17 de setembro de 2008

DUBLADOR EM FOCO (12): LUIZ PINI


Luiz Pini foi um ator pioneiro da televisão. Veio do rádio, mas quando estreou em TV, o fez na TV Paulista. Esta foi ao ar em 1952. Funcionava inicialmente e por vários anos, num prédio de apartamentos, situada no encontro da Avenida Paulista , com a rua da Consolação, lugar muito conhecido da cidade de São Paulo.


Luiz Pini era um ator contratado da TV Paulista. Em verdade sua vocação maior era para a comédia, que ele fez inúmeras vezes, mas fez também participações em teleteatros e em filmes. Fez muitos "Teledramas", entre os quais;"Direto ao Coração".


Mas, Luiz Pini se salientou quando, Manoel da Nóbrega montou um cast de comediantes e lançou o programa;"A Praça da Alegria". Isso foi um sucesso, pois grandes nomes estavam ali, entre os quais: Walter Ribeiro dos Santos, Canarinho, Borges de Barros, Ronald Golias , Luiz Pini e outros. Esse grupo se manteve amigo e trabalhou junto por muitos anos. Luiz Pini passou também a diretor de elenco.


**A VOZ DO VILÃO "CHARADA", NA SÉRIE BATMAN **


Luiz Pini trabalhou também no estúdio de dublagem AIC, mas já havia realizado algumas dublagens ainda no estúdio Gravasom, desde 1960. Sua voz era muito sonora e esteve nesse trabalho por muitos anos.

 Participou de dezenas de filmes e séries de tv como convidado: Daniel Boone, Jonny Quest, A Feiticeira, Jeannie é um Gênio, Lancer, Viagem ao Fundo do Mar, etc. Não obteve muitos personagens fixos, há registros de apenas três: o vilão Charada nas duas primeiras temporadas de Batman, a 2ª voz do ator Peter Breck na série Big Valley e a dublagem do ator Mark Lenard na série E As Noivas Chegaram.

Participou da dublagem de diversos filmes e se destacou dublando o ator Gregory Peck, no filme premiado "O Sol é para Todos", uma extraordinária dublagem ! 



** A 3ª VOZ DE PETER BRECK NA SÉRIE BIG VALLEY, SUCESSO DA DÉCADA DE 1960 **


A partir da 5ª temporada de Missão Impossível, a série foi dublada pelo novo estúdio recém-inaugurado em São Paulo: Álamo. Luiz Pini assumiu a dublagem de Peter Graves na série, anteriormente realizada por Carlos Alberto Vaccari na AIC, tendo sido a 4ª temporada dublada pelo estúdio TV Cinesom / RJ.


** A 3ª VOZ DE PETER GRAVES NA SÉRIE MISSÃO IMPOSSÍVEL, JÁ PELO ESTÚDIO ÁLAMO **


Luiz Pini era protético de profissão . Tinha um belo consultório na Avenida Paulista, em São Paulo, onde trabalhou, depois que se afastou da televisão e da dublagem. Luiz Pini faleceu no dia 12 de junho de 2002.


**Aqui, um trecho do filme "O Sol é para Todos", no qual Luiz Pini dubla o ator Gregory Peck**
video


**Marco Antônio dos Santos**

0 comentários:

Postar um comentário