5 de novembro de 2008

DUBLADOR EM FOCO (32): NELSON BATISTA




Nelson Batista iniciou sua carreira em dublagem, na AIC, em meados da década de 1960.

 Fez diversos convidados em séries da época: Jornada nas Estrelas, Lancer, Terra de Gigantes, A Feiticeira, Jeannie é um Gênio, etc, mas ficou praticamente imortalizado dublando o ator Jerry Lewis, onde se ouvirmos o original nos sugere até que as vozes são parecidas, além do dublador ter captado todo o estilo de interpretação do ator americano.


No final da década de 1970 ingressa na Herbert Richers, no Rio de Janeiro, mas sempre intercalou seu trabalho no eixo Rio-São Paulo. Na Herbert Richers ficou cerca de 15 anos, sendo sempre escalado, principalmente, para dublar o ator Jerry Lewis que ficou marcado com sua voz, também era convidado para dublá-lo na BKS em São Paulo, devido à adaptação perfeita com os personagens criados por Jerry Lewis.



Entre seus personagens estão principalmente os desenhos, como a voz oficial do Pateta na década de 1980 e início de 1990 nos curtas

metragens, em séries como a primeira dublagem de Mickey & Donald e em longas como Pateta - O Filme e Uma Cilada Para Roger Rabbit (VHS).


Em filmes fez os atores Al Pacino em Justiça Para Todos, Perfume de Mulher (VHS), Revolução, Scarface, Serpico e Um Dia de Cão, foi a voz oficial de Jerry Lewis no Brasil com os filmes A Família Fuleira, Artistas e Modelos, As Loucuras de Jerry Lewis, Bancando a Ama-Seca, Boeing Boeing, Cinderelo sem Sapato, Errado Pra Cachorro, Morrendo de Medo, O Bagunceiro Arrumadinho, O Meninão, O Professor Aloprado (1963), O Rei do Circo, O Rei do Laço, O Rei dos Mágicos, O Terror das Mulheres e Ou Vai ou Racha, Dustin Hoffman em Maratona da Morte e Todos Os Homens do Presidente, entre outros.




** A VOZ DO CÃOZINHO ESPIRRO NO DESENHO "JOÃO GRANDÃO**


O dublador Nelson Batista, falecido em 1997, teve uma enorme participação na AIC, onde um dos últimos de seus trabalhos, no estúdio, foi a dublagem do cãozinho Espirro no desenho João Grandão ao lado de Mário Jorge Montini, no início da década de 1970.




** A DUBLAGEM FANTÁSTICA DE JERRY LEWIS **



**Dublando o cãozinho Espirro ao lado de Mário Jorge Montini no desenho João Grandão**
video


**Um pequeno trecho do filme " O Meninão ", onde Nelson Batista dubla Jerry Lewis, numa cena com o dublador Marcos Miranda**
video


**Marco Antônio dos Santos**

5 comentários:

Naor disse...

Ah! Se não fossem os dubladores nossa infância não teria sido tão marcante e memorável.

fandosnoopy disse...

Os filmes e desenhos mais antigos ficaram em nossas mentes pelo ótimo trabalho dos dubladores brasileiros.

W. PAURA disse...

NELSON BATISTA FOI TAMBÉM O MELHOR DUBLADOR DO ATOR
AUDIE MURPHY.

luiz antonio disse...

Sobre o Nelson dublando o Audie Murphy,meu falecido pai só gostava de assistir os filmes do Audie dublados pelo Nelson,quando era outro profissional o "coroa" ficava "p" da vida.O Nelson era excelente.

João David David disse...

Disse tudo, Luiz Antonio... O Nelson era excelente. ;)

Postar um comentário