14 de novembro de 2008

DUBLADOR EM FOCO (35): JOSÉ SOARES


Para todos os fãs da dublagem da AIC, dentre os diversos nomes, há especialmente um que todos admiram: José Soares. Praticamente, esteve na AIC desde o seu início até o seu encerramento. Assim, em praticamente dez anos no estúdio sua voz esteve presente em quase tudo: filmes, personagens fixos em séries de tv, convidados em séries e desenhos.

Sempre conseguia ser o cowboy violento, o médico amigo da família, o marido dominado pela esposa com toda uma caracterização da voz, personagens em desenhos. É praticamente impossível relacionarmos todos os seus trabalhos, podemos até nos perguntar: "afinal de contas, qual é o verdadeiro timbre de voz de José Soares ?"Paralelamente, também foi diretor de dublagem, unindo "os dois lados da moeda".



Atualmente, os DVDS que trazem dublagem da AIC, principalmente em séries, nos demonstra que não houve uma em que não houvesse a sua participação. Um profundo conhecedor das vozes adequadas, um diretor de dublagem competente e de altíssimo nível.

Como convidado especial, dentre dezenas, citamos alguns que merecem destaque:

1 - Dublando o ator All Lewis no episódio "Foguete para Terra" da 2ª temporada de Perdidos no Espaço, onde junto com Borges de Barros nos proporcionam o prazer de ouví-los.

2 - No episódio "A Estranha Cadeira" da 3ª temporada de A Feiticeira, onde faz um pobre marido totalmente sem personalidade, sua voz marca bem isso e nos leva a risos.

3 - No episódio "Uma noite numa cidade pequena" de Big Valley, onde faz um xerife paranóico brilhantemente.Citamos apenas três, mas foram inúmeras participações.


** JOSÉ SOARES NA DÉCADA DE 1960**

Já como personagem fixo em série temos:

** OLIVER HARDY EM O GORDO E O MAGRO**





*Fitzhguh em Terra de Gigantes*
*Oliver Hardy em O Gordo e o Magro"
*A 3ª voz de Shemp em Os 3 Patetas*
*Dr. Swen na série O Túnel do Tempo" ( talvez tenha sido a sua verdadeira voz)
Em desenhos:*Peter Potamus* em Peter Potamus e Tico-Mico**
*Mister Magoo*
Aqui, talvez sejam as mais lembradas!!



Com relação a Mister Magoo, há um dado curioso em se tratando da nossa dublagem. Quando o desenho foi lançado em DVD, alguns episódios necessitaram ser redublados e, apesar da idade já um pouco avançada, José Soares dublou novamente o personagem. Infelizmente, foram poucos episódios redublados pelo próprio José Soares, dessa forma, atualmente, todos os dvds lançados foram redublados.




Para a sua grande maioria de fãs, Mister Magoo e Oliver Hardy foram o seu ponto alto, os desempenhos inesquecíveis. Dessa forma, aqueles que quiserem recordar algumas de suas dublagens é só assistir aos vídeos abaixo e observar a categoria de um extraordinário dublador brasileiro, que brilhou também na direção de dublagem.
 José Soares faleceu no dia 23 de dezembro de 2009, aos 73 anos de idade, vítima de complicações decorrentes de uma cirurgia a que se submeteu.


**RELEMBRANDO ALGUMAS DUBLAGENS DE JOSÉ SOARES**


**A EXTRAORDINÁRIA DUBLAGEM DE MISTER MAGOO**
video


**OLIVER HARDY EM "O GORDO E O MAGRO"
video



**A 3ª VOZ DE SHEMP EM OS 3 PATETAS**
video




**Marco Antônio dos Santos**

1 comentários:

José Otavio disse...

O ZÉ SEMPRE FOI E SEMPRE SERÁ MAIS QUE UM PAIZÃO DE TODOS NÓS, PROFISSIONAIS DA DUBLAGEM. GRANDE AMIGO, IRMÃO E LOGO QUANDO COMECEI, NOS ESTÚDIOS DO SBT, ME AJUDAVA MUITO ME ESCALANDO E DIRIGINDO FEITO UM MAGO... UM MAGOO...DOS NOSSOS SONHOS. NÃO POSSO ESQUECE-LO. OBRIGADO POR ESTAR NO CAMINHO DA MINHA VIDA, MEU VELHO. OBRIGADO POR TODOS ENSINAMENTOS. DESCANSE EM PAZ...!
Tatá Guarnieri.
Dublador.

Postar um comentário