31 de outubro de 2008

DUBLADOR EM FOCO (29): LUTERO LUIZ


 Gaúcho de São Gabriel, onde nasceu em 1931, Lutero Luiz começou como ator de rádio, em 1952.Se formou na primeira turma de artes cênicas da Faculdade de Filosofia de Porto Alegre, e trabalhou em 24 peças de teatro, mais de 30 filmes e muitas novelas.

 
Apesar de gaúcho, em boa parte dos filmes e novelas que fez encarnou a figura do malandro carioca.
No cinema deixou sua presença simples mas marcante em, entre outros filmes, “A Marcha”, “Vai Trabalhar Vagabundo”, “A Rainha Diaba”, “O Marginal”, “Costinha, o Rei da Selva”, “Guerra Conjugal”, “Ladrões de Cinema”, “Barra Pesada”, “Se Segura Malandro”, “O Coronel e o Lobisomem” e “Parceiros da Aventura”.


Na TV, Lutero se caracterizou por interpretar personagens simples e de forte apelo regional como o Lulu Gouveia de “O Bem Amado”; o Gigante de “O Espigão”; o Miguel Pereira de “Escalada”; o Marciano de “Pecado Capital”; o Bezerra do seriado “Plantão de Polícia” e o Bodão de “O Salvador da Pátria”.
Lutero Luiz também participou do seriado "O Bem Amado" exibido em 1982 pela TV Globo.

 
Desde o início da AIC, Lutero Luiz se fez presente com uma voz bem característica, chegando a participar até de desenhos como Os Jetsons e Os Flintstones. Porém nunca teve um personagem fixo, participava muito de filmes e como convidados em séries da época: Rota 66, Cidade Nua, Os Defensores e a 1ª temporada de Jeannie é um Gênio.

 
Lutero Luiz se afastou da dublagem em 1965, quando se transferiu para o Rio de Janeiro, na então recém-inaugurada TV Globo, onde fez uma extensa carreira.


Participava da novela "Sexo dos Anjos" quando descobriu que estava com um tumor no fígado, vindo a falecer em 20 de fevereiro de 1990.


Lutero Luiz, segundo declarações de quem conviveu com ele na AIC, era uma pessoa brincalhona e sempre de bom humor, mais um grande ator que passou pelos estúdios da A.I.C.


**Neste episódio de Os Jetsons, Lutero Luiz dubla o detetive que encontra Astro**

***Marco Antônio dos Santos***

0 comentários:

Postar um comentário