18 de setembro de 2008

DUBLADOR EM FOCO (14): LAURA CARDOSO



A atriz Laurinda de Jesus Cardoso Balleroni, mais conhecida como Laura Cardoso, nasceu em São Paulo, no bairro do Bexiga, no dia 13 de setembro de 1927. A garota que desde pequena brincava de teatro iniciou sua carreira fazendo um teste na Rádio Cosmos. Como seu nome não foi aprovado foi necessária a mudança, assim nasceu a atriz Laura Cardoso.

A jovem atriz atuou na Rádio Tupi e passou também pela Rádio Difusora, onde conheceu o ator Fernando Balleroni, com quem se casou e teve duas filhas.Todo o seu sucesso na televisão começou em 1952, no programa "Tribunal do Coração" da escritora Vida Alves. Daí então, sucessivos trabalhos enumeram a sua carreira: "Canção Sagrada", "O Castelo do Homem Sem Alma", "A Estranha Passageira" e "Um Lugar ao Sol".


A atriz de descendência portuguesa fez diversas novelas e teleteatros na TV Record na década de 1960 e de 1970. Na Rede Globo, já em papeis de destaque, a atriz participou de novelas como: "Mulheres de Areia", "Irmãos Coragem", "Salsa e Merengue", "Livre para Voar", "Felicidade", "Pão, pão, beijo, beijo", A Viagem, Chocolate com Pimenta, Caminho das Indias, o remake de Gabriela, dentre outras.

O teatro também faz parte da história de Laura Cardoso que ganhou prêmios pelas atuações nas peças "A Herdeira", "Vereda da Salvação" e "Vem buscar-me que ainda sou seu". Filmes como "Quincas Borba" e "Terra Estrangeira" também ilustram a carreira da atriz no cinema. Ao todo são 60 anos dedicados à dramaturgia!





** LAURA CARDOSO NO INÍCIO DE SUA CARREIRA COMO ATRIZ**



Laura Cardoso também passou pela dublagem. Ainda no estúdio Gravasom fez diversas participações em séries de tv, como Além da Imaginação. Já na AIC, continuou dublando maravilhosamente em filmes e séries também (há registros sonoros na série Cidade Nua), mas ganhou um personagem fixo: Beth de Os Flintstones, onde fez a 2ª voz, substituindo Nícia Soares.





** A 2ª VOZ DE BETY ROUBLE EM OS FLINTSTONES**


Infelizmente ou não, Laura Cardoso foi muito absorvida pelo teatro e pelas novelas de televisão, ficando apenas alguns poucos anos na dublagem.




 *** VEJAMOS UM TRECHO, DA EXCELENTE ATRIZ LAURA CARDOSO, DUBLANDO BETY ROUBLE:


  **NESTE TRECHO DA SÉRIE "CIDADE NUA", LAURA CARDOSO DUBLA UMA SENHORA CONVERSANDO COM O DETETIVE ADAM**




**Marco Antônio dos Santos**

0 comentários:

Postar um comentário