24 de outubro de 2008

DUBLADOR EM FOCO (27): MÁRCIA CARDEAL



Márcia Cardeal nasceu em São Paulo, em 23 de dezembro de 1948. Ela começou sua carreira artística muito cedo, com cerca de menos de 10 anos de idade.

Márcia foi apresentadora de programa infantil da TV Paulista, 3ª emissora de São Paulo. E foi também atriz. Na época, onde tudo estava começando, ela fazia praticamente todos os papeis infantis que apareciam, tanto nas novelas, como nos teatros completos, que eram muito comuns e importantes naqueles anos.


**FINAL DA DÉCADA DE 1950**

O casal de crianças Márcia Cardeal e Mário Lúcio de Freitas trabalhavam muitas vezes juntos e eram verdadeiras "estrelinhas", pois tinham todo o prestígio junto ao público. E assim fizeram juntos o programa: "Parque Petistil". Ela era a companheira do Petistino, personagem feito por Márcio.

Dessa forma, Márcia era a apresentadora mais jovem da televisão , cujo reinado durou muito tempo. Ela cresceu e passou então a ser chamada de Tia Márcia. Era comparada à Xuxa, pois maior do que as crianças, era muito querida por elas. Apresentava então o programa:"Sessão Zás-Trás".


Programas que Márcia Cardeal participou na televisão e no teatro brasileiro:

**1959: a peça: "Preço da Vitória".No mesmo ano a peça:"Moral e Concordata".
**1960, a peça:" Dona Violante Miranda".
** 1961, a novela: "A Herdeira de Ferleac". Em 61 ainda, outra novela:" As Grandes Esperanças". No mesmo ano de 61, o filme feito para a televisão:"Vigilante Rodoviário".
** 1963, a novela:" A Loja Das Antiguidades". Em 63 ainda:"As Quatro Irmãs".
**1964: " Vigilante contra o Crime".Em 64, outra novela:"Eu Amo Esse Homem". Ainda em 64:"Tortura d 'Alma".
**1965:"A Sombra".

**A DUBLAGEM**

Diante de um enorme talento, Márcia Cardeal foi convidada para dublar, em 1960, a personagem Katty, a filha caçula na série Papai Sabe Tudo no estúdio Gravasom. Com a autorização legal do juizado de menores, ela dublou a personagem durante muitos anos, até a atriz começar a crescer.


KATTY: A FILHA CAÇULA NA SÉRIE PAPAI SABE TUDO


Paralelamente, era escalada, eventualmente, para dublar alguma menina que surgisse, como é o exemplo que conseguimos na série Além da Imaginação, onde dubla uma garotinha sentada na escada que se torna a principal personagem do episódio "O Pesadelo".


Com o advento da AIC, Márcia Cardeal ainda dublou alguns personagens secundários, mas apenas esporadicamentede, devido às requisões para tv e até teatro, até meados de 1965.
Comandou o programa Zás-Trás durante muitos anos na TV Paulista ao lado da atriz e dubladora Maximira Figueiredo.
Com o fim do programa, Márcia Cardeal abandonou a carreira artística. Atualmente, dedica-se somente a sua família.


**Vejamos a excelente dublagem de Márcia Cardeal no episódio "O Pesadelo" da série Além da Imaginação:

video



**Marco Antônio dos Santos**

1 comentários:

Francisco Castro disse...

Olá, gostei muito do seu blog. Ele é muito bom.

Parabéns!

Um abraço

Postar um comentário