma série com apenas 30 episódios, além de uma direção de dublagem extremamente cuidadosa.




Por ser profundo conhecedor da língua inglesa, conseguia adaptar com rapidez a interpretação e sincronia. Neville George fora também escolhido por Emerson Camargo para dublar o Dr. McCoy e o fez na 1ª temporada da série. Até em Perdidos no Espaço podemos ouví-lo no episódio da 3ª temporada: "O Ataque dos Homens-Relógio". Um de seus últimos personagens foi a 3ª voz de Barney Rouble no desenho Os Flintstones.


**3ª VOZ DE BARNEY ROUBLE**

Na AIC, também foi diretor de dublagem em diversas ocasiões. Um de seus melhores trabalhos em direção de dublagem foi o filme "O Corcunda de Notre Dame", de 1939, onde atuou também como dublador.

Entretanto, por volta de fins de 1967, início de 1968, alguns dubladores se dirigem para o Rio de Janeiro, onde surgia um novo estúdio de dublagem: TV Cinesom/RJ.


Nesse estúdio, Neville George ganhou mais um personagem que o imortalizou, além dos já citados: James West, além de ser o narrador do desenho Corrida Maluca, a abertura dos episódios de 50 minutos de Além da Imaginação, da série Enigma.


A série James West teve uma dublagem curiosa: passou por diversos estúdios, mas Neville George acompanhou o personagem quase até o final da série. Se prestarmos atenção, em sua fase colorida, temos TV Cinesom / RJ, Dublasom Guanabara e depois Herbert Richers que já havia incorporado as demais.


Outro personagem inesquecível foi o comandante Hogan, na série Guerra, Sombra e Água Fresca, onde exercitou o seu lado humorístico. A dublagem desta série foi iniciada na AIC, posteriormente, Neville George dublou o mesmo personagem no estúdio Herbert Richers e Cinecastro onde a série foi dublada a partir da 2ª temporada.



** A VOZ DO COMANDANTE HOGAN EM GUERRA, SOMBRA E ÁGUA FRESCA**

No início da década de 1970, abandona um pouco a dublagem e surge como locutor num jornal diário da TV Tupi de São Paulo, onde fica algum tempo.

Após esse período, Neville George teve uma agência de publicidade por muitos anos.


Reapareceu quando a Rede TV foi inaugurada, sendo o seu locutor oficial, porém veio a falecer no dia 19 de outubro de 2002, vítima de câncer no pâncreas.


**RELEMBRANDO NEVILLE GEORGE:


**VÍDEO 1: Encontramos uma cena do episódio "A Armadilha" de Jornada nas Estrelas, onde  participam: Emerson Camargo, Rebello Neto e Neville George:
video


**VÍDEO 2: Para reelembrarmos o comandante Hogan na série Guerra, Sombra e Água Fresca, dublagem realizada pela AIC para a 1ª temporada:


**PARTE 1/
video


**PARTE 2/
video



**VÍDEO 3: um de seus personagens mais famosos: Dr. Doug Philips da série O Túnel do Tempo
video


***Marco Antônio dos Santos***

1 comentários:

Blog do Deco disse...

Obrigado pela homenagem a Meu Pai !!! Um grande Abraço !!!

Postar um comentário