21 de outubro de 2008

DUBLADOR EM FOCO (26): REBELLO NETO


** REBELLO NETO NA DÉCADA DE 1960 **

Manoel Bittencourt Rebello Neto nasceu em São Paulo no dia 17 de maio de 1938, filho de Ruth Motta e Manoel Bittencourt Rebello Júnior.

Estudou no Colégio Paes Leme e Colégio Rio Branco. Seu pai, Rebello Júnior, era um homem atuante no meio artístico, tendo trabalhado em algumas emissoras de Rádio, chegando a ser o Diretor Artístico da Rádio Bandeirantes durante muitos anos, além de ter participado do início da televisão nas Organizações Victor Costa - TV Paulista, antes de ser vendida  à TV Globo.


Rebello Neto exerceu diversas atividades também no meio artístico. Devido à sonoridade da voz, foi locutor de rádio, produtor, radioator tendo participado das Rádio 9 de Julho, Bandeirantes e outras emissoras do interior do Brasil.


Na TV Paulista participou da sub-estação criada na cidade de Santos, fundada por seu pai. Daí para a AIC foi uma sequência lógica, devido à sua voz e ter sido radioator. Em nosso banco de dados encontramos arquivos de dublagens realizadas por ele a partir do ano de 1966, tendo ficado até meados de 1969 na AIC.

Segundo Emerson Camargo, ao escalar o elenco da dublagem de Jornada nas Estrelas, verificou que o personagem Spock era desprovido de emoções, portanto necessitava de um dublador com um timbre de voz bem linear, a qual não demonstrasse sentimentos. Partiu do princípio que Rebello Neto seria o mais adequado. A escolha foi perfeita, pois até os fãs mais fiéis definem como a melhor voz para Spock. Rebello Neto dublou Spock durante as duas primeiras temporadas da série de uma forma perfeita, sendo substituído na 3ª temporada por Turíbio Ruiz.

** 1ª VOZ DO SR. SPOCK EM JORNADA NAS ESTRELAS**

A partir do episódio "Uma Visita ao Inferno" da 2ª temporada de Perdidos no Espaço, Rebello Neto assume o Prof. Robinson, substituindo Astrogildo Filho que ficara doente. Também aqui desenvolveu um excelente trabalho.

** A 2ª VOZ DO PROF. ROBINSON EM PERDIDOS NO ESPAÇO**

Há também , em algumas séries da época, suas partcipações como em Viagem ao Fundo do Mar, O Túnel do Tempo, Daniel Boone, Terra de Gigantes, A Feiticeira,  Lancer, etc.

Entretanto, logo se afastou da dublagem e nunca mais se obteve notícias até 1985. Nesse ano, em Curitiba, houve uma experiência de transplante de coração de plástico. Rebello Neto, por apresentar um quadro cardíaco complicado, é voluntário, porém sobrevive apenas um mes. Esse fato foi amplamente divulgado pelo programa Fantástico, da TV Globo, na época.

Rebello Neto faleceu, aos 47 anos de idade,  no dia 08 de junho de 1985 na cidade de Curitiba. Excelente dublador, que participou do apogeu da AIC, Rebello Neto dublou dois personagens importantíssimos para a época: Sr. Spock de Jornada nas Estrelas e a 2ª voz do Prof. Robinson na série Perdidos no Espaço.



**Rebello Neto dublando o Prof. Robinson na série Perdidos no Espaço**

video

**Sr. Spock em Jornada nas Estrelas**

**EPISÓDIO: "A GALÁXIA"**

**PARTE 1 **
video


**PARTE 2**
video



Fica aqui o registro de mais um dublador que teve personagens bem conhecidos até hoje, mas completamente esquecido pela mídia !


**Marco Antônio dos Santos**

1 comentários:

Cigana Sylvia disse...

Agradeço sinceramente o carinho, meu pai sempre teve muito orgulho de dublar esses personagens.Deixa muitas saudades....
Obrigada

Postar um comentário