21 de novembro de 2008

DUBLADOR EM FOCO (41): DULCEMAR VIEIRA



Dulcemar nasceu no dia 28 de Agosto de 1935, sendo filha de Antonio e Carmosina Vieira. Seu pai era militar do exército brasileiro, e em virtude disto, era transferido regularmente de uma cidade a outra e levava sua família consigo.Em 1953, a atriz casou-se com Nelson Machado, um ator e produtor de televisão, e deste casamento nasceram Nelson Machado Filho (que seguiu na carreira artística, assim como os pais) e Neusa Machado, em 1954 e 1958, respectivamente.


Ainda jovem, Dulcemar começou sua carreira na cidade de Santos, ganhando um concurso promovido pela rádio Clube e sendo contratada como free lancer. Pouco depois, mudaria-se para São Paulo e tentaria ser contratada por alguma emissora de rádio da capital. Através de um novo concurso, Dulcemar conseguiu ser admitida pela rádio Bandeirantes em 1950, tornando-se então atriz profissional.



Em 1955, a radioatriz transferiu-se para a rede de rádio e televisão dos Diários Associados, a Tupi, participando de radionovelas e também de programas de televisão como TV de Vanguarda, TV de Comédia e outros especiais. Com a mudança de sua família para Santos, em 1959, Dulcemar produziu programas para a rádio Cacique, incluindo Você Aponta para o Sucesso, que era apresentado por seu marido.




**Década de 1960**


Na década seguinte, a atriz e produtora voltou para São Paulo, onde passou a dublar programas estrangeiros na extinta A.I.C. - Odil Fono Brasil e foi contratada pela Rádio Mulher, onde produziu e apresentou o programa Saudade Teu Nome é Mulher, que ia ao ar de segunda à sexta.


Posteriormente, já na década de 1970, ela produziria programas para Vida Alves, Lia de Aguiar e Mary Gersi na mesma emissora.Em 1972, Dulcemar voltou às telenovelas na Rede Tupi ao participar de Bel-Ami e Rosa dos Ventos, e em 1975 trabalhou em parceria com o empresário Carlos Gomes para produzir, dirigir e ensinar jovens talentos no programa A Arte de Realizar o Fantástico exibido pela TV Gazeta.



Mudando-se para Diadema no final da década, Dulcemar dirigiu e participou de peças de teatro infantil, vencendo inclusive dois festivais de teatro, nos anos de 1979 e 1980. Na cidade, onde vive até hoje, a atriz também se dedicou ao público adulto ao produzir, dirigir e estrelar peças destinadas a este público-alvo. No ano de 2005 contou histórias para alunos de escolas municipais de Diadema.



**Dublou diversos personagens convidados em séries de tv e filmes na AIC e teve como personagens fixos: Julie Anderson, interpretada pela atriz Kasey Rogers, na 1ª temporada de A Caldeira do Diabo (Peyton Place) e a irmã Sixto na série A Noviça Voadora**.





*Irmã Sixto na série A Noviça Voadora*


Uma dubladora excelente, sempre requisitada para os convidados especiais nas séries de tv. Assim, a sua presença foi constante nas séries A Feiticeira, Jornada nas Estrelas, Jeannie é um Gênio, Daniel Boone, Terra de Gigantes, Lancer, etc.


**Uma curiosidade é a dublagem da atriz Anne Seymour. Sua voz e interpretação foram perfeitas para os personagens convidados que fez no episódio "A Estranha Cadeira" na 3ª temporada de A Feiticeira e em Terra de Gigantes, no episódio "Seis Horas para Viver" na 2ª temporada da série. Em ambas ocasiões, Dulcemar Vieira captou perfeitamente a interpretação da atriz.




**ANNE SEYMOUR NO EPISÓDIO "A ESTRANHA CADEIRA" DA SÉRIE A FEITICEIRA**

*Vamos relembrar um trecho deste episódio*
video




** Trabalhos na televisão

**1972 - Bel-Ami (novela).

**1973 - Rosa dos Ventos (novela).
**TV de Vanguarda 1956 - O Palhaço
**Peças de Teatro ( escritas por ela)
**1961 - A lenda do papai Noel (infantil)
**1969 - Sonho e fantasia (infantil)
**1970 - O planeta dos sons (infantil)
**1972 - Os 3 sonhos (infantil)
**1972 - A E I O U (infantil)
**1973 - A pérola mágica (infantil)
**1976 - A lei das côres (infantil)
**1981 - Com a alma entre quatro paredes (adulta).


Uma artista que atuou em diversos gêneros: atriz, dubladora, produtora, escritora de peças teatrais. É interessante observarmos o currículo de Dulcemar Vieira, a fim de verificarmos o gabarito do elenco que passou pela AIC.


**Agradecemos ao seu filho Nelson Machado pela indicação das informações.***




**OUTRAS DUBLAGENS DE DULCEMAR VIEIRA**


**Aqui, dublando Kasey Rogers (Julie Anderson) na 1ª temporada da série A Caldeira do Diabo (Peyton Place)**
video


**Aqui, Dulcemar Vieira dubla a atriz Anne Seymour num episódio da série Terra de Gigantes**
video




**Marco Antônio dos Santos**

0 comentários:

Postar um comentário