20 de setembro de 2008

DUBLADOR EM FOCO (18): ARAKÉN SALDANHA


Arakén Saldanha, dono de uma voz muito bonita e grave, entrou para as Emissoras Associadas, que tinham as Rádio Tupi e Difusora, a Televisão Tupi e depois a Televisão Cultura. Isso foi em 1954.

Arakén Saldanha fez muitas novelas de Rádio, mas na TV Tupi começou na novela: "O Homem sem Passado". Ainda nesse ano, começou a participar do seriado: "Falcão Negro", muito sucesso da época. Fez também:"Oliver Twist".


Teve a oportunidade de participar do filme: "O Sobrado", feito pela equipe associada. Depois, na televisão fez:"O Conde de Monte Cristo","O Anel";Treze `a Mesa'; "Era uma vez um Vagabundo"; "A Cigana'; e vários outros TVs de Vanguarda e TVs de Comédia. E continuou a fazer novelas.


Mas passou a fazer filmes. Fez:"Betão Ronca Ferro"; "Ritual dos Sádicos';"Finis Hominis'; "Gringo, o Matador"; "Quando os Deuses Adormecem", "A Filha do Padre"; "Jeca Macumbeiro"; "O Sexo Mora ao Lado"; "Os Insaciados".

 Arakén Saldanha, porém, dedicou-se mais à dublagem.

Suas primeiras dublagens já surgem ainda pela Gravasom, mas é na AIC que desenvolveu todo o seu potencial. Fez a 2ª voz do gato Chuvisco, Space Ghost e muitos vilões em desenhos da época.



** A VOZ MARCANTE DE SPACE GHOST**

Participou ativamente em filmes e séries de tv, tais como: Missão Impossível, O Túnel do Tempo, Rota 66, Império do Oeste, Cidade Nua, Jornada nas Estrelas, Perdidos no Espaço, Viagem ao Fundo do Mar, etc.



Dentre as inúmeras participações como convidado especial, podemos citar a dublagem do ator Michael Reinne no episódio "O Estranho Colecionador" em Perdidos no Espaço, onde foi perfeito!

Em 1968, Arakén Saldanha esteve por um período curto no estúdio TV Cinesom no Rio de Janeiro. Ao retornar para São Paulo, dublou e dirigiu no estúdio Odil Fono Brasil, durante muitos anos e participou da  novela "O Preço de um Homem", em 1971, na Tv Tupi.



Atualmente, Arakén Saldanha é diretor de dublagem em São Paulo.



**A VOZ INESQUECÍVEL DE SPACE GHOST**




** DUBLANDO O ATOR CONVIDADO (LEE.J.COBB) NA SÉRIE CIDADE NUA**


**NESTE OUTRO VÍDEO, ARAKÉN SALDANHA DUBLA UM CONVIDADO  NO EPISÓDIO "A ÚLTIMA PATRULHA" DA SÉRIE O TÚNEL DO TEMPO**



***Marco Antônio dos Santos***

0 comentários:

Postar um comentário