18 de setembro de 2008

DUBLADOR EM FOCO (15): RENATO RESTIER





Renato Restier nasceu em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, a 24 de fevereiro de 1920. Filho da atriz Hortência Santos e do ator Procópio Ferreira, portanto meio-irmão de Bibi Ferreira, Renato Restier começou sua carreira aos 21 anos, contratado da Rádio Mayrink Veiga, no Rio de Janeiro.


Ele chegou a gravar dois discos mas largou a música e entrou.para o teatro mambembe. A primeira grande oportunidade lhe foi dada pelo pai, Procópio Ferreira, na peça "Tudo Por Você", também um dos primeiros espetáculos de Bibi Ferreira.Mas foi no cinema que Restier ganhou prestígio interpretando sempre personagens maus em comédias da Atlântida, tendo como companheiros Oscarito, Grande Otelo e José Lewgoy.


A estréia foi em "O Pecado de Nina", em 1950, mas depois participou de "Barnabé, Tu ès Meu", "Carnaval Atlântida", "Três vagabundos", "A Dupla do Barulho", "Matar ou Correr", "Nem Sansão Nem Dalila", "O Golpe", "Com Água na Boca", "Sai de Baixo", "Metido a Bacana" e "De Pernas Pro Ar", entre muitas outras.


Com uma carreira de 45 anos, Restier chegou a fazer três novelas, duas delas na TV Tupi ("Divinas e Maravilhosas" e "Um Dia, O Amor") e uma na TV Globo, "Sinal de Alerta", e participou de vários programas humorísticos, o último deles, "Reapertura", no SBT.
Renato Restier faleceu, aos 64 anos, em 1º de agosto de 1984, em São Paulo, vitimado por um câncer pulmonar.


Mais um ator com larga experiência no Cinema, que também pertenceu ao elenco da AIC, por um período.
 Suas participações na dublagem sempre giravam para os filmes e convidados especiais em séries de tv.
 No Cinema, Renato Restier ficou especializado em vilões, porém na dublagem, sua voz se adaptava bem para padres, médicos, cientistas e também vilões.
 Assim, participou dublando convidados especiais, nas séries de tv: Missão Impossível, Perdidos no Espaço, Viagem ao Fundo do Mar, O Túnel do Tempo, A Feiticeira entre tantas outras.



** Temos aqui um trecho do episódio "As Muralhas de Jericó" da série O Túnel do Tempo, no qual Renato Restier participa dublando um convidado: é o sacerdote da cidade de Jericó**
video

**Marco Antônio dos Santos**

1 comentários:

Amanda disse...

meu nome é amanda restier,fique feliz de saber mais um pouco sobre a carreira do meu tio avô renato restier

Postar um comentário