21 de abril de 2009

DUBLADOR EM FOCO (47): JUDY TEIXEIRA

** Judy Teixeira em 1975**


Mais uma grande dubladora, praticamente no esquecimento. Não há registros de sua biografia. O que conseguimos apurar, conversando com alguns dubladores, é que também paricipou de rádio-novelas e também de algumas novelas na extinta TV Paulista.

Sua novela de maior sucesso foi Ídolo de Pano, em 1974, na Tv Tupi, mas também participou da novela Ovelha Negra na mesma emissora em 1975.


Judy Teixeira possuía uma voz macia, tipo aveludada e se encaixava muito para mulheres mais calmas e tranquilas. Desde o início da série A Feiticeira dublou as duas atrizes que interpretavam a personagem Louise Tate, além da Dra. Ann de O Túnel do Tempo em 25 episódios, sendo substituída, no final da temporada, por Gessy Fonseca.




**Reverenda Madre na série A Noviça Voadora**

Também dublou a Reverenda Madre na série A Noviça Voadora.
A personagem Julie Anderson, interpretada pela atriz Kasey Rogers, na 2ª temporada de A Caldeira do Diabo (Peyton Place). A mesma atriz que dublou durante anos na série A Feiticeira (Louise Tate).



** Dra. Ann na série O Túnel do Tempo **


Além desses três personagens mais marcantes, participou em diversos filmes e séries de tv , dublando atrizes convidadas em Perdidos no Espaço, Terra de Gigantes, Daniel Boone, Lancer e muitas outras.


Sua postura de voz e interpretação sempre foram de alta qualidade. Nos estúdios da AIC era tão respeitada pelos colegas que sempre foi chamada de "Dona Judy". Ao lado do dublador Xandó Batista formavam os dubladores admirados por seus amigos de bancada.


Participou das dublagens dos filmes:

a Senhora Violet Venable interpretada por Katherine Hepburn em De Repente, no Último Verão, Sadie Burke interpretada por Mercedes McCambridge em A Grande Ilusão, Lydia Brenner interpretada por Jessica Tandy em Os Pássaros, entre outros.

Infelizmente, como sempre no Brasil, a atriz e dubladora faleceu no anonimato entre 1986 e 1988. Não há precisão da data e desconhece-se a causa.



** Louise Tate na série A Feiticeira **

Judy Teixeira estará presente sempre entre nós, pois algumas dublagens estão aí em DVD, comprovando o seu talento. Nós fãs, te agradecemos pelo teu trabalho.



**Neste vídeo, um episódio da série A Feiticeira, onde Judy Teixeira dublou a personagem Louise Tate**



**Neste vídeo, um episódio da série O Túnel do Tempo, onde Judy Teixeira dublou a personagem Dra. Ann**



**Aqui, dublando a atriz convidada num episódio da série Lancer**   




***Marco Antônio dos Santos***

1 comentários:

Arquimedes Estrázulas Pires disse...

Aplausos nunca são demais; porque a história não pode prescindir deles sempre que é chamada a registrar a aprovação popular sobre fatos importantes.
No campo da dublagem de filmes para TV poucas coisas foram mais importantes, no Brasil, do que a ocorrência, em determinada época, dos estúdios da A.I.C. - Arte Industrial Cinematográfica.
Elenco e equipe técnica de primeiríssima grandeza, capitaneados por Mário Audrá, um sonhador de primeira linha e grande realizador nas lides da Sétima Arte, fizeram da arte de interpretar dublando, um cenário de sonho e de contentamento a milhares de milhões de brasileiros que faziam da TV sua melhor forma de aproveitar suas horas de folga aprendendo coisas e divertindo-se em grande estilo, sem baixarias e sem apelações.
Obrigado, Marco Antônio dos Santos, pela persistência competente em manter aceso esse registro de tamanha envergadura histórica na seara das artes cênicas no Brasil.
Que este Blog represente a semente de frutos que o tempo seja incapaz de murchar.
Parabéns, meus respeitos e meu desejo, permanente, de muito sucesso!

Postar um comentário