17 de dezembro de 2008

DUBLADOR EM FOCO (45): DANTE RUY



Nascido em 1926, o ator Dante Ruy atuou no cinema e na TV.

Principais trabalhos na TV:


"Sangue do meu Sangue" (1996)
"Meu Bem, Meu Mal" (1990)
"Rabo de Saia" (1984) (minissérie) "

Meus Filhos, Minha Vida" (1984) "
Acorrentada" (1983) 
 "Paiol Velho" (1982) 

"As Cinco Panelas de Ouro" (1982)
Teleteatro"Partidas Dobradas" (1981) 
"Vento do Mar Aberto" (1981)

"Os Imigrantes" (1981)
 "O Meu Pé de Laranja Lima" (1980)
 "O Direito de Nascer" (1978) 
"O Julgamento" (1976)
 "Xeque-Mate" (1976)
 "Ovelha Negra" (1975)
 "A Grande Mentira" (1969)
 "Marcados pelo Amor" (1964)


Principais trabalhos no cinema:

Made In Brazil (1985)
Mulher... Sexo... Veneno (1984)
 O Escândalo na Sociedade (1983)
 Pecado Horizontal (1982) 
As Aventuras de Mário Fofoca (1982) 
Os Rapazes da Difícil Vida Fácil (1980)
 A Noite dos Duros (1978) 
Jecão... Um Fofoqueiro no Céu (1977)

Entre seus papéis mais marcantes estão o Agenor na primeira versão da novela “A Viagem”, na TV Tupi, e Caetano, de “Meu Pé de Laranja Lima”, na década de 1980 , na Bandeirantes. Seu último trabalho na TV foi na minissérie “Rabo de Saia”, na Globo, em 1984.

Dante Ruy atuou em novelas como “Meus Filhos, Minha Vida”, “O Direito de Nascer”, “Acorrentada” e “Os Imigrantes”.
No cinema, esteve em diversas produções. Entre elas, “As Aventuras de Mário Fofoca” e “Mulher…Sexo…Veneno”.

Foi um dos pioneiros na dublagem participando desde o estúdio Gravasom, devido a sua experiência no Rádio, como radioator durante a década de 1950.

Na AIC, esteve muito presente dublando personagens truculentos, militares,  vilões, traidores, etc. Sua voz e sua interpretação funcionavam muito bem para dublar esses personagens.
 Assim, participou de diversas séries na época: Missão Impossível, Perdidos no Espaço, O Túnel do Tempo, Terra de Gigantes, Lancer, Daniel Boone, etc.

Para aqueles que queiram reconhecer a voz de Dante Ruy, assistam ao episódio da série O Túnel do Tempo, onde ele dubla o ator Torin Tacher, o cientista inglês muito teimoso, no episódio "O Dia do Juízo Final", ou o episódio de Perdidos no Espaço da 2ª temporada "O Circo do Espaço", onde faz o proprietário do circo.


Dante Ruy faleceu no dia 21 de fevereiro de 2008, aos 82 anos, de infecção pulmonar. O ator deixou três filhos.

 
** Dublando o ator R.G. Amstrong num episódio da série Lancer**
video


** Dublando um oficial alemão, ao lado de Helena Samara, na 1ª temporada da série Missão Impossível**
video



**Marco Antônio dos Santos**

0 comentários:

Postar um comentário